Consignado LOAS: como funciona e como solicitar
Consignado LOAS: como funciona e como solicitarData de publicação 22 de abril de 20257 minutos de leitura
Atualizado em: 23 de abril de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Negociar dívida pode ser o primeiro passo para retomar o controle da vida financeira e colocar as contas em dia. Por isso, é importante conhecer as ferramentas disponíveis para renegociar as dívidas, com descontos e novas condições de pagamento.
Conheça a seguir as melhores formas de negociar dívidas em atraso ou já negativadas.
Quando um boleto vence sem ser pago, esse compromisso se transforma em uma dívida atrasada, cujo valor cresce a cada dia devido à aplicação de juros e multa. Depois de algum tempo, se o pagamento não for feito, o atraso pode se converter também em negativação: o nome do consumidor é inscrito em uma lista de inadimplência, como a do Serasa.
Com o passar dos meses e o acúmulo de juros, em muitos casos o consumidor não consegue mais pagar o valor atualizado da conta, ainda que queira regularizar a situação com a empresa credora. Nesses momentos, é possível negociar a dívida com a empresa: solicitar desconto e novos prazos de pagamento.
Ainda que, na ponta do lápis, as empresas percam dinheiro, muitas estão abertas à negociação. Afinal, é uma forma de recuperar pelo menos parte do valor que não foi recebido. Dessa forma, a renegociação da dívida é positiva para ambas as partes envolvidas.
Leia também | Use a calculadora de juros de boletos da Serasa
As dívidas relativas a empréstimos, financiamentos, cartão de crédito ou cheque especial também pode ser negociadas – e há mais de uma ferramenta para isso. Confira:
Os bancos e financeiras têm canais próprios para negociação, e já preveem a possibilidade de facilitar o pagamento para quem quer quitar as dívidas. Vale lembrar que a pessoa endividada tem direito a contatar a instituição credora e solicitar a negociação, mas é a empresa que define os critérios e as novas condições de pagamento.
Se o cliente tiver dificuldade em renegociar, o Banco Central orienta entrar em contato com os canais de atendimento da instituição, como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou a ouvidoria do banco.
Esta ação costuma ocorrer periodicamente e é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e de bancos associados em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
Durante os mutirões, os bancos oferecem benefícios para que os clientes quitem as dívidas em condições melhores do que as existentes no contrato original. O participante pode negociar diretamente com as instituições ou pela plataforma Consumidor.gov.br.
Algumas plataformas, como a Serasa, são autorizadas a renegociar dívidas. Elas servem de ponte entre o consumidor e a empresa credora, facilitando a negociação e permitindo que uma pessoa possa quitar dívidas com várias empresas de uma só vez.
Além de dívidas com bancos e financeiras, as plataformas permitem negociar contas em atraso com lojas, operadoras de telefonia, planos de saúde e universidades, entre outros.
Existem diversas plataformas que oferecem o serviço de renegociação. A Serasa é a maior do país, com mais de 1.400 empresas parceiras e a possibilidade de negociar dívidas em até três minutos de forma online – sejam dívidas atrasadas ou negativadas.
Pelo Serasa Limpa Nome, é possível acessar ofertas e formas facilitadas de pagamento. Em épocas de Feirão do Serasa Limpa Nome, algumas dívidas chegam a ter 99% de desconto do valor total.
Leia também | Manual do Endividado da Serasa: direitos e deveres
Ao solicitar empréstimo, financiamento ou cartão de crédito, é normal que as empresas consultem seu CPF. Caso tenha alguma restrição, como uma dívida, fica mais difícil ter o pedido de crédito aprovado.
Por outro lado, após a negociação e o pagamento de dívidas, aumentam as chances de a solicitação ser aprovada. Com acesso ao crédito é mais fácil tirar os projetos do papel.
É possível começar com um planejamento para conseguir realizar a negociação de dívidas na sequência. Confira dicas para tornar a negociação futura mais fácil:
Faça uma lista das dívidas
Mapeie tudo o que falta pagar, como cartões de crédito, empréstimo, financiamento, cheque especial, carnês e boletos.
Crie uma tabela financeira
Faça uma tabela com seu orçamento mensal. Se precisar, use a tabela financeira da Serasa para ajudar.
Elabore uma lista de cortes
Com a tabela, será mais fácil identificar os cortes de gastos que podem ser feitos no orçamento.
Gere renda extra
Liste ideias para gerar renda extra. Outra opção é vender objetos e utensílios que não são mais necessários.
Acesse o site ou o aplicativo da Serasa. Ao fazer um cadastro gratuito, é possível checar se você tem dívidas atrasadas ou negativadas. Vale lembrar que o site da Serasa não mostra as pendências de dívida ativa, aquelas que um contribuinte tem com o governo (decorrentes de impostos e multas em atraso, por exemplo).
Empresas como a Serasa oferecem serviços para renegociar e quitar dívidas com até grandes descontos. Além disso, bancos, financeiras, lojas e operadoras de serviço oferecem soluções próprias para renegociar dívidas diretamente.
É possível conseguir descontos de até 99% ao negociar durante um Feirão do Serasa Limpa Nome – período de mutirão em que as ofertas são ainda maiores. Para saber a programação dos próximos feirões, acompanhe a divulgação da Serasa nas redes sociais, como Instagram (@serasa), YouTube (@serasa) e X/Twitter (@tonaserasa).
Ao fazer a negociação no Serasa Limpa Nome, é possível juntar todas as pendências em uma só – isso se chama consolidação de dívidas. Dessa forma, todos os pagamentos de acordos são unificados, gerando um boleto único, o que facilita a organização.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 22 de abril de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 22 de abril de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 17 de abril de 20254 minutos de leitura