O que acontece se não pagar o financiamento da moto?
O que acontece se não pagar o financiamento da moto?Data de publicação 27 de março de 202512 minutos de leitura
Publicado em: 24 de março de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Estar com o nome sujo impõe diversas restrições à vida do consumidor. Em alguns casos, pode ainda trazer uma preocupação extra: ser um empecilho para arrumar trabalho. Embora não seja um impeditivo para a contratação, o nome sujo pode afetar a busca por emprego.
Mas será que isso pode mesmo acontecer? Entenda aqui.
Estar com o nome sujo significa que a pessoa foi inscrita em birôs de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC, em razão de dívidas vencidas. Isso serve de alerta para bancos, lojas e comércio em geral, que consultam as informações disponibilizadas por esses órgãos antes de conceder crédito ou autorizar vendas parceladas.
Assim, com base nessas informações, eles podem restringir o acesso a empréstimos e financiamentos ou, então, impor condições menos favoráveis.
A negativação, no entanto, não ocorre de forma automática. Ela depende da iniciativa da empresa credora em registrar a dívida nos órgãos de proteção ao crédito. O devedor também não é surpreendido com essa inscrição. Antes que o seu nome seja oficialmente incluído na lista de inadimplentes, ele é notificado da situação e recebe um aviso dos riscos de restrição caso não regularize a pendência.
Portanto, a negativação só é confirmada se a pessoa não quitar ou negociar a dívida após esse aviso.
Leia também | Nome negativado indevidamente: saiba o que deve ser feito
Estar com o nome sujo não deveria ser motivo para recusar a contratação de uma pessoa que concorre a uma vaga de emprego. A própria legislação brasileira proíbe esse tipo de discriminação.
Tanto a CLT, como a Constituição Federal, principal lei brasileira, garantem que todos os cidadãos brasileiros devem ter os mesmos direitos e oportunidades de emprego, independentemente de sua situação financeira. Qualquer conduta diferente dessa é, portanto, considerada ilegal e discriminatória.
As empresas podem até consultar dados sobre a sua vida financeira nos birôs de crédito, mas não seria adequado usar isso para rejeitar o candidato.
Isso porque negar emprego para alguém que esteja com o nome sujo somente aumentaria a dificuldade financeira pela qual ela está passando, fazendo com que a pessoa entre em um looping de complicações: sem renda para limpar o nome, sem nome para obter renda. É algo até contraditório. Porque é por meio do trabalho que a pessoa consegue manter sua vida financeira organizada. E se ela estiver em situação de endividamento, precisa se recolocar no mercado de trabalho para conseguir arcar com as pendências.
Apesar disso, usar a inadimplência como critério de contratação ainda é uma prática que faz parte da cultura de recrutamento de muitas empresas.
Apesar de a lei impedir a discriminação entre as pessoas, infelizmente, o candidato negativado ainda pode ser barrado em processo seletivo e algumas circunstâncias podem justificar o uso desse critério na contratação. E isso acontece especialmente em razão de alguns cargos específicos.
Um exemplo são as vagas para trabalhar com as finanças da empresa ou com gestão de grandes quantias de dinheiro, que exigem alto grau de confiança. Neste caso, a inadimplência pode ser vista como um fator de risco por demonstrar a incapacidade da pessoa em cumprir esse papel.
Além disso, os concursos públicos também podem exigir que o candidato tenha o nome limpo na hora de tomar posse. As vagas públicas não são regidas pela CLT, cada órgão tem as próprias regras e o critério deve constar no edital.
Embora não possa interferir na busca por emprego, ter o nome negativado pode trazer outras consequências graves para o consumidor.
Além disso, a inadimplência ainda pode afetar o bem-estar emocional da pessoa. E isso se manifesta especialmente em altos níveis de estresse e ansiedade, o que inevitavelmente impacta no rendimento, no desempenho no trabalho e na capacidade de concentração.
Quem está com o nome sujo e deseja regularizar sua situação financeira, algumas mudanças práticas podem ajudar nesse processo.
O Serasa Limpa Nome pode ajudar na jornada de negociação das dívidas para que seja possível retomar o controle sobre o orçamento pessoal.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 27 de março de 202512 minutos de leitura
Data de publicação 27 de março de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 24 de março de 202513 minutos de leitura