Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?
Como pagar vários boletos de uma vez? É possível?Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Uma cobrança indevida pode gerar preocupação, estresse e prejuízos financeiros ao consumidor, além de consequências legais para a empresa responsável pelo erro.
Saiba neste artigo como identificar e o que fazer caso note uma cobrança indevida.
Cobrança indevida pode ser uma fatura de um produto não comprado ou serviço não contratado. Também pode ser uma nota quitada anteriormente, mas que a empresa insiste em receber. Assim, a cobrança indevida acontece devido a um erro, que pode ser no sistema de pagamentos da empresa ou até mesmo falha humana.
cobrar por uma dívida já paga;
qualquer cobrança, serviço extra ou seguro não previsto em contrato;
notas de produtos que o consumidor não comprou;
golpes e fraudes em contratos, cartões de crédito e contas bancárias;
cartões clonados;
tarifas cobradas de forma indevida.
Em primeiro lugar, resolver o problema evita uma negativação da dívida. Isso acontece porque a empresa pode seguir o protocolo e negativar o CPF caso a pessoa não se manifeste em relação à cobrança não paga.
Isso poderá levar a restrições do CPF, o que dificulta a aprovação de crédito. Além disso, dependendo do valor da cobrança pode prejudicar a vida financeira quando ela é paga. A pessoa fica impossibilitada de usar o dinheiro para pagar outras despesas legítimas.
Leia mais: Cheque sem fundo: o que pode acontecer?
Mesmo que a cobrança indevida seja pequena, é importante resolver a situação. Primeiro é importante identificar a cobrança. Sempre fique atento às faturas dos cartões de crédito, extratos bancários, cheques emitidos, contas que constam em débito automático. Além disso, é possível consultar o CPF de forma gratuita no site ou aplicativo da Serasa.
Primeiramente, é importante procurar a empresa que está fazendo a cobrança indevida. A melhor forma de resolver isso é na origem. Na grande maioria dos casos, ao identificar que de fato houve uma cobrança indevida, a empresa se apressará em cancelar a cobrança, realizar o estorno ou o ressarcimento.
Se a empresa negar que se trata de cobrança indevida, procure comprovantes que ajudam a demonstrar que ela está incorreta: um recibo, comprovante de pagamento, fatura, extrato bancário, contratos, documentos que mostrem a contratação do serviço, pedido de cancelamento, a negociação de um acordo, ausência de solicitação daquele serviço, entre outros.
Caso a cobrança indevida tenha sido paga, guarde os comprovantes desse pagamento. Tudo isso são provas importantes para pedir o ressarcimento. Em casos não resolvidos, é possível procurar o Procon mais próximo e relatar a situação.
Leia também: Como consultar o seu CPF na Serasa.
Mesmo que a cobrança indevida seja pequena, é importante resolver a situação. Primeiro é importante identificar a cobrança. Sempre fique atento às faturas dos cartões de crédito, extratos bancários, cheques emitidos, contas que constam em débito automático. Além disso, é possível consultar o CPF de forma gratuita no site ou aplicativo da Serasa.
Primeiramente, é importante procurar a empresa que está fazendo a cobrança indevida. A melhor forma de resolver isso é na origem. Na grande maioria dos casos, ao identificar que de fato houve uma cobrança indevida, a empresa se apressará em cancelar a cobrança, realizar o estorno ou o ressarcimento.
Se a empresa negar que se trata de cobrança indevida, procure comprovantes que ajudam a demonstrar que ela está incorreta: um recibo, comprovante de pagamento, fatura, extrato bancário, contratos, documentos que mostrem a contratação do serviço, pedido de cancelamento, a negociação de um acordo, ausência de solicitação daquele serviço, entre outros.
Caso a cobrança indevida tenha sido paga, guarde os comprovantes desse pagamento. Tudo isso são provas importantes para pedir o ressarcimento. Em casos não resolvidos, é possível procurar o Procon mais próximo e relatar a situação.
Se a intermediação do Procon não for suficiente, uma opção é ingressar com uma ação judicial. Nesse caso, se o juiz for convencido de que houve mesmo uma cobrança indevida, a empresa terá de reembolsar o consumidor com o valor atualizado em juros e multa - em algumas situações precisará pagar o valor dobrado.
Leia também: Como consultar o seu CPF na Serasa.
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura
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