Como participar do Feirão Limpa Nome: Guia Completo
Como participar do Feirão Limpa Nome: Guia CompletoData de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 25 de março de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O site do Serasa Limpa Nome é confiável? Essa é uma pergunta comum e natural entre os consumidores que estão com dívidas em atraso e buscam alternativas para resolver essas pendências.
Afinal, quando se trata de serviços que envolvem pagamento e compartilhamento de dados sobre a vida financeira, é preciso estar cada vez mais alerta. Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que 4 a cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraude financeira. Em muitos casos, a fraude também é sinônimo de prejuízo.
Porém, em meio à insegurança digital que sites falsos trazem, a plataforma do Serasa Limpa Nome é sim totalmente confiável. A negociação pode ser acessada por site, aplicativo, WhatsApp oficial e até presencialmente nas agências dos Correios pelo país.
Entenda o que faz do Serasa Limpa Nome um site seguro e confira alguns cuidados importantes ao fazer transações financeiras na internet para não cair em golpes.
Sim! Afinal, a Serasa adota padrões de segurança internacionais na plataforma online. O site da Serasa conta com uma série de mecanismos para preservar a segurança das informações dos usuários. Uma dessas medidas é o certificado SSL (Secure Sockets Layer), que protege a transmissão dos dados por meio de criptografia.
Além disso, o pagamento das dívidas é feito sempre por boletos ou chaves Pix emitidos no ambiente da plataforma. A Serasa não envia faturas por e-mail nem faz contato por redes sociais como Instagram ou Facebook.
Leia também | O Serasa Limpa Nome é seguro?
Para conferir se um site é confiável e seguro, verifique estes itens:
Cibercriminosos costumam criar sites falsos que são muito parecidos com os originais, para enganar os usuários e obter informações confidenciais. Por isso, o primeiro passo para identificar se um site é seguro é examinar todos os elementos dele. Assim, é possível confirmar se realmente está na página oficial da empresa.
Comece pelo domínio, também conhecido como URL ou endereço eletrônico. Observe os detalhes: veja se o nome da empresa está escrito corretamente e confira a extensão do site. O domínio oficial do Serasa Limpa Nome é https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/.
Um exemplo: no caso de golpe, um site chamado “empresa.com.br” pode ser clonado e utilizar a URL “empreza.com.br”, “empresas.com.br”, “empresa.com” (sem a extensão “br”) e assim por diante.
O certificado SSL é usado para proteger os dados transmitidos do navegador para o servidor do site. Isso quer dizer que as informações serão criptografadas antes de serem enviadas ao servidor, impedindo que terceiros possam acessá-las. Portanto, se um site conta com esse mecanismo, há grandes chances de se tratar de uma página segura.
Para identificar se um site possui o certificado SSL, clique na barra de endereço do navegador, como se fosse digitar o endereço de um site. Em seguida, veja se a URL do site que você está navegando começa com “HTTPS” em vez de “HTTP”. O HTTPS indica que o site é seguro e tem um certificado SSL.
Ao visitar um site pela primeira vez, antes de clicar em links, fornecer qualquer tipo de informação ou fazer compras, procure sinais que indiquem se tratar de uma página verdadeira.
Confira, por exemplo, se o site mostra canais de atendimento reais, como telefone, e-mail, endereço etc. Para reforçar a segurança, faça uma pesquisa rápida sobre a reputação da página e veja se há pessoas que tiveram problemas ao acessá-lo.
A maioria das empresas de segurança digital desenvolve sistemas que mostram ao usuário quando um site é seguro, como antivírus. Em alguns casos, essas ferramentas impedem a navegação quando não há certificado de segurança no endereço – ou quando ele já expirou. Outras proteções permitem que o internauta avalie o site e decida se deseja ou não continuar navegando. Essas ferramentas geralmente são instaladas automaticamente com o antivírus, como plugins de navegador.
Leia também | O que fazer ao cair em um golpe na internet
Não. Além de facilitar a negociação de dívidas pelo Serasa Limpa Nome, ter um cadastro no ambiente virtual da Serasa permite acessar uma série de soluções financeiras gratuitas – tudo com a mesma segurança de dados.
Uma das vantagens é poder conferir com frequência a situação do seu CPF – o que permite identificar alguma tentativa de fraude no seu nome. O app da Serasa também dá acesso a serviços como a consulta ao Serasa Score, empréstimos no Serasa Crédito e a Carteira Digital Serasa.
Leia também | Quais as vantagens de usar uma carteira digital
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do país, que faz a mediação entre o consumidor e as empresas com as quais ele tem alguma pendência financeira. São centenas de empresas parceiras da plataforma.
O acesso é gratuito e a plataforma oferece descontos, condições especiais e pagamento no Pix ou no boleto, com opções de parcelamento. Em alguns casos, dá para conseguir até 90% de desconto do valor total da dívida.
Leia também | O que é e como funciona a Serasa
Para limpar o nome com a Serasa, o serviço é gratuito e pode ser feito em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo, WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Data de publicação 18 de novembro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 13 de novembro de 202410 minutos de leitura