Aplicativo Feirão Limpa Nome: como usar
Aplicativo Feirão Limpa Nome: como usarData de publicação 13 de novembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 12 de novembro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Criado em novembro de 2020, o Pix revolucionou a maneira como os brasileiros transferem dinheiro e fazem pagamentos Segundo dados do Banco Central, o Pix tem mais de 168 milhões de usuários registrados, sendo 153 milhões de pessoas físicas e 15 milhões de empresas. As transações via Pix já ultrapassam R$2,4 trilhões.
Inicialmente criado como alternativa instantânea ao TED e DOC, o sistema expandiu suas funcionalidades. Uma dessas novidades é o Pix parcelado, que combina a praticidade das transferências instantâneas com a flexibilidade do pagamento a prazo.
O Pix parcelado é uma opção que permite ao consumidor dividir o valor de uma transferência ou compra em até 24 parcelas, dependendo das condições oferecidas pelo banco. Porém, é importante desde já dizer que as instituições financeiras responsáveis pela transação cobram juros nessa operação. O Pix parcelado é diferente do parcelamento pelo cartão de crédito.
O valor da compra ou transferência é debitado imediata e integralmente na conta de quem receberá os valores. As parcelas são pagas mensalmente com acréscimo de juros. Para o cliente usar o Pix parcelado, o estabelecimento comercial precisa oferecer a opção de pagamento. Além disso, é preciso ter limite disponível no cartão de crédito para cobrir o valor total da compra.
O Pix parcelado segue a mesma lógica simples do Pix tradicional, apenas com a adição da escolha de parcelas. O valor não sai imediatamente da conta. Em vez disso, aparece como compra parcelada na fatura do cartão ou extrato bancário.
As parcelas mensais começam a ser cobradas a partir do próximo vencimento, seguindo as regras de cada instituição financeira. Para quem recebe, nada muda: o dinheiro é transferido instantaneamente e na íntegra, sem indicação se foi um Pix tradicional ou parcelado.
O serviço está disponível para qualquer pessoa que possua cartão de crédito com limite disponível.
A funcionalidade Pix parcelado já é oferecida por instituições tradicionais como Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil. Bancos digitais como o Nubank também oferecem o serviço.
Na dúvida, procure no aplicativo do seu banco ou contate a instituição financeira para verificar a possibilidade de fazer um Pix parcelado.
O Pix parcelado opera principalmente via cartão de crédito, mas algumas instituições financeiras oferecem a opção de débito em conta.
Se contratado como crédito pessoal, sem cartão, o serviço também inclui juros recorrentes que variam conforme a instituição e o prazo escolhido.
Sim. O Pix parcelado também funciona para transferências à própria conta, permitindo transformar o limite do cartão de crédito em dinheiro disponível.
O processo é simples: basta fazer um Pix parcelado para sua própria chave Pix, e o valor estará disponível imediatamente.
Flexibilidade financeira
O parcelamento de pagamentos e compras ajuda na organização do orçamento mensal, distribuindo grandes valores em parcelas mais acessíveis.
Nova opção de crédito
Representa uma alternativa ao cartão de crédito, especialmente útil quando o limite está comprometido ou para quem prefere outras formas de parcelamento.
Transferência instantânea
Mantém a agilidade característica do Pix tradicional: em segundos, o dinheiro chega ao destinatário, mesmo com o pagamento parcelado.
Crédito simplificado
O processo de liberação de crédito costuma ser mais simples e rápido que outras modalidades, com menos exigências burocráticas.
Disponibilidade integral
Funciona todos os dias, 24 horas por dia, permitindo transações a qualquer momento, como todo o sistema Pix.
A resposta para essa pergunta depende do valor da dívida, do número de parcelas e do valor dos juros cobrados pela instituição financeira. Antes de optar pelo Pix parcelado para pagar dívidas, é importante fazer uma análise financeira para entender se essa opção é viável.
Se a dívida for muito alta e os juros cobrados forem elevados, pode ser que o Pix parcelado não seja a melhor alternativa. Nesse caso, é recomendável buscar outras opções de pagamento, como negociações de parcelamento diretamente com o credor ou pelo Serasa Limpa Nome, serviço de negociação de dívidas.
Por outro lado, se a dívida for relativamente baixa e os juros cobrados forem menores que de outras opções de parcelamento disponíveis, o Pix parcelado pode ser uma boa alternativa. A facilidade e a agilidade do pagamento pelo Pix podem ser atrativos para quem precisa quitar uma dívida rapidamente.
Antes de optar pelo Pix parcelado, é importante planejar os pagamentos seguintes. Leia com atenção as condições de parcelamento oferecidas, verifique o valor dos juros cobrados, o número de parcelas disponíveis e a data de vencimento de cada parcela.
Verifique se as parcelas do Pix parcelado cabem no planejamento financeiro mensal. É importante lembrar que as parcelas serão cobradas no cartão de crédito, então é preciso pensar se terá condições financeiras para cobrir o valor.
Escolha um banco que oferece o Pix parcelado.
Abra o aplicativo.
Selecione a opção “Pix”.
Clique em transferência e escolha a chave Pix de destino.
Digite o valor do pagamento.
Informe a chave Pix.
Selecione o item para escolher como transferir.
Opte pelo cartão de crédito e informe os dados.
Escolha o número de parcelas de acordo com o limite de crédito.
Confirme os dados da transferência e finalize o Pix.
Portanto, ao optar pelo Pix parcelado é preciso debitar do limite não apenas o valor da compra ou transferência, mas o total da operação (incluindo juros e Imposto sobre Operações Financeiras – IOF).
Quem escolhe o Pix parcelado pode acompanhar as parcelas na própria fatura do cartão de crédito ou no resumo das faturas. Para acessar o resumo é fácil. Geralmente é só abrir o aplicativo do banco, clicar em “cartão de crédito”, “faturas” e conferir o mês da fatura que deseja consultar.
Conte com a ajuda da Serasa para renegociar suas dívidas.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 13 de novembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 8 de novembro de 20247 minutos de leitura
Data de publicação 8 de novembro de 20248 minutos de leitura