Mercado Pago: o que é e como utilizar a fintech
Mercado Pago: o que é e como utilizar a fintechData de publicação 31 de janeiro de 20258 minutos de leitura
Publicado em: 15 de janeiro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
Ainda posso pedir perdão de dívida FIES? Se essa é a sua dúvida, é importante estar alerta ao prazo: o governo prorrogou o período de renegociação até dia 31 de dezembro de 2024.
Também chamado de Desenrola FIES, o programa de renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) começou em novembro de 2023 e inicialmente estava programado para terminar em maio de 2024. O prazo para adesão foi prorrogado duas vezes, e as negociações seguem abertas até o fim do ano.
A dívida do FIES é referente ao compromisso financeiro que estudantes do Ensino Superior fazem junto ao governo federal. O financiamento auxilia o pagamento das prestações de um curso em uma instituição privada, e o estudante precisa devolver o dinheiro em parcelas depois de se formar.
Entretanto, muitas pessoas não conseguem manter o pagamento e ficam inadimplentes. É para solucionar estes casos que os programas de renegociação são criados: o governo oferece condições especiais para quitar os débitos, e parte da dívida é perdoada.
Entre novembro de 2023 e agosto de 2024, o Desenrola FIES renegociou mais de 351 mil contratos, o que devolveu R$677 milhões aos cofres públicos.
Até o dia 31 de dezembro de 2024 ainda é possível pedir o perdão de dívida do FIES, mas nem todo mundo tem direito. Para aderir ao programa, é preciso preencher alguns critérios.
Também é importante saber que o perdão da dívida do FIES diz respeito somente a uma parte do débito, e o desconto aplicado varia conforme as condições de contrato. Apenas em alguns casos está previsto o perdão quase completo da dívida, com desconto de 99% do valor total.
A porcentagem do desconto oferecido sobre a dívida vai depender das condições de pagamento e também do tempo de atraso das parcelas. Confira:
O pedido de renegociação pode ser feito diretamente com o banco responsável pelo financiamento (os principais são Caixa e Banco do Brasil).
Quem optar pelo refinanciamento da dívida em até 150 parcelas precisa comparecer a uma agência física, acompanhado de um fiador. Nos demais casos, é possível fazer toda a renegociação pela internet. Acompanhe o passo a passo:
Em alguns casos, compensa solicitar um empréstimo para quitar a dívida do FIES à vista e com desconto. Dessa forma, pode-se trocar uma dívida cara por outra mais barata. Para saber se vale a pena, é preciso sempre comparar o custo efetivo total (CET) das operações.
No Serasa Crédito você simula e compara ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com seu perfil financeiro. É tudo online e gratuito, nos canais oficiais da Serasa. Se houver ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos.
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Data de publicação 31 de janeiro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 31 de janeiro de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 31 de janeiro de 20259 minutos de leitura