Última edição do Feirão Serasa 2024: Comece 2025 com o nome li...
Última edição do Feirão Serasa 2024: Comece 2025 com o nome limpo!Data de publicação 28 de outubro de 20249 minutos de leitura
Atualizado em: 16 de outubro de 2023
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Qual o prazo para o nome ficar sem restrições após negociar uma dívida e efetivar o pagamento? E quanto tempo leva para os credores inscreverem uma dívida nos cadastros de inadimplentes?
Entenda como funcionam esses prazos e o que é necessário para o nome do consumidor entrar e sair de um cadastro de inadimplentes.
Após a efetivação do pagamento de uma dívida, a regra é clara: a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar a dívida do banco de dados dos birôs de crédito. Esse prazo é estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo quando a renegociação de dívida é parcelada, a negativação deixa de existir quando a primeira parcela é paga.
Se o consumidor observar que o nome continua negativado mesmo depois de 5 dias do pagamento da dívida, deverá entrar em contato com o credor e pedir a retirada. Caso esse pedido não seja atendido, o consumidor pode acionar o Procon ou até procurar um advogado.
Leia também | Como negociar dívidas online de forma rápida e segura?
Sim, esse é o tempo em que uma dívida “caduca” para os órgãos de proteção de crédito, ou seja, a dívida só poderá ficar negativada nessas instituições por no máximo cinco anos. Mas atenção: a dívida continuará existindo e o credor ainda terá o direito de cobrá-la extrajudicialmente.
O termo “caducar” é usado para expressar o momento em que uma dívida deixa de constar nos cadastros de inadimplentes mesmo sem ter sido quitada. Para que isso aconteça, ela precisa estar ativa há pelo menos cinco anos.
Após esse prazo, o nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito (se não houver outras dívidas negativadas no mesmo CPF). Entretanto, esperar a dívida caducar para ter o “nome limpo” não é a melhor atitude. A negativação traz consequências como dificuldade para conseguir empréstimos, abrir contas, ter acesso a cheque especial e cartões de crédito.
Leia também | Como saber se estou com o “nome sujo”?
Ter o “nome sujo” significa que ter sido negativado por falta de pagamento de uma dívida. A expressão “nome sujo na praça” origina-se de um hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes.
Há muito tempo o termo "nome sujo” ganhou popularidade entre os brasileiros e até hoje é utilizado para se referir a pessoas negativadas e com o CPF em birôs de crédito, como a Serasa. Ainda que esteja presente em nossa cultura, a expressão não é a mais adequada. O correto é dizer que, ao ter uma "dívida negativada", o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes.
O nome de um consumidor não aparecerá no cadastro de inadimplentes no dia seguinte a um atraso, porque isso não ocorre automaticamente. O credor até pode solicitar a negativação logo depois, mas existem etapas anteriores. Como esse processo começa a partir da iniciativa do credor, não é possível determinar com precisão em quanto tempo o CPF será negativado depois do vencimento de uma dívida, mas é preciso notificar o devedor sobre a possível negativação.
Quando uma pessoa está prestes a ter o CPF negativado por uma ou mais dívidas em aberto, ela recebe um comunicado escrito por correio, e-mail ou SMS. A partir do envio da mensagem, o cliente ainda tem 10 dias para regularizar a dívida com a empresa credora e evitar a negativação.
Esse processo é o mesmo para qualquer tipo de credor, seja uma loja, seja uma instituição financeira. Portanto, a resposta para a pergunta “quanto tempo demora para ser negativado?” não tem uma resposta única: depende de quando o credor der início ao processo junto aos birôs de crédito. Aliás, a própria negativação é escolha do credor da dívida, ou seja, ele pode ou não fazê-la.
Leia também | Como funciona a negativação de devedores
A negativação pode afetar de diversas maneiras a busca por crédito, já que o CPF dos consumidores geralmente é consultado por operadoras e instituições financeiras antes de fechar negócios.
Com a restrição no nome, fica mais difícil ter acesso a empréstimos, financiamentos, crediário, crédito pessoal e até a serviços como aluguel e pacote de internet. É possível consultar gratuitamente a situação de seu CPF acessando o site ou aplicativo da Serasa (iOS e Android).
Para quem tem dívidas e decidiu cuidar da saúde financeira, a melhor opção é renegociar as pendências. Para isso, é preciso entender seu momento financeiro e se é possível, considerando seus ganhos e despesas, pagar a dívida sem se endividar novamente. Para isso, é preciso:
Já sabe quanto pode pagar? O próximo passo é entrar em contato com a empresa credora e negociar condições de quitação que estejam dentro do orçamento.
No Serasa Limpa Nome é possível encontrar ofertas com até 90% de desconto para quitar os débitos. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas 3 minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.
Siga o passo a passo:
Data de publicação 28 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 23 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 21 de outubro de 202411 minutos de leitura