Restituição do IR: o que fazer com o dinheiro extra
Não sabe o que fazer com o dinheiro da restituição do IR? Confira dicas para tomar a melhor decisão!
Publicado em: 20 de abril de 2023
Autora: Sara Moreira
Está chegando o dia do pagamento da restituição do IR 2023. De maio a setembro, os contribuintes que declararam o imposto em 2022 e pagaram uma quantia maior que a devida têm direito a essa devolução.
Com o dinheiro disponível na conta bancária, o que fazer com ele? Ideias não faltam, e neste artigo vamos ajudar você a refletir para tomar a melhor decisão.
Confira!
Quais as datas de pagamento da Restituição do IR 2023?
A Receita Federal dividiu o pagamento da restituição do IR em 5 lotes. Os pagamentos se iniciam no dia 31 de maio e vão até 29 de setembro de 2023.
Lote | Data de pagamento |
---|---|
1º lote | 31 de maio |
2º lote | 30 de junho |
3º lote | 31 de julho |
4º lote | 31 de agosto |
5º lote | 29 de setembro |
Lembramos que a Receita Federal não divulga em qual lote o contribuinte receberá a restituição. Será preciso fazer a consulta, conforme explicaremos aqui.
Assista | Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2023
Como receber a restituição do IR 2023?
A restituição do Imposto de Renda é depositada diretamente na conta bancária do contribuinte. O pagamento também pode ser feito via Pix, caso tenha sido essa a escolha.
No entanto, como explicamos, não é possível saber exatamente em qual das datas o valor será depositado. Por isso, é necessário realizar a consulta da restituição do IR em todas as datas do calendário, até que o pagamento seja feito.
Leia também | Afinal, o que é o Imposto de Renda e para que serve?
Como consultar a restituição do IR
A consulta da restituição do IR pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal ou pelo site oficial do órgão.
Pelo aplicativo "Pessoa Física" da Receita Federal:
- 1 – Baixe o aplicativo no Android ou iOS.
- 2 – Faça o login.
- 3 – Selecione "Consulta restituição".
- 4 – Preencha o seu CPF e acesse a lupa ao lado do ano correspondente.
Pelo site da Receita Federal:
- 1 – Entre no site www.gov.br/receitafederal/pt-br
- 2 – Clique em "Imposto de Renda".
- 3 – Logo abaixo da lista de Serviços, selecione a opção "Consultar a restituição".
- 4 – Clique no botão "Iniciar".
- 5 – Preencha o seu CPF, a data de nascimento, o ano do exercício e vá em "Consultar".
Leia também | Como declarar herança no Imposto de Renda
O que fazer se não receber a restituição do IR?
Caso a restituição do IR não tenha caído na conta até a data do último pagamento (no caso, 29 de setembro de 2023), é necessário seguir alguns passos.
Ao consultar o extrato e não ter nenhum valor, será preciso entregar uma declaração retificadora; isto é, uma nova declaração, corrigindo a anterior.
Caso consulte no site ou app e apareça na restituição a mensagem "Disponível para reagendamento", será preciso entrar em contato com o Banco do Brasil – o banco oficial responsável pelo pagamento.
Os contatos do Banco do Brasil são:
- • pelo site oficial do BB;
- • pela Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
O que fazer com o dinheiro recebido da restituição do IR 2023?
Como receber a restituição do imposto de renda pode ser uma ótima oportunidade para melhorar as finanças pessoais, confira algumas sugestões:
Crie uma reserva de emergência
Caso ainda não tenha uma reserva de emergência, use parte do dinheiro da restituição para criar uma. Isso pode ajudar a cobrir gastos inesperados e evitar o acúmulo de dívidas.
Negocie dívidas
Caso tenha dívidas em atraso, aproveite o dinheiro da restituição para quitá-las ou negociá-las. Isso pode ajudar a reduzir juros e multas e melhorar sua saúde financeira.
Invista o dinheiro da restituição
Considere investir o dinheiro da restituição em opções de investimento de acordo com seu perfil de investidor.
Tire um plano do papel
Caso tenha um plano, sonho ou objetivo financeiro adiado por falta de dinheiro, a restituição pode ser a oportunidade de tirá-lo do papel. Isso pode incluir a compra de um bem durável, a realização de uma viagem ou um curso que pode alavancar sua carreira.
Realize manutenções na casa ou no carro
Outra dica é usar parte do dinheiro para realizar manutenções em casa ou no carro. Isso pode ajudar a evitar gastos maiores no futuro e a tirar dinheiro da reserva de emergência.
Serasa Limpa Nome: negocie suas dívidas com até 90% de desconto
Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% de desconto para negociar dívidas. O processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.
Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:
1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso
O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.
2. Selecione os acordos disponíveis
As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
3. Pague o boleto
Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.