Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Saiba Como Manter O Nome Limpo

8 dicas de como limpar o nome e sair das dívidas

Saiba como limpar o nome de forma rápida e eficiente

Atualizado em: 14 de outubro de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Aplicativo serasa na tela do celular na mão de uma pessoa.

A inadimplência traz dor de cabeça e uma série de empecilhos ao devedor. Mas reverter essa situação não precisa ser algo tão penoso. Com a adoção das estratégias certas, é possível entender como limpar o nome e sair das dívidas sem fazer mudanças significativas na rotina.

Confira 8 dicas para fazer isso e recuperar o equilíbrio das finanças.

Assista | Como manter o orçamento saudável

O que significa estar com o nome sujo

Quando uma pessoa começa a atrasar contas ou deixa de pagar uma dívida, algumas consequências começam a aparecer. A principal delas é a negativação do CPF, que acontece quando o documento é registrado em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, que armazenam informações relativas ao histórico de crédito dos brasileiros. É o popular ficar com o nome sujo.

  • O CPF negativado traz inúmeras restrições para a vida do devedor, chegando, até mesmo, a impedir a realização de alguns sonhos e metas, como a compra da casa própria. Na prática, a pessoa fica impedida de, por exemplo:
  •  
  • ● obter empréstimos e financiamentos imobiliários;
  • ● contratar crediário;
  • ● emitir novos cartões de crédito;
  • ● não assumir cargos públicos, caso seja aprovado em concurso;
  • ● emitir passaporte.

 

Essas restrições impactam diretamente no poder de compra de uma pessoa, que se vê obrigada a fazer o pagamento de suas obrigações à vista. Além disso, estar com o nome sujo também pode afetar a sua qualidade de vida em razão de todo o estresse e ansiedade que decorrem dessa situação e da pressão financeira que surge junto com ela.

Leia também | Como organizar as despesas e sair do endividamento

8 dicas de como limpar o nome rapidamente

Para voltar a ter o nome limpo só existe um jeito: pagar a dívida. E é possível sair delas com pequenas mudanças do dia a dia.

Confira 8 dicas de como limpar o nome.

Leia também | Como limpar o nome em seis etapas

  1. Mapeie suas dívidas

    Antes de qualquer coisa, é necessário saber quanto se está devendo. Parece óbvio, mas nem todo mundo sabe o tamanho das dívidas que possui. Por isso, o primeiro passo é fazer um levantamento de tudo que ficou para trás, incluindo valores, taxas de juros e prazos de pagamento.

    Nesse processo é importante consultar também os órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, para comparar as dívidas registradas lá com aquelas levantadas anteriormente. Afinal, pode acontecer de existir débitos mais antigos que o devedor nem se lembra mais.

     

  2. Faça as contas e se planeje

    Depois de conhecer o tamanho do rombo, é hora de buscar estratégias para fazer a regularização das contas caber dentro da renda da casa. O importante aqui é avaliar diferentes caminhos para saber até onde é possível ir numa eventual negociação com o credor. O ideal é fazer com que as parcelas não pesem no orçamento mensal, já que o foco é resolver o problema, não criar outro.

     

  3. Procure o credor

    Ciente das condições financeiras, é hora de entrar em contato com os credores para buscar uma negociação. Muitas vezes, eles estão abertos a pessoas interessadas em saber como limpar o nome e se mostram dispostos a fechar acordos, reduzindo juros ou flexibilizando os prazos de pagamento para tornar o valor das prestações mais acessíveis.

     

  4. Não aceite a primeira proposta e apresente outra

    Quando falar com o credor, questione tudo que for possível. Pergunte, por exemplo, sobre as condições oferecidas para pagamento parcelado e também à vista. Porém, não dê a resposta na hora ou com pressa.

    Antes de se comprometer com qualquer acordo, analise bem a proposta e verifique se ela cabe no orçamento. Então, faça uma contraproposta. Quando se trata de dívidas, é necessário insistir na negociação até chegar a um acordo bom para ambos. Afinal, depois de fechado, é fundamental cumprir com o combinado. Atrasar uma parcela ou deixar de pagar pode resultar em uma nova negativação, mas, desta vez, sem possibilidade de redução de juros e descontos.

     

  5. Busque pela negociação de dívidas online

    Se a proposta do credor não se mostrar viável e sustentável, o importante é não desanimar. Em vez disso, procure outras alternativas para resolver o problema. Uma delas é negociar a dívida com ajuda de plataformas online, como o Serasa Limpa Nome, uma das mais conhecidas do mercado.

    Na Serasa, por exemplo, é possível fechar acordos com diversos credores, como bancos e instituições de crédito. O processo é extremamente simples e com descontos bem atrativos que podem chegar a 99% de redução no valor da dívida.

     

  6. Aproveite os mutirões de negociação e feirões limpa nome

    Além das plataformas online, que são permanentes, outro caminho é ficar de olho nos mutirões de negociação de dívidas e feirões limpa nome. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) organiza, em parceria com os bancos, alguns mutirões ao longo do ano.

    O mesmo acontece com os birôs de crédito, que realizam feirões em todo o país com bastante frequência. A Serasa, por exemplo, está sempre lançando ações para facilitar a quitação de dívidas dos consumidores, como o famoso Feirão Limpa Nome. Nesses eventos, é possível conseguir descontos expressivos para pagar as pendências e também opções vantajosas de parcelamento.

    Além disso, outras iniciativas isoladas também surgem a todo o momento. É o caso do Desenrola Brasil, do Governo Federal, que, desde 2023, incentiva a redução do endividamento e a retomada do acesso ao crédito pelos brasileiros. O Desenrola Fies, um dos braços dessa iniciativa, permitiu que milhares de pessoas que financiaram as mensalidades do curso superior pudessem reduzir o valor ainda em aberto após a formatura.

     

  7. Não assuma novas dívidas

    Enquanto estiver em busca de como limpar o nome e durante todo o processo de reorganização das finanças, evite fazer novas dívidas ou exagerar nas compras por impulso. E mesmo que ela seja indispensável, procure primeiro verificar se a parcela cabe dentro das suas possibilidades financeiras. O ideal aqui é desenvolver o hábito de sempre avaliar se uma compra é realmente necessária.

     

  8. Tenha atenção aos gastos pequenos

    Não subestime o impacto do cafezinho de todo dia, do lanchinho fora de casa ou das pequenas comprinhas online. Tudo isso pode parecer inofensivo e quase imperceptível, mas são despesas que vão se acumulando e levar a um problemão no fim do mês - principalmente para quem está tentando organizar as contas e as finanças.

    Por isso, mais do que evitar novas dívidas, fuja também dos pequenos gastos.

Conte com o Serasa Limpa Nome para negociar dívidas

Não é preciso fazer mudanças significativas na vida para saber como limpar o nome. Basta adotar as estratégias certas - e contar com o Serasa para esse processo.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados