Trabalhar pela internet: 5 ideias para ter renda extra online
Trabalhar pela internet pode ser a solução para aumentar a renda, começar a investir e realizar sonhos. Confira 5 ideias fáceis para implementar!
Publicado em 20 de outubro de 2022
Já que o ambiente digital faz parte da rotina de muita gente, por que não aproveitar esse espaço para trabalhar pela internet e conseguir um dinheiro extra?
Com esse tipo de atividade, é possível ter um reforço de renda para pagar dívidas, investir, realizar sonhos e muito mais. Aliás, dependendo do quanto a pessoa ganha, pode até mesmo fazer uma transição de carreira, tornando-se a atividade principal.
Por isso, se você está pensando em entrar nesse universo digital para ter uma grana extra, separamos algumas ideias. Vamos lá!
Vantagens de trabalhar pela internet
Trabalhar pela internet tem seus desafios, mas também várias vantagens que precisam ser mencionadas para proporcionar uma motivação a mais. Podemos destacar:
● Flexibilidade de local: como o trabalho é feito no ambiente online, a pessoa tem a liberdade de levá-lo para onde quiser, desde que haja conexão de internet.
● Autonomia: dependendo do trabalho online, é possível escolher os horários e os dias, tornando a agenda adaptável à rotina.
● Baixo investimento e manutenção: também dependendo do tipo de trabalho pela internet, o investimento inicial e a manutenção costumam ser baixos.
● Renda extra: nos últimos anos, a internet tem sido uma das principais fontes de renda extra, justamente por conta de todas essas vantagens.
● Boa chance de crescimento: se o trabalho online permite um crescimento escalável no "modo automático", a pessoa pode faturar mais sem que precise aumentar o tempo de trabalho.
Sobre o "modo automático" que citamos, é o caso, por exemplo, de vender produtos digitais. As vendas podem ocorrer enquanto a pessoa está dormindo, já que existe toda uma estrutura digital automatizada nesse tipo de trabalho.
Assista
Como vender online
5 ideias para trabalhar pela internet
Se você pesquisar como trabalhar pela internet, encontrará muitas ideias interessantes – inclusive já trouxemos várias dicas aqui no blog.
Hoje, porém, vamos destacar algumas que podem ser iniciadas de forma simples, com flexibilidade de horários e sem grandes investimentos. Aliás, algumas das ideias podem ser colocadas em prática ao mesmo tempo:
1. Crie posts para redes sociais dos pequenos negócios da sua cidade
Para já começar juntando uma renda extra online, que tal oferecer serviço de criação de posts para as redes sociais das pequenas empresas da sua região?
Mesmo que você ainda não tenha todo o conhecimento necessário sobre marketing digital (que você pode adquirir até mesmo gratuitamente na internet), é possível começar oferecendo um pacote mensal de textos e layouts.
Então, faça o seguinte:
● Pesquise quais negócios da sua cidade têm redes sociais e como está a frequência das postagens.
● Pesquise os valores médios cobrados por agências para atender aos clientes da sua região.
● Marque uma reunião ou envie uma proposta para algumas dessas empresas. Tente fechar com três delas, para começar.
● Os layouts podem ser criados gratuitamente no Canva.
A ideia é começar com empreendedores que já têm perfil nas redes, pois isso indica que eles sabem a importância da presença digital, mas não têm tempo disponível para alimentar os perfis. Com o tempo, o serviço pode ser expandido para empreendedores que não têm nenhuma presença online.
Imperdível: Saiba como utilizar o método 50-30-20 para organizar as contas.
2. Venda produtos no Enjoei
O Enjoei é uma plataforma feita para que pessoas físicas possam desapegar de roupas, acessórios e outros produtos para revender na internet. Até móveis são vendidos por lá.
Então, vale a pena desapegar de itens que você não usa mais – aliás, até itens novos podem ser vendidos –, criando uma loja virtual.
O cadastro na plataforma é gratuito e é descontado um percentual em cada venda em troca do oferecimento de suporte, que pode incluir:
● chat com os clientes para tirar dúvidas;
● etiqueta dos Correios pronta para ser impressa a cada venda;
● seguro de envio dos produtos e possíveis devoluções;
● oferecimento de promoções exclusivas, aumentando as chances de vendas;
● liberdade de negociação dos preços com os clientes.
3. Crie um curso e venda na Udemy
A terceira dica de renda extra na internet é criar um curso online e disponibilizá-lo na plataforma Udemy.
Mas que tipo de curso? De algum conhecimento que você tenha – o que pode incluir, por exemplo:
● instrumento musical;
● culinária;
● maquiagem;
● corte e costura;
● marketing digital;
● pintura;
● design gráfico;
● finanças;
● fotografia;
● gestão de negócios.
Viu? São muitas possibilidades. A plataforma disponibiliza todo o suporte para incluir os vídeos do curso e você recebe a cada inscrição paga.
Uma boa vantagem é que você terá o trabalho de montar o curso apenas uma vez – depois ele ficará disponível para vendas (lembra do "modo automático" que citamos?).
Leia também: Precisa de renda extra? Conheça aplicativos para ganhar dinheiro
4. Crie landing pages para produtores digitais
Se você tem experiência com criação de sites, pode trabalhar pela internet oferecendo o serviço de criação de páginas de vendas (landing pages) para produtores digitais.
Uma landing page é uma página única que reúne todas as informações de um produto ou serviço que se quer vender.
Nela, além de todos os detalhes em textos, fotos e vídeos que atraem o interesse do público-alvo, é incluído um botão que direciona para a página de compra.
Por isso, ofereça seus serviços freelancer de criação de landing pages para agências de publicidade, influenciadores digitais e empresas em geral.
Você também pode montar um portfólio e disponibilizar os serviços em plataformas de freelancer, como a Workana.
5. Revenda do Certificado Digital Serasa
Você conhece o Clube do Revendedor da Serasa? Ele é outra forma de trabalhar com internet e fazer uma renda extra por meio da venda do Certificado Digital Serasa.
Certificado digital é um documento de identidade virtual de pessoas físicas e jurídicas, que tem validade jurídica e proporciona segurança em transações digitais.
Por exemplo: um contrato de trabalho freelancer enviado por e-mail pode ser assinado virtualmente por meio do certificado digital – comprovando que ele é válido.
Por isso, existe uma boa demanda de pessoas e empresas que precisam de certificado digital, mas não sabem como conseguir – e desconhecem que a própria Serasa oferece esse tipo de produto.
Os revendedores que se cadastram recebem um link próprio para divulgar o Certificado Digital Serasa e ganham comissão a cada venda.
Trabalhar pela internet pode ser a solução para aumentar a renda e proporcionar melhor qualidade de vida para você e sua família. Vale a pena tentar!
Ah, aproveite para entender o que significa ter (ou não ter) poder aquisitivo e sua importância no orçamento financeiro.
Precisa quitar dívidas com a sua renda extra? Conheça o Serasa Limpa Nome
Endividou-se e gostaria de negociar os débitos? O Serasa Limpa Nome traz ofertas de até 90% para negociar dívidas em até três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096).
Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:
1. Confira quais são suas dívidas negativadas e contas em atraso
O primeiro passo é criar seu usuário gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para que você consulte seu CPF para verificar quais são as dívidas ou contas em atraso.
2. Selecione os acordos disponíveis
As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na interface inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar sobre ele e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
3. Pague o boleto
Após realizar o pagamento do boleto, em alguns dias você receberá a confirmação da liquidação da dívida por e-mail e no ambiente da plataforma. Vale ainda lembrar que todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas.