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O que é o AdBlock, software para bloqueio de propaganda online

Saiba como funciona o AdBlock e conheça os prós e contras de instalar o software.

Publicado em: 31 de outubro de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Vlogger feminino gravando beleza e maquiagem vídeo em casa com câmera

Pop-ups, vídeos interrompidos, banners no meio do texto. Os formatos da publicidade em sites nem sempre oferecem a melhor experiência ao usuário. Em alguns momentos a forma como surgem os anúncios pode até comprometer a usabilidade e a estética do site. Por isso, muitos usuários perguntam o que é o AdBlock. Saiba mais sobre esse recurso neste artigo.

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O que é o AdBlock

O AdBlock é um tipo de software ou extensão de navegador projetado para bloquear ou filtrar anúncios exibidos em sites da internet. Essa ferramenta foi desenvolvida para bloquear propagandas intrusivas e indesejadas, capazes de prejudicar a experiência do usuário ao navegar na web.

Os bloqueadores de anúncios são projetados para remover ou ocultar automaticamente os anúncios de uma página da web, melhorando assim a velocidade de carregamento da página, reduzindo a distração visual e melhorando a privacidade do usuário.

Como funciona o AdBlock

Os bloqueadores de anúncios (também chamados de AdBlockers) funcionam detectando elementos da página da web capazes de se encaixar nos padrões típicos de anúncios, como banners, pop-ups, vídeos e outros formatos publicitários. Uma vez identificados, esses elementos podem ser removidos ou ocultados, permitindo ao usuário visualizar o conteúdo principal do site sem ser interrompido pelos anúncios. 

No entanto, os bloqueadores de anúncios também geram controvérsia, uma vez que muitos sites dependem da receita de anúncios para se sustentar. Com o aumento do uso de bloqueadores de anúncios, alguns sites começaram a adotar abordagens como pedir aos usuários para desativar o bloqueador de anúncios ou até mesmo bloquear o acesso ao conteúdo para quem está usando essas ferramentas.

Assim, há uma preocupação sobre o impacto dos bloqueadores de anúncios na indústria de mídia e publicidade online, já que a receita de anúncios é uma fonte importante de financiamento para muitos sites e plataformas online.

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Instalar bloqueadores como o AdBlock é seguro?

O uso de bloqueadores de anúncio como o AdBlock é considerado seguro para a maioria dos usuários. Bloquear anúncios indesejados em páginas da web, além de melhorar a experiência de navegação e, em alguns casos, aumentar a velocidade de carregamento das páginas, pode reduzir a exposição a publicidade potencialmente maliciosa ou enganosa presentes em alguns sites.

No entanto, há algumas considerações: é importante obter os bloqueadores de fontes confiáveis, como lojas de aplicativos oficiais, como Chrome Web Store ou Mozilla Add-Ons. Aqueles de fontes desconhecidas podem representar risco de malware ou extensões maliciosas. 

Alguns são configurados para bloquear apenas anúncios invasivos, enquanto permitem outros tipos de anúncios. Isso pode ajudar a apoiar criadores de conteúdo enquanto bloqueia anúncios irritantes. Como muitos sites dependem da receita de anúncios para se sustentar, considere desativar o AdBlocker em sites específicos.

No geral, o uso responsável de bloqueadores pode melhorar a experiência de navegação, reduzir a exposição a anúncios indesejados, mas é importante equilibrar isso com o desejo de apoiar criadores de conteúdo e plataformas online.

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Como instalar e desinstalar um AdBlocker

A instalação e a desinstalação podem variar dependendo do navegador em uso. A seguir confira as instruções gerais para instalar e desinstalar um AdBlocker em dois navegadores populares: Google Chrome e Mozilla Firefox.

Google Chrome

  1. Abra o Google Chrome.

  2. Na barra de pesquisa, digite o nome do AdBlocker, como "Adblock" ou "uBlock ".

  3. Na lista de resultados, clique no AdBlocker desejado.

  4. Clique no botão "Adicionar ao Chrome".

  5. Uma caixa de diálogo de confirmação será exibida. Clique em "Adicionar extensão".

Mozilla Firefox

  1. Abra o Mozilla Firefox.

  2. Clique no menu no canto superior direito (três linhas empilhadas) e selecione "Add-ons".

  3. Selecione Extensões e Temas

  4. Na barra de pesquisa, digite o nome do AdBlocker.

  5. Na lista de resultados, clique no AdBlocker desejado.

  6. Clique no botão "Add to Firefox".

  7. Uma caixa de diálogo de confirmação será exibida. Clique em "Add".

Desinstalando um Adblocker


Google Chrome

  1. Abra o Google Chrome.

  2. Clique no ícone de três pontos no canto superior direito para abrir o menu.

  3. Vá para "Mais ferramentas" e selecione "Extensões".

  4. Na página de extensões, encontre o AdBlocker.

  5. Clique no ícone da lixeira ao lado da extensão.

  6. Uma caixa de diálogo de confirmação será exibida. Clique em "Remover".

Mozilla Firefox

  1. Abra o Mozilla Firefox.

  2. Clique no menu no canto superior direito e selecione "Extensões".

  3. Encontre o AdBlocker.

  4. Clique no botão "Remove".

Monitore o seu CPF e navegue com mais segurança

Além de tomar cuidado com anúncios online maliciosos, é importante ter uma atitude preventiva em relação a dados pessoais na internet.

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

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