Aprenda como consultar CPF on-line e grátis!
Querendo saber como consultar CPF on-line e gratuitamente? A gente te explica! Confira o passo a passo completo no blog da Serasa.
Atualizado em: 06 de março de 2023.
Emitido pela Receita Federal, o CPF é o Cadastro de Pessoa Física que identifica os contribuintes do Imposto de Renda. É um documento muito importante, que pode ter restrições em caso de dívidas, protestos em cartório ou problemas na situação cadastral. Mas você pode acompanhá-lo ao consultar CPF – e de graça e dá para fazer on-line!
De acordo com o Mapa da Inadimplência feito pela Serasa em março de 2022, mais de 65 milhões de brasileiros estão endividados e, portanto, com o CPF irregular. Não sabe se esse é seu caso? Pela consulta de CPF, você pode descobrir. Abaixo, a gente te explica todos os detalhes!
Consultar CPF grátis: como fazer?
A consulta ao CPF é importante, pois permite que o consumidor avalie a regularidade do seu documento e, até mesmo, eventuais fraudes e usos indevidos do seu Cadastro de Pessoa Física.
Para fazer a consulta do CPF e saber se há dívidas ou se o seu nome está negativado é bem simples e prático. Veja o passo a passo!
1. Acesse o site da Serasa;
2. Clique em “Consultar CPF”;
3. Cadastre-se, caso ainda não tenha cadastro;
4. Confirme o seu e-mail;
5. Insira o CPF e a senha;
6. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta.
Na plataforma, além da consulta de CPF, é possível verificar a nota de Score, que é a sua pontuação de crédito. Também está disponível o monitoramento de CPF: uma ferramenta excelente para evitar fraudes e golpes que permite até que você saiba quais empresas consultaram o seu documento.
A pesquisa pode ser feita por meio do site ou do aplicativo gratuito da Serasa, disponível para os sistemas iOS e Android.
Perdi meu CPF: como consultar CPF pelo nome?
Com tantos dados, muitas pessoas não memorizam o número desse documento, e quando acontece de perdê-lo, não sabem como descobrir CPF pelo nome. Por questão de segurança, só há duas formas de fazer esse tipo de consulta.
A primeira é para empresas que possuem convênio com birôs de crédito. Elas podem realizar essa pesquisa, mas não podem repassar para consumidores. O levantamento é exclusivo para fazer a análise de crédito.
A segunda maneira de consultar CPF pelo nome é diretamente por meio da Receita Federal. No entanto, é preciso se deslocar até uma agência, não é possível fazer isso on-line.
Como descobrir se estão usando meu CPF?
“Como descobrir se estão usando meu CPF?” é uma pergunta corriqueira. A melhor forma é sempre pesquisar o CPF. Faça consultas regulares, seguindo o passo a passo indicado anteriormente no texto.
Outra forma de se manter a par de todas as movimentações do seu CPF é com o Serasa Premium. Toda vez que uma empresa consultar seu CPF, por exemplo, você é notificado.
Conheça o Serasa Premium
O Serasa Premium é uma ferramenta que oferece monitoramento de dados do CPF e do CNPJ em tempo real, evitando fraudes e uso indevido de informações.
É um recurso indispensável para garantir a segurança, principalmente nos dias de hoje, com o aumento do vazamento de dados e crimes virtuais.
Como consultar meu Score grátis pelo CPF?
A pontuação de crédito do consumidor pode ser consultada diretamente no site da Serasa. O score varia de 0 a 1.000 e informa aos credores quem são ou não bons pagadores. Por isso, quanto maior for a sua nota de crédito, mais chances de obter empréstimo, cartão de crédito ou financiamento.
Para quem quer melhorar a pontuação, é interessante limpar o nome e pagar dívidas em dia. Além disso, é possível usar o Cadastro Positivo.
Passo a passo para consultar seu CPF
Por que consultar o CPF?
Fazer consultas do seu CPF pode ser um hábito benéfico à sua saúde financeira, ajudando a reduzir as chances de fraude em seu nome. Outra vantagem de consultar o CPF regularmente é se informar sobre possíveis débitos em seu nome, com a possibilidade de identificar a empresa credora e os valores.
Além disso, a consulta serve para que você possa negociar dívidas e pendências. E, caso não reconheça a dívida, pode agir antecipadamente, evitando problemas.
Como o CPF afeta a minha vida financeira?
É por meio do CPF que o seu histórico, enquanto consumidor, é registrado. Sendo assim, a sua vida financeira é profundamente afetada pelo CPF, uma vez que ele será a principal fonte de consulta das empresas quando você solicitar crédito no mercado.
O CPF será utilizado para consultar a sua pontuação de crédito, os contratos que você já teve, assim como qualquer movimentação comercial. A situação do seu CPF — positiva ou negativa — vai influenciar diretamente a sua vida financeira na hora da obtenção de crédito.
O que é a situação cadastral do CPF?
A situação cadastral de um CPF com a Receita Federal pode constar de quatro formas, que você confere a seguir.
1. CPF regular: significa que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte;
2. CPF pendente de regularização ou bloqueado: quer dizer que o contribuinte deixou de entregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) a qual era obrigado;
3. CPF suspenso: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. Também pode acontecer com quem não justificou ausência nas eleições ou tem pendências com a Justiça Eleitoral;
4. CPF cancelado: pode acontecer em caso de CPF clonado, decisão judicial ou falecimento.
Para saber se o seu CPF está regular e realizar as correções da sua situação cadastral, basta contatar a Receita Federal.
É possível consultar o CPF de outra pessoa?
Um consumidor só pode fazer a consulta de outro utilizando apenas o nome se for o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. E, para isso, também precisará se deslocar até uma agência da Receita Federal.
Se você tiver o número do CPF, é possível confirmar a informação no site da Receita Federal sem pagar nada. Mas, será preciso também informar a data de nascimento do titular do CPF.
Além disso, também é possível consultar a saúde financeira de terceiros nas agências dos Correios, com o Você Consulta Pessoas. O serviço permite que você fique sabendo sobre dívidas, cheques sem fundo e outras restrições que a pessoa tenha. Porém, para isso, você precisará do número do CPF que será consultado e dos seus documentos.
Pronto! Agora que você já sabe mais sobre como e para que consultar CPF, que tal aprender a cuidar ainda mais da saúde financeira, descobrindo o seu grau endividamento? Leia nosso texto e entenda!