O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Publicado em: 29 de novembro de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Cartão por aproximação é sim seguro, mas como tudo que tem tecnologia avançada é preciso atenção para não cair em golpes. É no manejo do cartão que está o principal fator de cuidado por parte do usuário. Com as precauções adequadas, o uso da tecnologia de aproximação é conveniente para consumidores e vendedores. Saiba mais neste artigo.
Leia também I Fazer compras na internet: guia para comprar online
O pagamento por aproximação é seguro por causa da tecnologia por trás da operação, chamada de Near Field Communication (NFC), ou comunicação de curta distância. A NFC é projetada com medidas de segurança para proteger as informações do cartão durante a transmissão, como a criptografia.
Além disso, os titulares dos cartões por aproximação podem adotar recursos extras de proteção, como a exigência de uma senha ou PIN para completar a operação e limite de valor para compras.
Para usar o pagamento por aproximação, é preciso ter um cartão de crédito ou débito compatível com a tecnologia NFC. As tarjetas autorizadas têm um símbolo de onda de rádio ou o ícone do NFC neles. Confira outros fatores de segurança do cartão por aproximação.
Apesar de ser seguro, é preciso evitar deixar o cartão desacompanhado ou emprestar o cartão a terceiros. Da mesma forma, não compartilhe a senha, o número do cartão, data de validade e código de segurança (CVV) com outros.
Esteja ciente de possíveis golpes, como dispositivos de clonagem de cartão em caixas eletrônicos ou terminais de pagamento falsos. Sempre verifique a aparência do terminal de pagamento e, se possível, use terminais confiáveis.
Também evite levar o cartão habilitado para o pagamento por aproximação em locais de muita concentração de pessoas, como estádios de futebol, shows e festas de Carnaval.
Leia também I Perdi meu cartão e usaram aproximação: saiba o que fazer
A tecnologia NFC foi desenvolvida em equipes de pesquisa e tecnologia de empresas como Sony, Philips e Nokia perto da virada do século. Nessa época houve a padronização com uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance para permitir a transferência de dados entre dispositivos próximos.
Os primeiros cartões NFC lançados foram usados para sistemas de transporte público em países da Europa. Com o tempo, a tecnologia NFC se espalhou para outros mercados, sendo adotada por várias instituições financeiras e empresas de cartões de crédito.
O pagamento por aproximação começou a ganhar destaque no Brasil na segunda metade da década de 2010. Os bancos e empresas de cartões de crédito começaram a emitir cartões com funcionalidade NFC e a expandir a aceitação dessa tecnologia em estabelecimentos comerciais.
Nos anos seguintes, o pagamento por aproximação ganhou popularidade no Brasil pela conveniência e rapidez. Isso também foi promovido por campanhas de marketing de instituições financeiras e empresas de cartões.
O Banco Central do Brasil regula as diretrizes e normativas para garantir a segurança e a integridade das transações por aproximação.
E por falar em segurança, é sempre importante adotar uma atitude preventiva em relação aos dados pessoais para evitar danos financeiros.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura