O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Publicado em: 16 de janeiro de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A Carteira de Trabalho Digital, também conhecida como CTPS Digital, é uma versão eletrônica da tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que empregados e empregadores brasileiros utilizam para registrar as atividades contratadas. O modelo digital existe desde 2017, mas a grande mudança ocorreu em setembro de 2019, quando o arquivo online passou a substituir, em grande parte dos casos, a necessidade de uma CTPS física para a contratação.
Leia também I CLT: quais os direitos trabalhistas são assegurados
A versão digital da CTPS existe desde 2017, mas a partir de 24 de setembro de 2019, a CTPS física não é mais necessária para a contratação na maioria dos casos. Para quem possui a CTPS física, é importante mantê-la, pois ainda é válida para comprovar o tempo de trabalho anterior.
A Carteira de Trabalho Digital pode mostrar contratos de trabalho antigos, mas para contratos futuros ou alterações nas informações, tudo será feito eletronicamente. Os empregadores podem realizar o registro dos funcionários na Carteira de Trabalho Digital por meio do e-Social, tudo online e acessível para o funcionário conferir. A conta gov.br é uma forma de acesso e identificação de cada cidadão no uso dos serviços digitais do Governo Federal.
Outra vantagem é a gratuidade. Não há custos associados à obtenção da Carteira de Trabalho Digital, tanto pelo aplicativo quanto pela web. No caso de perda da CTPS física, é possível solicitar a Carteira de Trabalho Digital por meio do aplicativo ou da web. Lembre-se de registrar a ocorrência de perda para comprovação futura.
A Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta para simplificar o processo de registro e acompanhamento de vínculos de trabalho, tornando-o mais eficiente e acessível aos cidadãos e empregadores.
Leia também I Número da carteira de trabalho pelo CPF
O documento digital simplifica o registro e acompanhamento de vínculos empregatícios e é amplamente aceito em processos de contratação e comprovação de experiência de trabalho. Entenda como fazer a Carteira de Trabalho Digital:
Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel (Google Play Store para Android ou Apple App Store para iOS).
Pesquise por Carteira de Trabalho Digital e encontre o aplicativo oficial.
Faça o download e instale o aplicativo no smartphone.
Abra o aplicativo e clique na opção "Entrar".
Digite login e senha ou clique em "Crie sua conta".
No caso de primeiro acesso, siga as instruções para criar a conta, fornecendo informações pessoais e criando uma senha segura.
Após criar a conta gov.br, faça login no aplicativo com o nome de usuário e senha.
Dentro do aplicativo, forneça informações adicionais, como o número do CPF e outros dados pessoais para verificação.
Habilite a Carteira de Trabalho Digital.
Após a habilitação, caso o empregador já tenha registrado o vínculo, as informações estarão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital.
Com a CTPS digital é possível visualizar informações sobre os vínculos empregatícios, contratos de trabalho, salários, férias e outras informações relacionadas ao histórico profissional.
Leia também I Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando?
É possível baixar a Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo do Governo Federal. Isso, porém, não é necessário, pois o documento pode ser acessado offline em certas situações para visualizar as informações anteriormente baixadas no aplicativo mesmo quando estiver sem conexão. Isso é útil para verificar informações sobre os vínculos de trabalho em lugares sem acesso à internet.
No entanto, para atualizar e sincronizar as informações de trabalho, bem como para acessar dados mais recentes ou inserir novos detalhes, será preciso aguardar uma conexão segura. Além disso, algumas funcionalidades do aplicativo, como a validação de informações junto ao empregador ou autoridades, requerem uma conexão ativa com a internet.
O uso da Carteira de Trabalho Digital offline pode ser útil para consultar o histórico de trabalho em locais em que a conexão com a internet é limitada ou inexistente. No entanto, certifique-se de ter as informações atualizadas e corretas antes de fazer esse acesso offline.
O cuidado com a circulação dos dados pessoais e de documentos digitais é fundamental para aumentar a segurança nas operações online. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura