Saiba o que é chave de segurança da rede
Saiba o que é e por que é importante codificar a chave de segurança da rede de internet para os dispositivos móveis.
Publicado em: 20 de junho de 2023.
Autor: Marlise Brenol
A chave de segurança da rede de internet nada mais que é a famosa senha do wi-fi. O código pode ainda ser conhecido como chave de criptografia de rede, ou chave de segurança sem fio. Na prática, é uma sequência de caracteres utilizada para proteger a rede sem fio contra o acesso não autorizado. Essa chave é usada para criptografar os dados transmitidos pela rede, garantindo que apenas os dispositivos com a chave correta possam se conectar e acessar os recursos da rede.
Saiba quais são os tipos de chave de segurança da rede
A chave de segurança tem como principal função impedir pessoas não autorizadas de acessar a rede sem fio e proteger a privacidade dos dados transmitidos. É importante escolher uma chave forte, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, para tornar mais difícil a intercepção ou quebra por meio de ataques hackers. Há pelo menos dois tipos de chave de segurança:
- ● Chave de Segurança WEP (Wired Equivalent Privacy): é um sistema de criptografia mais antigo e menos seguro. Essa chave é configurada manualmente no roteador sem fio e nos dispositivos que desejam se conectar à rede. No entanto, o WEP se mostrou vulnerável a ataques e não é mais recomendado como uma medida eficaz de segurança.
- ● Chave de Segurança WPA/WPA2 (Wi-Fi Protected Access): é um protocolo de segurança mais avançado e amplamente utilizado. Ele oferece melhor proteção por meio de criptografia mais forte e autenticação mais robusta. A chave WPA/WPA2 é geralmente gerada automaticamente pelo roteador e pode ser compartilhada com os dispositivos que desejam se conectar.
Leia também I Saiba como criar uma senha forte e segura
Saiba como configurar uma chave de segurança da rede
A chave de segurança da rede é configurada quando uma conexão de internet é instalada em uma residência ou ambiente comercial. Ao seguir as etapas de instalação e criptografia com senha codificada, o acesso à rede ficará restrito apenas às pessoas que tiverem acesso à senha. O objetivo é proteger a rede sem fio, por isso é importante manter a chave em um local seguro e compartilhá-la apenas com pessoas autorizadas a se conectar à rede. Para configurar uma chave de segurança de rede, é preciso seguir as etapas abaixo:
Acesse as configurações do roteador: o acesso é por meio de um navegador da web em um dispositivo conectado à rede do roteador. Nele será digitado o endereço IP do roteador na barra de endereços. O endereço IP padrão geralmente é 192.168.0.1 ou 192.168.1.1. para acessar a página de login do roteador.
Faça login no roteador: para conseguir autorização de acesso, é preciso inserir o nome de usuário e a senha de administração do roteador. Essas informações podem ser encontradas na documentação do roteador ou em manuais fornecidos pelo provedor de serviço de internet. Caso tenha alterado as credenciais anteriormente e não se lembre delas, será necessário redefinir o roteador para as configurações de fábrica.
Localize as configurações de segurança sem fio: junto às configurações do roteador, procure as opções relacionadas à segurança sem fio. Isso pode variar dependendo do modelo do roteador e do firmware utilizado. Normalmente, as opções de segurança sem fio são encontradas em uma seção chamada "Wireless", "Wi-Fi" ou "Security".
Escolha o tipo de chave de segurança: selecione o tipo de segurança desejado para a rede sem fio. Recomenda-se usar o WPA2 (ou WPA2-PSK) como a opção de segurança, pois oferece maior nível de criptografia e segurança em comparação com o WEP.
Configure a chave de segurança: este é o momento mais importante, pois vai definir a chave de segurança ou senha do wi-fi. Digite uma sequência de caracteres que será usada como chave para proteger a rede sem fio. É importante usar uma senha forte, com uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. A maioria dos roteadores requer uma chave com no mínimo 8 caracteres, mas é recomendável usar uma senha mais longa para aumentar a segurança.
Salve as alterações: após definir a chave de segurança, clique em "Salvar", "Aplicar" ou qualquer botão similar para salvar as alterações feitas nas configurações do roteador.
Reconecte seus dispositivos: com a chave de segurança configurada, é possível conectar os dispositivos à rede sem fio. Nesse ponto, será solicitada a chave de segurança. Digite a senha exatamente como configurada no roteador para estabelecer a conexão.
Leia também I Firewall: entenda a parede de fogo que protege seu computador
Leia também I Por que entender a segurança de dados na internet
Dark Web: o que é e como funciona - Serasa Ensina
Entenda os riscos de compartilhar a chave de segurança da rede
A chave de segurança da rede é uma tática de segurança para proteger os dispositivos conectados. Por isso, o ideal é não compartilhar a chave de segurança de rede porque o uso por terceiros pode significar brechas de vulnerabilidade a acessos indesejados ou vazamentos de informações. Entenda quais são os principais riscos associados:
- ● Acesso não autorizado: ao compartilhar a chave de segurança com pessoas não confiáveis ou desconhecidas, elas poderão conectar na rede sem fio e há risco de comprometer a segurança dos dados transmitidos pela rede.
- ● Uso indevido da rede: sem controle sobre quem acessa a internet wi-fi, é possível que atividades ilegais, como compartilhamento de conteúdo pirateado, acesso a sites ilegais, envio de spam ou outras atividades maliciosas, sejam realizadas sem o consentimento do responsável pela rede, que poderá ser questionado sobre essas ações.
- ● Redução da largura de banda: quanto mais pessoas acessarem a rede, mais sobrecarregada estará a fatia da banda de internet disponível. Isso pode resultar em uma conexão lenta e qualidade de internet reduzida para os outros usuários da rede.
- ● Vulnerabilidade da rede: se a chave de segurança for fraca ou se alguém mal-intencionado obtiver acesso à rede, poderá tentar explorar vulnerabilidades na segurança do roteador ou de outros dispositivos conectados para roubar dados e informações sigilosas, como dados de login ou financeiros.
Para evitar esses riscos, é importante observar com quem a chave de segurança da rede é compartilhada e apenas ceder quando houver necessidade. Também é recomendado, periodicamente, revisar as configurações do roteador e a lista de dispositivos conectados à rede para garantir que apenas dispositivos autorizados tenham acesso. Ao adotar essas medidas de segurança, é possível reduzir os riscos associados ao compartilhamento da chave de segurança de rede.
Conheça o Serasa Premium e proteja seus dados na internet
Ao permanecer vigilante e tomar medidas de segurança adequadas, é mais difícil seus dispositivos ficarem vulneráveis a ataques por meio da conexão wi-fi. Essa atitude preventiva é importante, mas não basta para proteger e acompanhar tudo que acontece com seus dados.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:
- ● seu CPF e CNPJ for consultado;
- ● seu Serasa Score variar;
- ● uma negativação estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores);
- ● seus dados vazarem na Dark Web.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.