O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Publicado em: 23 de abril de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil nos últimos anos, existe uma maneira de como colocar senha no WhatsApp para adicionar uma camada extra de segurança.
E não estamos falando da confirmação em duas etapas – que também é um recurso importante, mas de uma senha específica para que outras pessoas não tenham acesso às mensagens (a menos que também tenham a senha).
Por isso, confira neste post os detalhes de como colocar senha no WhatsApp.
A senha do WhatsApp funciona para proteger e bloquear o acesso às conversas do aplicativo. Nele, é possível incluir o bloqueio por impressão digital ou por Face ID (ou Touch ID, dependendo do modelo do aparelho).
O procedimento é simples e pode ser feito tanto em smartphones Android quanto iOS.
Confira as etapas:
Abra o aplicativo WhatsApp e vá nos três pontinhos.
Selecione "Configurações".
Vá na opção "Conta" e depois em "Privacidade".
No final da tela, vá em "Bloqueio por impressão digital"
Habilite a opção "Desbloquear com impressão digital".
Defina em quanto tempo o WhatsApp deverá ser bloqueado automaticamente.
Abra o aplicativo WhatsApp e vá em "Configurações" no canto inferior direito.
Vá em "Conta" e depois em "Privacidade".
No final da tela, vá em "Bloqueio de Tela".
Habilite a opção "Solicitar Face ID" ou "Solicitar Touch ID".
Insira a senha no Whatsapp e defina em quanto tempo ele deverá permanecer bloqueado automaticamente.
Leia também | Golpes de WhatsApp: conheça os tipos e previna-se
Não. A senha do WhatsApp e a autenticação em dois fatores não são exatamente a mesma coisa, mas são duas medidas de segurança protegem a conta de maneiras diferentes:
Senha do WhatsApp: a senha do WhatsApp é uma medida de segurança que o usuário pode configurar diretamente no aplicativo para proteger o acesso às suas conversas. Por ser uma senha de autenticação biométrica (como impressão digital ou reconhecimento facial), ela é solicitada toda vez que o usuário abre o WhatsApp no dispositivo.
Autenticação em dois fatores: a autenticação em dois fatores (também conhecida como verificação em duas etapas) é uma camada adicional de segurança que protege a conta do WhatsApp contra acessos não autorizados. Quando ativada, ela requer um código de verificação de seis dígitos sempre que o usuário registra seu número de telefone em um novo dispositivo. Esse código é enviado por mensagem de texto e é necessário, além da senha normal do WhatsApp, para acessar a conta.
Resumindo: enquanto a senha do WhatsApp protege o acesso direto ao aplicativo no dispositivo, a autenticação em dois fatores protege contra tentativas de registrar o número de telefone em novos dispositivos sem sua autorização.
Por isso, as duas funções são importantes para proteger sua conta e suas conversas contra acessos não autorizados.
Acesse o menu de configurações do WhatsApp e clique em "Conta".
Em seguida, clique em "Confirmação em duas etapas" e depois em "Ativar".
Digite uma senha de seis dígitos e confirme digitando novamente.
Informe um e-mail para recuperação do PIN em caso de esquecimento.
Ao seguir esses passos e adotar a confirmação em duas etapas, haverá garantia de maior segurança a suas mensagens e, principalmente, haverá bloqueio em caso de tentativa de acessos não autorizados à conta do WhatsApp.
Leia também | Golpes no WhatsApp em nome da Serasa: como se proteger
Depois de aprender como colocar senha no WhatsApp e ativar a verificação em duas etapas, confira dicas extras de segurança:
Certifique-se de sempre manter o WhatsApp e seu sistema operacional do smartphone ou tablet atualizados. As atualizações frequentemente incluem correções de segurança que ajudam a proteger contra vulnerabilidades conhecidas.
Nunca compartilhe o código de verificação de seis dígitos que recebe via SMS com outras pessoas. Esse código é pessoal e é usado para verificar sua identidade ao configurar o WhatsApp em um novo dispositivo.
Esteja atento a tentativa de golpe por phishing, cujas mensagens suspeitas solicitam informações pessoais ou códigos de verificação. O WhatsApp nunca solicitará sua senha ou código de verificação por mensagem de texto ou email.
Verifique regularmente quais dispositivos estão conectados à sua conta do WhatsApp e desconecte os que não reconhece ou não usa mais. Isso pode ser feito nas configurações de segurança do WhatsApp.
Evite acessar o WhatsApp em redes Wi-Fi públicas não seguras, pois essas redes podem ser alvos fáceis para hackers.
Caso utilize backups na nuvem para suas conversas do WhatsApp, certifique-se de proteger adequadamente suas contas de backup com senhas fortes e ativar a autenticação em duas etapas, se disponível.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura