Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicar
Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicarData de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Publicado em: 23 de abril de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil nos últimos anos, existe uma maneira de como colocar senha no WhatsApp para adicionar uma camada extra de segurança.
E não estamos falando da confirmação em duas etapas – que também é um recurso importante, mas de uma senha específica para que outras pessoas não tenham acesso às mensagens (a menos que também tenham a senha).
Por isso, confira neste post os detalhes de como colocar senha no WhatsApp.
A senha do WhatsApp funciona para proteger e bloquear o acesso às conversas do aplicativo. Nele, é possível incluir o bloqueio por impressão digital ou por Face ID (ou Touch ID, dependendo do modelo do aparelho).
O procedimento é simples e pode ser feito tanto em smartphones Android quanto iOS.
Confira as etapas:
Abra o aplicativo WhatsApp e vá nos três pontinhos.
Selecione "Configurações".
Vá na opção "Conta" e depois em "Privacidade".
No final da tela, vá em "Bloqueio por impressão digital"
Habilite a opção "Desbloquear com impressão digital".
Defina em quanto tempo o WhatsApp deverá ser bloqueado automaticamente.
Abra o aplicativo WhatsApp e vá em "Configurações" no canto inferior direito.
Vá em "Conta" e depois em "Privacidade".
No final da tela, vá em "Bloqueio de Tela".
Habilite a opção "Solicitar Face ID" ou "Solicitar Touch ID".
Insira a senha no Whatsapp e defina em quanto tempo ele deverá permanecer bloqueado automaticamente.
Leia também | Golpes de WhatsApp: conheça os tipos e previna-se
Não. A senha do WhatsApp e a autenticação em dois fatores não são exatamente a mesma coisa, mas são duas medidas de segurança protegem a conta de maneiras diferentes:
Senha do WhatsApp: a senha do WhatsApp é uma medida de segurança que o usuário pode configurar diretamente no aplicativo para proteger o acesso às suas conversas. Por ser uma senha de autenticação biométrica (como impressão digital ou reconhecimento facial), ela é solicitada toda vez que o usuário abre o WhatsApp no dispositivo.
Autenticação em dois fatores: a autenticação em dois fatores (também conhecida como verificação em duas etapas) é uma camada adicional de segurança que protege a conta do WhatsApp contra acessos não autorizados. Quando ativada, ela requer um código de verificação de seis dígitos sempre que o usuário registra seu número de telefone em um novo dispositivo. Esse código é enviado por mensagem de texto e é necessário, além da senha normal do WhatsApp, para acessar a conta.
Resumindo: enquanto a senha do WhatsApp protege o acesso direto ao aplicativo no dispositivo, a autenticação em dois fatores protege contra tentativas de registrar o número de telefone em novos dispositivos sem sua autorização.
Por isso, as duas funções são importantes para proteger sua conta e suas conversas contra acessos não autorizados.
Acesse o menu de configurações do WhatsApp e clique em "Conta".
Em seguida, clique em "Confirmação em duas etapas" e depois em "Ativar".
Digite uma senha de seis dígitos e confirme digitando novamente.
Informe um e-mail para recuperação do PIN em caso de esquecimento.
Ao seguir esses passos e adotar a confirmação em duas etapas, haverá garantia de maior segurança a suas mensagens e, principalmente, haverá bloqueio em caso de tentativa de acessos não autorizados à conta do WhatsApp.
Leia também | Golpes no WhatsApp em nome da Serasa: como se proteger
Depois de aprender como colocar senha no WhatsApp e ativar a verificação em duas etapas, confira dicas extras de segurança:
Certifique-se de sempre manter o WhatsApp e seu sistema operacional do smartphone ou tablet atualizados. As atualizações frequentemente incluem correções de segurança que ajudam a proteger contra vulnerabilidades conhecidas.
Nunca compartilhe o código de verificação de seis dígitos que recebe via SMS com outras pessoas. Esse código é pessoal e é usado para verificar sua identidade ao configurar o WhatsApp em um novo dispositivo.
Esteja atento a tentativa de golpe por phishing, cujas mensagens suspeitas solicitam informações pessoais ou códigos de verificação. O WhatsApp nunca solicitará sua senha ou código de verificação por mensagem de texto ou email.
Verifique regularmente quais dispositivos estão conectados à sua conta do WhatsApp e desconecte os que não reconhece ou não usa mais. Isso pode ser feito nas configurações de segurança do WhatsApp.
Evite acessar o WhatsApp em redes Wi-Fi públicas não seguras, pois essas redes podem ser alvos fáceis para hackers.
Caso utilize backups na nuvem para suas conversas do WhatsApp, certifique-se de proteger adequadamente suas contas de backup com senhas fortes e ativar a autenticação em duas etapas, se disponível.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 20 de março de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 13 de março de 20258 minutos de leitura