O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Atualizado em: 29 de setembro de 2023
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
“Quer colocar o CPF na nota fiscal?”. Nos últimos anos, virou padrão os atendentes de lojas e supermercados questionarem o consumidor sobre a inclusão do número no comprovante de compra. Quem responde sim a esse pedido também pode se perguntar: “como consultar as notas emitidas no meu CPF?”.
Uma das vantagens de colocar o CPF na nota é poder depois ter acesso ao que foi emitido em seu nome e assim ter mais controle sobre os gastos. A adesão também permite participar de programas de benefícios, de acordo com cada estado. Saiba a seguir como consultar nota fiscal por CPF.
Nota fiscal é o documento que comprova os valores fiscais de bens negociados e serviços prestados. A emissão é importante para que o estado possa controlar a circulação financeira sobre a qual incidem taxas e impostos e assim combater a sonegação fiscal. Realizar uma operação sem emitir nota fiscal é um risco para ambas as partes, porque não será possível comprovar que ela foi realizada.
Leia também | Qual a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal
Cada estado estabelece regras próprias para o programa de incentivo à geração de notas fiscais e oferece formas um pouco diferentes para realizar a consulta. Siga esses passos para descobrir:
Considere este exemplo do programa do estado de São Paulo:
Leia também | Como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista
Quando ouvir aquela pergunta “CPF na nota fiscal?”, o ideal é responder “sim”, apesar de não ser obrigatório. Uma pessoa física pode usar o CPF na nota tanto para ter a comprovação dos bens e serviços adquiridos como para receber prêmios e resgates de bônus – caso o estado ou município do consumidor ofereça um programa de recompensa.
A adesão aos programas de registro de notas fiscais é opcional e o cidadão precisa preencher um cadastro para participar. Só então estará apto para receber as recompensas.
Entre as vantagens estão descontos em impostos, resgates de valores em dinheiro e até sorteio de valores extras para estimular o registro das notas fiscais associadas ao seu nome.
O programa de descontos em impostos é normalmente oferecido pelos governos estaduais e pode resultar em descontos ou abatimento no valor do IPTU, IPVA e outros impostos. Outro benefício é o resgate da recompensa em dinheiro. O montante pode retornar em crédito ao consumidor, direto na conta bancária.
Alguns estados também promovem premiações para incentivar os consumidores a colocar seus CPFs na nota fiscal. No estado de São Paulo, por exemplo, existe a Nota do Milhão, programa que dá prêmios em dinheiro todos os meses aos contribuintes da cidade de São Paulo. Só tem direito ao sorteio quem está cadastrado no programa da nota fiscal paulistana.
Os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do CPF no documento fiscal e os pontos passam a ser convertidos em bilhetes para participar nos sorteios.
Os programas de nota fiscal costumam ter como objetivo o incentivo à justiça fiscal, ou seja, a arrecadação adequada de recursos públicos e o combate à sonegação fiscal. O resultado é a popularização da nota fiscal e o aumento da eficiência da política tributária.
A empresa que adere ao programa de nota fiscal incentiva a compra no comércio formal, pois a venda sem nota fiscal não terá os mesmos benefícios. Dessa forma, estará também combatendo a concorrência desleal.
Leia também | Nota Fiscal Legal: como evitar golpes exigindo o comprovante
Ao colocar o CPF na nota, o cidadão pode ter mais controle sobre as compras e gastos em prestações de serviços. Da mesma forma, terá os comprovantes organizados na página do programa e poderá consultá-los quando desejar.
O controle sobre o que está associado ao CPF, portanto, é uma estratégia importante para o consumidor. Quanto maior o domínio fiscal, melhor a gestão das finanças pessoais. A assinatura Serasa Premium pode trazer um ganho importante nesse monitoramento, pois o serviço rastreia o uso do CPF e dispara alertas quando há alguma ocorrência.
A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura