Como descobrir se meu WhatsApp foi clonado?

Você já se fez a seguinte pergunta: Como descobrir se meu WhatsApp foi clonado? Conheça a resposta, saiba o que fazer e como se prevenir desse golpe

mexendo no celular


Autor: Sara Moreira

Publicado em 20 de outubro de 2022

A pergunta "Como descobrir se meu WhatsApp foi clonado?" faz todo sentido atualmente.

Segundo dados da PSafe, em 2020, mais de 5 milhões de brasileiros foram vítimas de golpe de clonagem do WhatsApp. Um dos motivos é que o aplicativo de mensagem é um dos mais utilizados e, portanto, alvo mais frequente de ataques.

No entanto, é possível tomar medidas para se proteger. Confira todos os detalhes a seguir!

O que é a clonagem do WhatsApp

A clonagem do WhatsApp é um golpe em que criminosos tomam posse da conta do WhatsApp da vítima, ativam essa conta roubada em outro celular e se passam pelo dono para enganar os contatos.

Aqui precisamos entender a diferença entre clonagem e roubo da conta do WhatsApp. 

No roubo da conta, os bandidos roubam os dados pessoais da vítima e criam outra conta utilizando um número de telefone diferente. Sabe aquela mensagem: "Troquei de número de celular. Me adiciona aí!"? Ela pode ser um indicativo de roubo de conta.

A clonagem significa a mesma conta sendo utilizada para a prática criminosa. O WhatsApp clonado tem acesso às conversas normalmente e passa a aplicar golpes nos contatos dessa vítima, geralmente pedindo dinheiro ou induzindo a clicar em links maliciosos.

Por isso, é importante saber como descobrir se o WhatsApp foi clonado.

Assista

Golpes do WhatsApp – como fugir?

Como descobrir se meu WhatsApp foi clonado?

É fácil descobrir a clonagem do WhatsApp. Afinal, como é impossível utilizar o mesmo número de telefone em dois celulares ao mesmo tempo, assim que o criminoso começa a usar a conta, um aviso semelhante a este aparecerá no celular da vítima: "Seu número está sendo utilizado em outro lugar". 

A vítima, então, é direcionada a confirmar a identidade e autenticar o número para ativar novamente a conta.

Já percebeu que esse tipo de golpe ocorre muito rapidamente? Assim que a clonagem é feita, os criminosos já costumam enviar mensagens a vários contatos, pois a descoberta costuma ser rápida.

Além dessa dica, confira outras formas de descobrir:

●     Desconfie se você recebeu por e-mail ou SMS (sem ter pedido) um código de 6 dígitos para autenticar a sua conta de WhatsApp.

●     Veja se teve alguma conversa que você não leu, mas está marcada como "lida" (com aquele ícone azul de check).

●     Verifique se existem mensagens estranhas e que não foram enviadas por você.

●     Abra o WhatsApp Web no computador e vá em "Aparelhos conectados" para ver quais dispositivos a sua conta está logada. Desconecte todas as sessões ativas depois de utilizar. 

Para complementar as dicas, saiba que já fizemos outro post com mais dicas para você descobrir se seu WhatsApp foi clonado.

O que fazer em caso de clonagem do WhatsApp?

O que fazer com WhatsApp clonado? Bem, a primeira coisa é respirar fundo. A segunda é tomar duas providências: avisar aos seus contatos e denunciar a clonagem ao próprio WhatsApp. 

Você pode enviar uma mensagem semelhante a esta aos contatos por outras redes sociais:

"Pessoal, aqui é Fulano e o meu WhatsApp foi clonado. Por isso, peço que ignorem mensagens estranhas, não cliquem em links enviados e não respondam às mensagens – inclusive as que pedem dinheiro. Já estou tomando as providências e retorno assim que tudo se normalizar. Peço que me ajudem denunciando no aplicativo essas mensagens recebidas". 

Em seguida, denuncie o golpe no próprio aplicativo do WhatsApp:

●     abra a conversa do golpista;

●     pressione a conversa até a aparecer uma caixa de opções;

●     vá em "Denunciar e bloquear".

Para reforçar e recuperar o WhatsApp clonado, também entre no aplicativo, vá em Configurações, em "Ajuda", "Fale Conosco" e relate o que aconteceu. 

Será preciso aguardar o retorno do WhatsApp para recuperar a conta.

Leia também: Quatro dicas da Serasa para se proteger contra golpes do Pix.

Como se proteger da clonagem de WhatsApp?

Agora que você já tem a resposta para a dúvida "como descobrir se meu WhatsApp foi clonado?", saiba que existem boas práticas que ajudam na prevenção desse golpe.

São elas:

Ative a verificação em duas etapas

Esse recurso adiciona uma camada extra de segurança ao solicitar uma senha de 6 dígitos todas as vezes em que a pessoa registrar o número do telefone no app novamente. A senha também é solicitada em alguns momentos em que você acessa o aplicativo.

A ativação da verificação em duas etapas pode ser feita da seguinte forma:

●     Entre no WhatsApp e vá em "Configurações".

●     Acesse "Conta".

●     Vá em "Confirmação em duas etapas" e siga as instruções para criar o PIN de 6 dígitos.

Fique de olho em mensagens suspeitas

Desconfie sempre que você receber mensagens suspeitas, mesmo vindas de seus contatos. Alguns sinais que podem indicar uma tentativa de golpe são:

●     linguagem diferente da usada com frequência na troca de mensagens;

●     envio de links;

●     pedidos de dinheiro (tente entrar em contato com a pessoa por outro canal de comunicação para saber se o pedido veio dela ou de um criminoso);

●     envio de mensagens de empresas (sempre procure o selo de verificado no perfil);

●     envio de anúncios e promoções com descontos muito altos ou oferecendo produtos gratuitos;

●     anúncios de ofertas de trabalho;

●     mensagens no estilo "troquei meu número de telefone" – recentemente, o WhatsApp já envia notificações automáticas de mudança de número de telefone dos contatos salvos, o que ajuda a diminuir a incidência de golpes.

E então, tirou todas as suas dúvidas sobre clonagem de WhatsApp? Então vamos continuar falando sobre o tema.

No próximo post, entenda como descobrir se o seu celular foi clonado e o que fazer.

Ah, e antes de acessar o post, que tal uma dica de ouro? Para saber tudo que acontece com o seu CPF e evitar cair em fraudes, conheça o Serasa Premium.

Serasa Premium: monitoramento 24 horas por dia do seu CPF e CNPJ

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo o que acontece com os seus dados. Você pode fazer isso com o Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa, que permite o monitoramento 24 horas por dia tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que:

●     seu CPF e CNPJ for consultado; 

●     seu Serasa Score variar 15 ou mais pontos; 

●     seus dados vazarem na Dark Web.