O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Atualizado em: 20 de setembro de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Uma fraude financeira é quando alguém utiliza de meios desonestos para tirar proveito financeiro de outra pessoa. Esse tipo de crime pode afetar qualquer pessoa, principalmente através da internet.
Saiba quais medidas de proteção tomar para reduzir as chances de ser uma vítima.
Prevenção de fraudes é um conjunto de medidas e ações que busca evitar e diminuir o risco das atividades fraudulentas. No contexto pessoal, as principais medidas para prevenir fraudes envolvem ter atenção aos dados pessoais e financeiros para que eles não sejam interceptados por terceiros.
A prevenção de fraudes também é uma grande preocupação de empresas e instituições, que seguem práticas rigorosas para identificar, evitar e reduzir a incidência de fraudes.
Em ambos os casos, a prevenção é importante para evitar perdas monetárias e proteger informações sensíveis.
As fraudes estão mais sofisticadas e podem ocorrer diversos contextos. Por existir diversos tipos, e com características próprias, é importante saber como identificá-las.
Listamos os principais tipos de fraudes e dicas de como identificar cada um:
Em ambos os casos, a prevenção é importante para evitar perdas monetárias e proteger informações sensíveis.
TIPO DE FRAUDE | O QUE É | COMO IDENTIFICAR |
---|---|---|
Fraude de identidade | Uso não autorizado de informações pessoais de outra pessoa. | Transações não reconhecidas no extrato bancário ou do cartão de crédito. - Recebimento de cobranças por serviços não solicitados. - Notificações de abertura de contas em seu nome. |
Fraude de cartão de crédito | Uso não autorizado de cartão de crédito para realizar compras. - Clonagem do cartão. | Fraude de cartão de crédito - Uso não autorizado de cartão de crédito para realizar compras. - Clonagem do cartão. - Cobranças não reconhecidas no extrato. - Notificação de alterações não autorizadas nos dados do cartão. |
Fraudes online | Uso de técnicas de phishing e pharming para obter informações sensíveis através de falsas comunicações via internet. | - E-mails ou mensagens solicitando informações pessoais ou financeiras. - Links suspeitos em mensagens. - Erros gramaticais ou de formatação em comunicações supostamente oficiais. |
Fraude de emprego | Ofertas de emprego falsas para obter informações pessoais ou dinheiro. | Fraude de emprego Ofertas de emprego falsas para obter informações pessoais ou dinheiro. - Oferta de trabalho com salário muito acima do mercado. - Solicitação de pagamento para "garantir" a vaga. - Entrevistas realizadas apenas por mensagens. |
Fraude da compra online | Lojas online que não entregam os produtos que alegam comercializar. | - Ofertas que parecem ser muito boas. - Sites que imitam marcas conhecidas, mas com URLs diferentes. |
Seguindo dicas simples, é possível se proteger contra fraudes e garantir a segurança dos dados pessoais e financeiros.
Senhas fortes e únicas: Use senhas complexas com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite utilizar informações pessoais e não use a mesma em mais de uma conta. Por último, utilize um gerenciador para armazenar e criar senhas fortes.
Autenticação de dois fatores (2FA): Ative o 2FA sempre que possível, especialmente para aplicativos financeiros e de e-mails. É importante utilizar um aplicativo específico de autenticação, como o Google Authenticator, por exemplo.
Cuidado com e-mails e mensagens: Não abra e-mails ou mensagens de procedência desconhecida no celular e no computador. Desconfie de mensagens com os temas "atualize seu cadastro" ou "você ganhou um cartão de crédito". Não clique nos links e não baixe/abra os arquivos em anexo.
Cuidado com o compartilhamento de informações: Não forneça dados pessoais e financeiros através das redes sociais, do telefone, e-mail ou mensagens, a menos que você tenha iniciado o contato.
Procure por lojas confiáveis: É fundamental comprar apenas em lojas confiáveis, que precisam ter informações de contato e ser bem avaliadas por outros consumidores. Antes de fazer qualquer compra na internet, pesquise em sites de reclamações para saber a reputação da loja.
Atenção ao usar o internet banking: Ao terminar de consultar o que precisa, lembre-se de clicar em "sair" e finalizar a sessão no internet banking. Apenas fechar o navegador cria uma janela de oportunidades para os fraudadores.
Proteja seus dispositivos: Mantenha os dispositivos móveis protegidos com um bom antivírus e realize varreduras regulares. Também é importante atualizar regularmente o sistema operacional, o navegador, os aplicativos e o antivírus.
Cuidado com Wi-Fi público: Evite acessar contas e realizar transferências financeiras utilizando Wi-Fi público. Se possível, use uma VPN confiável quando se conectar em redes de internet públicas.
Descarte documentos corretamente: Triture ou destrua documentos físicos com informações sensíveis. Não esqueça de apagar todos os dados de dispositivos eletrônicos (celular, tablet e computador) antes de descartá-los.
Algumas ferramentas e serviços monitoram dados e ajudam a prevenir fraudes.
Ao perceber qualquer atividade suspeita nas contas bancárias, ou receber mensagens ou e-mails duvidosos, saiba agir rapidamente para minimizar os danos.
Caso perceba uma transação desconhecida ou atividade suspeita na conta bancária, entre em contato com a instituição para bloquear o cartão e/ou a conta, se necessário.
O segundo passo é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou de forma online. Ele serve para comprovar a ocorrência de fraude e a perda/roubo de documentos pessoais.
Depois, mude as senhas de contas bancárias e aplicativos, e ative as notificações para acompanhar as atividades financeiras.
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Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
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