Como funciona a negativação de devedores

Precisa negativar devedores ou foi informado que está negativado? Entenda como funciona a negativação e saiba tudo sobre o assunto.

mulher com a mão na cabeça preocupada e olhando para a calculadora


Autor: Marlise Brenol

Atualizado em 06 de março de 2023.

Os órgãos de proteção ao crédito (birôs de crédito), como a Serasa, funcionam como um banco de dados de informações sobre os consumidores. Caso um indivíduo deixe de cumprir com seus compromissos financeiros, a reputação dele no mercado ficará prejudicada e ele poderá entrar para o cadastro de inadimplentes da Serasa. Essa comunicação é feita pelo credor. Neste artigo, confira como negativar devedores e tudo sobre o assunto. 

Como funciona a negativação

Ao incluir os clientes inadimplentes nos birôs de crédito, o credor ajuda o mercado a conhecer melhor a capacidade de pagamento do consumidor e adaptar as ofertas de crédito para o perfil de cada um. Quanto mais informações sobre os consumidores, mais precisa será a análise de crédito.  

O “nome sujo”, ou seja, incluído na lista da Serasa, costuma ser um mobilizador de pagamentos. Quando o consumidor é comunicado da negativação, a tendência é renegociar as dívidas ou mesmo pagar o saldo devido.  

Além disso, essa situação mobiliza a reorganização financeira do inadimplente, pois sem crédito no mercado, com restrições para crediário, parcelamento ou empréstimo, o cidadão fica obrigado a buscar ajuda para colocar as finanças em ordem.  

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Qual é o prazo para negativar devedores?

O lojista ou credor de outra natureza pode informar sobre a dívida para birôs a partir de um dia de parcela vencida sem receber o pagamento devido. A questão do prazo não é regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor. Porém, o recomendado é procurar o consumidor e fazer a cobrança de forma negociada antes.   

O esquecimento em relação a uma dívida ou boleto a pagar é comum. O credor pode e deve criar um bom relacionamento com o consumidor com débito aberto para avisá-lo sobre a cobrança. Essa estratégia ajuda a manter uma boa relação com o cliente para que ele pague as dívidas e volte a comprar. 

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Como é feita a cobrança

O setor de cobrança da empresa deve ser treinado para estabelecer o bom relacionamento e avisar o cliente sobre o atraso no pagamento. Dependendo da situação, é de bom tom dar um prazo para fazer o pagamento e negociar juros. Assim, o credor demonstra que tem consideração pelo cliente e quer mantê-lo na loja ou negócio. Se ele tiver condições de pagar, certamente ficará com boa impressão e retornará como cliente.  

O tempo desse relacionamento direto com o cliente, sem intermediários, costuma ser de 15 dias. Se a situação ficar resolvida, ótimo. Se o consumidor seguir inadimplente, é o momento de começar a considerar a comunicação para a Serasa. Depois de comunicado e incluído o nome na lista de devedores, recomenda-se fazer mais uma rodada de negociações.  

Nos casos em que a dívida transcorra mais de 90 dias, os lojistas podem fazer um protesto da dívida no cartório ou, em último caso, uma ação judicial. Outra opção é fazer a cobrança digital de inadimplentes.  

As soluções de cobrança são um conjunto de opções da Serasa Experian para que a empresa efetue cobranças digitais e/ou negativação de inadimplentes. 

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Tipos de cobrança

São três os tipos de cobrança: 

• A cobrança digital é uma solução da Serasa Experian, que realiza, por meio do envio de e-mails e SMS, a cobrança de dívidas de seus clientes. Esse serviço tem a duração de 60 dias. 

• A negativação é a inclusão do registro de dívidas e devedores no cadastro de inadimplentes da Serasa. Essa base é utilizada por diversos setores e empresas para avaliar a reputação de crédito do cliente, apoiando-os nas decisões de concessão de crédito ou realização de negócios. 

• A solução completa realiza tanto cobrança digital (envio da cobrança via e-mail e SMS) quanto negativação com registro de dívidas e devedores no cadastro de inadimplentes da Serasa. 

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O que é preciso para negativar devedores?

Caso todas as tentativas de cobrança tenham sido realizadas sem sucesso, é possível informar sobre o cliente devedor ao Serasa. Os requisitos são os seguintes:  

• Ter o cadastro completo do cliente inadimplente. 

• Comprovar a dívida com um documento assinado pelo devedor. 

• Informar o tempo da dívida e as cobranças realizadas. 

• Acessar o site da Serasa e fazer a comunicação online. 

É importante que o lojista retire o nome do cliente assim que a dívida for quitada, ou seja, faça a comunicação à Serasa. Se a renegociação for mediada pelo Serasa Limpa Nome, a comunicação é feita de forma automática.  

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Como negociar dívidas com a Serasa

Pelo Serasa Limpa Nome, o consumidor pode ter até 90% de desconto ao negociar dívidas. Tudo pode ser feito online, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096).

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  • Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso O primeiro passo é criar o cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso

  • Selecione os acordos disponíveis As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento

  • Pague o boleto Após pagar o boleto, em alguns dias você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.