Como mudar o WhatsApp para conta comercial
Entenda por que ter uma conta comercial no WhatsApp é importante para seu negócio e aprenda como criar uma.
Autor: Marlise Brenol
Publicado em 30 de novembro de 2022
O WhatsApp tem se tornando tão popular no Brasil que, além de aplicativo mensageiro, virou canal de relacionamento frequente entre marcas, prestadores de serviços e consumidores. Há funcionalidades diferentes para a modalidade de negócios em relação à pessoal. Neste artigo vamos ver as vantagens e como mudar o WhatsApp para conta comercial.
A pesquisa Mensageria Brasil de agosto de 2022, realizada pela Opinion Box, aponta que 99% dos respondentes têm WhatsApp instalado no celular. O segundo aplicativo mais usado é o Instagram (86%), e o terceiro o Facebook Messenger (70%). O Telegram, tido como concorrente direto, alcança 65% dos celulares, de acordo com o levantamento.
Entre os canais de mensagens monitorados, o WhatsApp é o mais utilizado pelos usuários para a comunicação com marcas e empresas (81%), seguido por Instagram (66%), Telegram (54%) e Messenger (52%). A pesquisa, porém, levanta um alerta em relação aos melhores usos do aplicativo. Ao mesmo tempo que é um aplicativo de presença obrigatória, o relato de recebimento de spams e mensagens indesejadas subiu de 75% para 84% na consulta do Opinion Box.
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Outra tendência é a instalação de chatbots (robôs) para atendimento aos consumidores no Brasil. Desde que abriu essa possibilidade para as contas comerciais, o WhatsApp vem se consolidando como canal de atendimento automatizado, por meio de robôs. A pesquisa confirma a presença maciça desse tipo de abordagem: 89% dos usuários brasileiros do WhatsApp afirmam que já foram atendidos por um robô em conversas com empresas no aplicativo.
No entanto, o atendimento automatizado ainda tem bastante espaço para melhorar. No caso do WhatsApp, 42% das pessoas que já conversaram com robôs pelo aplicativo se dizem satisfeitas com a experiência, 37% se declararam insatisfeitas e 31% nem satisfeitas nem insatisfeitas. A nota média dos robôs no WhatsApp é de 3,2.
O modelo de negócios do WhatsApp é estruturado no uso de aplicações (APIs ou Interface de Programas Aplicativos) para negócios de médias e grandes empresas. Nesses casos, de desenvolvimento personalizado e automação, a empresa vai cobrar pelas interações, independentemente de quem manda a primeira mensagem. Para quem está começando um negócio, o WhastApp Business é gratuito.
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Como mudar o WhatsApp para conta comercial
O mensageiro WhatsApp para pessoa física é diferente do WhatsApp para pessoa jurídica. Para utilizar o WhatsApp Business é preciso primeiro baixar o aplicativo nas lojas do iOS ou do Android. Portanto, não há como mudar de conta pessoal para conta comercial por meio do aplicativo de conversas de pessoa física.
É importante considerar o uso de um número para atendimento ao cliente e outro para assuntos pessoais. Se o número pessoal for usado para os negócios, é preciso mudar para conta comercial. Veja o passo a passo:
• Baixe o aplicativo WhatsApp Business nas lojas virtuais de Android ou iOS, dependendo do aparelho celular.
• Na página inicial do aplicativo, toque em "Concordar e Continuar".
• O WhatsApp detectará automaticamente a conta ativa no dispositivo. Decida se deseja usar o número atual.
• No caso de manter o número atual, o WhatsApp vai carregar as mensagens e contatos para funcionar na versão comercial.
• Clique em “Avançar” para configurar o perfil comercial, nome da empresa e categoria do negócio.
• Vá em "Configurações" e confira várias ferramentas comerciais como catálogo de produtos, mensagem de saudação, respostas rápidas, etiquetas e links encurtados, entre outras.
Vantagens de usar o WhatsApp Business
Para quem tem um microempreendimento, pequena, média ou grande empresa, a conta comercial do WhatsApp pode ser estratégica para melhorar o atendimento dos consumidores. Há até quem faça negócio pela troca de mensagens e feche a compra na conversa. Por isso, é importante considerar os melhores usos da ferramenta. Veja as vantagens:
- Indicação de conta comercial
Ao mudar o WhatsApp para conta comercial, o consumidor será avisado de que é uma conta de negócio associada à empresa. O perfil da marca atribui mais credibilidade ao número, ampliando a confiança.
- Respostas automatizadas
Na conta comercial, as respostas podem ser pré-programadas. É possível, por exemplo, enviar uma mensagem automática sempre que o consumidor entrar em contato. Há também a possibilidade de programar avisos sobre horário de atendimento, abertura de loja, feriados e outros.
- Informações sobre o negócio
Ao clicar sobre o número do negócio e salvar o contato, o consumidor poderá acessar informações sobre telefone, horário de funcionamento, descrição do serviço e produtos, endereço físico, link para o site e catálogo de fotos.
- Catálogo disponível
O catálogo funciona como uma vitrine virtual de produtos ou serviços, a qual exibe imagens e espaço para descrição em texto. O espaço também pode sinalizar preços e antecipar informações importantes para os consumidores.
- Etiquetagem das mensagens
Para os negócios que recebem muitas mensagens em diferentes estágios de atendimento, a possibilidade de etiquetar por cores ajuda a organizar o atendimento e facilita o acompanhamento do diálogo, desde o primeiro contato até o encerramento.
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Como manter o monitoramento dos dados da sua empresa
Os consumidores muitas vezes desconfiam quando recebem mensagens no WhastApp sem ter solicitado antes. Essa é uma postura invasiva e que pode indicar, muitas vezes, que o nome e os dados de uma empresa ou prestador de serviço podem estar sendo usados de forma inadequada ou até criminosa.
Mesmo com todos os cuidados e atenção para a conduta no ambiente digital, incidentes podem acontecer, como o vazamento dos dados da empresa e a utilização deles sem autorização. A atitude preventiva ganha reforço com o monitoramento sistemático do seu CNPJ. Muitos dos golpes digitais são aplicados a partir do uso indevido dos dados de identificação.
Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com os seus dados. O Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa, faz o rastreamento de seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais. Esse serviço é automatizado e ativo 24 horas por dia.
Com a conta Premium, além de ser alertado sobre movimentações suspeitas, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que:
• seu CPF e CNPJ for consultado;
• seu Serasa Score variar;
• seus dados vazarem na Dark Web.