O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Atualizado em: 22 de julho de 2024
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A proteção de dados é uma necessidade atual, visto que os documentos pessoais se tornam vulneráveis no ambiente digital. A falta de proteção pode favorecer fraudes, como endividamentos no seu nome e negativação do CPF.
Entenda a importância de proteger o CPF e como fazê-lo para se prevenir contra fraudes.
Além de ajudar a proteger contra fraudes financeiras, proteger o CPF auxilia na manutenção do bom histórico de crédito. Isso ajuda a conseguir crédito com taxas de juros mais baixas e ter acesso a melhores produtos financeiros.
E em relação à vida pessoal, a proteção do CPF evita constrangimentos, como a dificuldade de obter crédito, a impossibilidade de realizar compras e até problemas na vida profissional.
Saiba as formas de proteger o CPF para evitar fraudes.
Ter o hábito de consultar o CPF já é uma forma de proteção. A consulta revela se há restrições ao nome, protestos em cartório, ações judiciais e inadimplências desconhecidas.
Além da ferramenta de consulta da Serasa, o Registrato do Banco Central também pode ser utilizado para esta atividade.
Outra ferramenta do Serasa Premium é a monitoração do CPF e do CNPJ. Em caso de atividades suspeitas, o usuário recebe um alerta. A monitoração também alerta se os dados da pessoa foram vazados na Dark Web.
Lançada em maio de 2024, a nova funcionalidade da Receita Federal impede que o CPF de um cidadão seja incluído de forma indesejada no quadro societário de empresas, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI) e o Inova Simples. Para habilitar a função:
Acesse o Portal Nacional da Redesim.
Clique na opção "Proteger meu CPF".
Faça login com a conta gov.br.
Clique em "Impedir participação".
Para desbloquear o CPF, basta seguir os mesmos passos.
É possível bloquear o CPF na Receita Federal da seguinte maneira:
Agende uma visita a uma unidade da Receita Federal ou entre em contato pelo Portal e-CAC.
Tenha em mãos um documento de identidade original com foto (RG, CNH ou passaporte), o CPF (caso ainda o tenha) e um comprovante de endereço.
O pedido de bloqueio será analisado e pode ser realizado imediatamente.
Em caso de furto, roubo, perda ou extravio do documento, é necessário registrar um boletim de ocorrência online ou em um posto policial.
Também é possível pedir o bloqueio do CPF na Junta Comercial do estado em que reside. É importante conferir no respectivo site os documentos necessários e os passos a serem seguidos.
Pode-se pedir o desbloqueio do CPF ao órgão que procurou para realizar o seu bloqueio. E caso o bloqueio seja feito, informe às instituições financeiras e empresas as quais é cliente.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura