Como regularizar o CPF suspenso? Saiba como atualizar o cadastro
O CPF é o cadastro de pessoa física na Receita Federal. Cada brasileiro tem o seu número de registro e com ele presta contas para o fisco e possibilita todos os tipos de transações.
Autor: Fernanda Araujo
Publicado em 26 de setembro de 2022
Para conferir a situação cadastral de um CPF é preciso ter o número e a data de nascimento do titular e acessar o site da Receita Federal do Brasil neste link. O resultado pode apontar que o cadastro está regular, e então a vida segue normalmente, ou suspenso, cancelado, nulo, titular falecido ou pendente de regularização. Entenda cada uma das situações.
- CPF suspenso: nesse caso, basta solicitar a atualização das informações ou a regularização da inscrição do CPF que se encontra "suspensa". Essa situação indica cadastro incorreto ou incompleto.
- CPF irregular ou pendente de regularização: indica que o sistema da Receita Federal não identificou a entrega da Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) em anos anteriores. Para regularizar o CPF é preciso entregar as declarações dos anos pendentes. Você deve acessar o site da Receita Federal e consultar quais declarações precisam ser enviadas.
- CPF cancelado: acontece quando há perda ou roubo do documento ou quando há erro no cadastro, como a geração de número repetido. Nesse caso, não há como recuperar, então a pessoa tem de entrar em contato e solicitar novo número.
- CPF nulo: acontece somente a pedido da justiça, quando há identificação de fraude ou outro tipo de crime associado à inscrição.
- CPF de titular falecido: ocorre quando a Receita federal recebe o comunicado de falecimento do titular contribuinte. Caso aconteça erro nesse caso e o titular siga ativo, deverá entrar em contato com a Receita com um comprovante de vida.
A consulta para a situação do CPF também pode ser feita pelo site da Serasa de forma simples e gratuita. É sempre bom dar uma conferida e tomar conhecimento sobre os seus dados pessoais cadastrados. A regularização, no entanto, precisa ser feita via Receita Federal.
VÍDEO: Aprenda a consultar o CPF na Serasa https://www.serasa.com.br/premium/blog/consultar-cpf-gratis/
QUAIS OS RISCOS DO CPF IRREGULAR?
A situação irregular traz inúmeros transtornos para a vida cotidiana. Até para baixar aplicativos no celular, muitas vezes os cadastros solicitam o CPF, em especial aplicativos com transações financeiras. Confira algumas situações bloqueadas para quem está sem CPF:
• Abrir conta corrente ou poupança.
• Fazer empréstimos.
• Tirar o passaporte.
• Participar de concursos públicos.
• Receber a aposentadoria.
Além disso, com o CPF suspenso, o banco pode cancelar sua conta se ultrapassar o prazo de 90 dias.
COMO MONITORAR A SITUAÇÃO DO SEU CPF?
O serviço de assinatura Serasa Premium ajuda o titular do CPF a tomar conhecimento no caso de a situação cadastral ser alterada. Isso porque o assinante recebe alertas a partir do monitoramento do número de cadastro e um relatório mensal completo. As informações enviadas são:
• consultas ao CPF: nome, CNPJ, data das consultas;
• negativações;
• aviso de dívida e protestos;
• cheques sem fundos e ações judiciais;
• empresas em seu nome;
• vazamento da Dark Web: relatório com data, qual documento vazou e local de vazamento.
Ser assinante do Premium é tomar uma atitude preventiva para estar no controle dos seus dados e da sua vida financeira. Imagine ter uma pendência e não regularizar porque não estava sabendo? Com o Premium você toma a dianteira e é alertado para agir assim que a informação é identificada no monitoramento.