O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Publicado em: 4 de outubro de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
Atualmente, sete em cada dez transações bancárias dos brasileiros são feitas pelo celular, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, organizada pela Federação Brasileira de Bancos. Para que esse alto uso de celulares aconteça, os consumidores precisam antes tornar o aparelho móvel apto a fazer as transações bancárias. Por isso, muitos se perguntam: “consigo habilitar o celular no caixa 24 horas?”.
Saiba como isso é possível e quais requisitos e etapas.
O caixa eletrônico é utilizado principalmente para que o cliente do banco possa fazer saque em dinheiro, mas esse dispositivo também tem outras funções.
Ao habilitar o uso do aparelho para transações bancárias, é preciso estar atento e tomar medidas de segurança. Além de aprender formas de se prevenir de golpes e fraudes, também é possível usar aplicativos que auxiliem em caso de roubo ou furto do aparelho.
Um deles é o Celular Seguro, lançado pelo Governo Federal esse ano, que funciona como um botão de emergência: basta acioná-lo para solicitar o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários quase que imediatamente.
As etapas para habilitar um aparelho celular poderão ser diferentes para cada instituição bancária. Mas os requisitos para o processo através de caixas eletrônicos costumam ser parecidos. No Banco do Brasil, por exemplo, as etapas para liberar dispositivos para transações online são:
Procurar um dos terminais de autoatendimento do BB (caixas eletrônicos).
Seguir o caminho: Menu Segurança > Autorização/Bloqueio de celular > Para recebimento de SMS com código de liberação.
Agora que o seu número de celular está cadastrado, você receberá por ele os códigos e links de liberação dos seus dispositivos para transações online.
Siga as etapas que aparecerão no aparelho e conclua o procedimento.
Já no caso de bancos como o Santander, que possuem sistema de biometria facial, o banco explica que o cliente poderá instalar o aplicativo do banco sem precisar ir até uma agência. Para isso, basta que a biometria esteja cadastrada. Se esse for o caso, as etapas serão:
Baixe o App Santander na loja de aplicativos do seu aparelho.
Em seguida, insira seu CPF e senha para fazer o login.
Nesta etapa, você precisa habilitar o ID via Biometria Facial.
Siga as instruções que aparecerão no aplicativo.
Pronto! O App Santander deverá estar habilitado no novo aparelho automaticamente.
Entre as vantagens de habilitar o celular para operações, está a utilização de ferramentas que autorizem transações mais altas através do celular. Um exemplo é o Mobile Forte, solução da Caixa que permite ao cliente - pessoa física e jurídica - realizar transferências, pagamentos, Pix, entre outros, pelo App Caixa com valores superiores ao limite padrão.
Para isso, o cliente deve seguir o seguinte processo:
Baixar o App Caixa.
Ir até um Caixa Eletrônico utilizando cartão da conta com chip e senha da conta.
Desbloquear o uso do app do banco no aparelho através do caixa eletrônico.
Agora, no app procure pela opção “Meus limites” e “Deste celular”.
Clique em “Aumentar limites” digite sua Senha de Transação e clique em “Continuar”.
Com as instruções do celular em mãos, vá até um caixa 24 horas para ativar o novo limite.
Leve o celular cadastrado até um dos terminais, pois a leitura do QR Code poderá ser solicitada.
No Caixa Eletrônico, insira o seu cartão da conta com chip e, automaticamente, a tela "Desbloqueio de Dispositivos" será apresentada.
A liberação do novo limite ocorrerá no prazo mínimo de 24 horas.
Observe sempre o local e o caixa eletrônico: antes de usar o caixa eletrônico, é importante se certificar de que o ambiente ao seu redor está seguro. Se houver pessoas suspeitas por perto ou o caixa eletrônico parecer não estar em boas condições ou tiver dispositivo ou acessório estranho, desconfie.
Cubra o teclado ao digitar sua senha: use uma mão para cobrir o teclado enquanto digita sua senha. Isso ajuda a proteger suas informações de possíveis olheiros ou câmeras instaladas para capturar suas credenciais.
Recuse a ajuda de estranhos: se alguém oferecer ajuda para usar o caixa eletrônico, recuse e termine sua transação sozinho. Essa oferta pode ser sinal de tentativa de fraude e de obter acesso às suas informações bancárias.
Prefira usar caixas eletrônicos em locais bem iluminados e movimentados: é melhor usar caixas eletrônicos localizados em áreas bem iluminadas e movimentadas, como dentro de agências bancárias ou shoppings. Esses locais têm menos chances de ser o alvo de atividades fraudulentas.
Cheque seu extrato com frequência para estar atento a irregularidades: após realizar a transação, verifique seu extrato bancário para garantir que todas as operações estejam corretas. Se notar qualquer transação suspeita, entre em contato com o banco imediatamente para relatar o problema.
Para manter os dados protegidos, ter uma ferramenta que monitora o CPF ou CNPJ é uma boa opção. Esse serviço é oferecido pela própria Serasa.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
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