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Consigo habilitar meu celular no caixa 24 horas

Para usar o celular em transações bancárias, é preciso habilitá-lo. Saiba como fazer isso no caixa 24 horas.

Publicado em: 4 de outubro de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresário em pé perto da caixa eletrônico e segurando um cartão de crédito

Atualmente, sete em cada dez transações bancárias dos brasileiros são feitas pelo celular, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, organizada pela Federação Brasileira de Bancos. Para que esse alto uso de celulares aconteça, os consumidores precisam antes tornar o aparelho móvel apto a fazer as transações bancárias. Por isso, muitos se perguntam: “consigo habilitar o celular no caixa 24 horas?”.

Saiba como isso é possível e quais requisitos e etapas.

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Serviços disponíveis no caixa 24 horas

O caixa eletrônico é utilizado principalmente para que o cliente do banco possa fazer saque em dinheiro, mas esse dispositivo também tem outras funções.

  • Alguns dos serviços disponíveis no caixa 24 horas que são ligados a habilitar recursos no celular são:

  • ●     desbloquear o aparelho para uso do aplicativo do banco.
  • ●     cadastrar a senha de transação (que é utilizada para confirmar as operações realizadas no aplicativo e internet banking, como pagamentos, Pix e empréstimos);
  • ●     gerar novas senhas;
  • ●     desbloquear senhas;
  • ●     ativar os serviços de SMS e notificação no app e internet banking;
  • ●     fazer a habilitação do iToken no aplicativo, entre outros.


Ao habilitar o uso do aparelho para transações bancárias, é preciso estar atento e tomar medidas de segurança. Além de aprender formas de se prevenir de golpes e fraudes, também é possível usar aplicativos que auxiliem em caso de roubo ou furto do aparelho.

Um deles é o Celular Seguro, lançado pelo Governo Federal esse ano, que funciona como um botão de emergência: basta acioná-lo para solicitar o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários quase que imediatamente.

Procedimento para habilitar o celular no caixa 24 horas

Passo a passo para habilitação

As etapas para habilitar um aparelho celular poderão ser diferentes para cada instituição bancária. Mas os requisitos para o processo através de caixas eletrônicos costumam ser parecidos. No Banco do Brasil, por exemplo, as etapas para liberar dispositivos para transações online são:

  1. Procurar um dos terminais de autoatendimento do BB (caixas eletrônicos).

  2. Seguir o caminho: Menu Segurança > Autorização/Bloqueio de celular > Para recebimento de SMS com código de liberação.

  3. Agora que o seu número de celular está cadastrado, você receberá por ele os códigos e links de liberação dos seus dispositivos para transações online.

  4. Siga as etapas que aparecerão no aparelho e conclua o procedimento.

passo a passo para habilitação com biometria facial

Já no caso de bancos como o Santander, que possuem sistema de biometria facial, o banco explica que o cliente poderá instalar o aplicativo do banco sem precisar ir até uma agência. Para isso, basta que a biometria esteja cadastrada. Se esse for o caso, as etapas serão:

  1. Baixe o App Santander na loja de aplicativos do seu aparelho.

  2. Em seguida, insira seu CPF e senha para fazer o login.

  3. Nesta etapa, você precisa habilitar o ID via Biometria Facial.

  4. Siga as instruções que aparecerão no aplicativo.

  5. Pronto! O App Santander deverá estar habilitado no novo aparelho automaticamente.

Bancos que oferecem o serviço

  • A maioria dos bancos oferece a possibilidade de habilitar o uso de celular no caixa eletrônico. Entre as principais instituições bancárias com esse serviço estão:

  • ●     Caixa Econômica Federal.
  • ●     Banco do Brasil.
  • ●     Itaú.
  • ●     Santander.
  • ●     Bradesco.

Requisitos necessários para habilitação

  • Entre os requisitos principais estão:

  • ●     estar com o cartão com chip em mãos e saber a senha de uso do próprio cartão.
  • ●     no caso de habilitar o iToken, é preciso estar também com o próprio celular, além de ter o aplicativo do banco instalado no aparelho.
  • ●     para bancos que têm o recurso, ter a biometria facial cadastrada previamente no banco.

Vantagens de habilitar o celular no caixa 24 horas

Entre as vantagens de habilitar o celular para operações, está a utilização de ferramentas que autorizem transações mais altas através do celular. Um exemplo é o Mobile Forte, solução da Caixa que permite ao cliente - pessoa física e jurídica - realizar transferências, pagamentos, Pix, entre outros, pelo App Caixa com valores superiores ao limite padrão.

Para isso, o cliente deve seguir o seguinte processo:

  1. Baixar o App Caixa.

  2. Ir até um Caixa Eletrônico utilizando cartão da conta com chip e senha da conta.

  3. Desbloquear o uso do app do banco no aparelho através do caixa eletrônico.

  4. Agora, no app procure pela opção “Meus limites” e “Deste celular”.

  5. Clique em “Aumentar limites” digite sua Senha de Transação e clique em “Continuar”.

  6. Com as instruções do celular em mãos, vá até um caixa 24 horas para ativar o novo limite.

  7. Leve o celular cadastrado até um dos terminais, pois a leitura do QR Code poderá ser solicitada.

  8. No Caixa Eletrônico, insira o seu cartão da conta com chip e, automaticamente, a tela "Desbloqueio de Dispositivos" será apresentada.

  9. A liberação do novo limite ocorrerá no prazo mínimo de 24 horas.

Dicas de segurança ao usar o caixa 24 horas

  1. Observe sempre o local e o caixa eletrônico: antes de usar o caixa eletrônico, é importante se certificar de que o ambiente ao seu redor está seguro. Se houver pessoas suspeitas por perto ou o caixa eletrônico parecer não estar em boas condições ou tiver dispositivo ou acessório estranho, desconfie.

  2. Cubra o teclado ao digitar sua senha: use uma mão para cobrir o teclado enquanto digita sua senha. Isso ajuda a proteger suas informações de possíveis olheiros ou câmeras instaladas para capturar suas credenciais.

  3. Recuse a ajuda de estranhos: se alguém oferecer ajuda para usar o caixa eletrônico, recuse e termine sua transação sozinho. Essa oferta pode ser sinal de tentativa de fraude e de obter acesso às suas informações bancárias.

  4. Prefira usar caixas eletrônicos em locais bem iluminados e movimentados: é melhor usar caixas eletrônicos localizados em áreas bem iluminadas e movimentadas, como dentro de agências bancárias ou shoppings. Esses locais têm menos chances de ser o alvo de atividades fraudulentas.

  5. Cheque seu extrato com frequência para estar atento a irregularidades: após realizar a transação, verifique seu extrato bancário para garantir que todas as operações estejam corretas. Se notar qualquer transação suspeita, entre em contato com o banco imediatamente para relatar o problema.

Saiba como monitorar o CPF 24 horas por dia

Para manter os dados protegidos, ter uma ferramenta que monitora o CPF ou CNPJ é uma boa opção. Esse serviço é oferecido pela própria Serasa.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

  • O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web.  


A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. 

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*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

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