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Como consultar boletim de ocorrência pelo CPF

Consultar um boletim de ocorrência pelo CPF pode ser um processo feito de casa. Saiba como.

Atualizado em: 6 de setembro de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 7 minutos

Texto de: Time Serasa

Homem trabalhando em seu laptop

Ser vítima de um furto, sofrer um acidente de trânsito ou perder um documento nunca é uma experiência agradável. Nessas horas, um dos primeiros passos é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na polícia, um documento essencial para formalizar os detalhes do que aconteceu e garantir que as devidas providências sejam tomadas.

Entenda aqui o que é BO, quando e como fazer e como consultar Boletim de Ocorrência pelo CPF.

O que é boletim de ocorrência

O Boletim de Ocorrência, ou simplesmente BO é um documento oficial que formaliza a comunicação de um crime ou incidente às autoridades policiais competentes. Ele descreve o que aconteceu, os detalhes do ocorrido (como o dia, horário e local) e quem são as pessoas envolvidas. É, portanto, uma importante ferramenta para assegurar que o Estado tome conhecimento disso e possa agir para proteger o cidadão e buscar respostas e justiça.

  • O BO tem diversas finalidades. Ele é essencial para:
  •  
  • ●       iniciar investigações policiais;
  • ●       permitir que medidas de segurança sejam tomadas;
  • ●       servir como prova documental em processos judiciais ou administrativos;
  • ●       auxiliar na recuperação de bens roubados ou extraviados;
  • ●       permitir a solicitação de segunda via de documentos perdidos ou furtados;
  • ●       ser utilizado por companhias de seguro em casos de sinistros.

 

Ele pode ser feito por qualquer cidadão que tenha sido vítima, testemunha ou tenha conhecimento de um fato relevante. Além disso, a própria polícia pode fazer o registro ao atender a chamados ou ao patrulhar determinadas áreas.

O BO pode ser feito de forma presencial ou online, dependendo da natureza da ocorrência e das regras de cada Estado.

Assista | Celular ou documentos perdidos: o que fazer?

Situações em que o BO pode ser feito

Inúmeras situações do dia a dia podem levar ao registro de um BO. Ele pode ser utilizado tanto para relatar crimes como para registrar ocorrências que necessitam de comprovação formal.

  • Entre as situações mais comuns estão:
  •  
  • ●       furto ou roubos;
  • ●       ofensas;
  • ●       ameaças;
  • ●       estelionato e agressões;
  • ●       apropriação indébita;
  • ●       dano causado por fenômenos da natureza;
  • ●       desacato;
  • ●       acidentes de trânsito sem feridos e vítimas fatais;
  • ●       maus tratos contra animais;
  • ●       perturbação;
  • ●       abandono do lar;
  • ●       desaparecimento de pessoas;
  • ●       perda ou extravio de documentos e objetos;
  • ●       danos ao patrimônio.

 

Em todas essas situações, o BO pode ser registrado de forma online pela pessoa, eliminando a necessidade de deslocamento até uma delegacia, como era feito no passado. Essa facilidade trouxe mais agilidade e acessibilidade ao processo.

No entanto, apesar dessa facilidade, alguns casos mais graves ainda exigem o comparecimento presencial. Isso acontece porque determinadas ocorrências requerem a coleta de provas, depoimentos presenciais e até exames periciais para garantir uma investigação adequada.

  • Entre as situações que não podem ser registradas online estão:
  •  
  • ●       assassinato;
  • ●       latrocínio (roubo com morte);
  • ●       estupro;
  • ●       sequestro;
  • ●       casos envolvendo arma de fogo, munições e explosivos;
  • ●       crimes contra menores de idade, como abuso infantil e exploração sexual;
  • ●       roubo a banco;
  • ●       roubo e furto de veículos;
  • ●       fraudes bancárias e crimes cibernéticos complexos, que necessitam de investigação especializada;
  • ●       violência doméstica grave, que exige medidas protetivas imediatas;
  • ●       casos que envolvem flagrantes, onde é necessário acionamento imediato da polícia.

 

Para esses casos, a orientação é procurar a delegacia mais próxima ou, em situações de emergência, acionar a polícia pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil).

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Onde fazer o BO

  • O registro do BO pode ser feito online ou presencial, a depender do tipo de ocorrência. Os órgãos responsáveis incluem:
  •  
  • ●       Polícia Civil: responsável pelo registro da maioria dos BOs, pois é quem possui poder de investigar os crimes e encontrar sua solução;
  • ●       Polícia Militar: responsável por prevenir e evitar crimes que estejam acontecendo naquele momento, podendo registrar alguns tipos de BOs que dizem respeito àquela situação imediata;
  • ●       Polícia Rodoviária Federal (PRF): responsável por ocorrências em rodovias federais;
  • ●       Polícia Rodoviária Estadual (PRE): responsável por ocorrências nas rodovias estaduais.

Como fazer e consultar boletim de ocorrência online?

O Boletim de Ocorrência pode ser feito no site da Polícia Civil de cada Estado. Como a atuação dela é local, cada Estado possui sua própria Delegacia Virtual para receber o registro de fatos que aconteceram dentro de seu território. Assim, se o fato aconteceu em São Paulo, por exemplo, o BO não poderá ser registrado no sistema do Rio de Janeiro, mesmo que a vítima resida lá.

  • Em geral, o processo de registro pode variar conforme cada Delegacia Virtual, mas geralmente envolve os seguintes passos:
  •  
  • ●       selecionar o tipo de ocorrência entre as opções oferecidas no site;
  • ●       preencher os dados solicitados, que vão de informações pessoais dos envolvidos, detalhes da vítima e contatos de possíveis testemunhas;
  • ●       relatar o fato de maneira detalhada e clara;
  • ●       anexar documentos que ajudam a provar o que está sendo dito, como comprovantes em geral, fotos e vídeos;
  • ●       finalizar o registro e guardar o número de protocolo do BO e o e-mail de confirmação.
  •  
  • O endereço dos sites da Delegacia Virtual de cada Estado são:


Quem pode ter acesso a um BO?

  • Os boletins de ocorrência contêm informações sensíveis, e por isso, seu acesso é regulamentado e pode ser restrito. Em geral, têm permissão para consultar um BO:
  •  
  • ●       a pessoa que fez o registro;
  • ●       as partes envolvidas na ocorrência, como a vítima, o acusado e outros;
  • ●       policiais responsáveis pela investigação, juízes e promotores, conforme a necessidade do processo;
  • ●       advogados com procuração.
  •  
  • Essas restrições visam proteger a privacidade e a segurança das partes envolvidas, garantindo que o acesso seja feito de forma adequada e legal.

Como consultar boletim de ocorrência pelo CPF

Para saber como verificar se há um BO registrado em seu nome, a opção é consultar o boletim de ocorrência pelo CPF diretamente no site da Delegacia Virtual de cada Estado. Assim, é possível checar se existe algum BO registrado contra você e também acompanhar o andamento das investigações.

Para acessar os dados no site, é necessário informar o CPF, e em alguns casos, também o número do BO que se deseja consultar. Caso não lembre, alguns sites oferecem a opção de enviar essa informação para o e-mail cadastrado no momento do registro. Já quem não sabe o número, será necessário entrar em contato com a polícia para fazer a solicitação.

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