Golpe do leilão falso: como identificar para não cair?
Golpe do leilão falso: como identificar para não cair?Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Atualizado em: 7 de abril de 2025
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 4 minutosTexto de: Time Serasa
Manter-se informado sobre quem consulta seu CPF é essencial para preservar sua reputação financeira e evitar possíveis fraudes. Afinal, muitas consultas em um curto intervalo de tempo podem impactar seu Serasa Score e dificultar o acesso a crédito. Entenda como essas consultas funcionam, como proceder em casos de contestação e o que fazer se o seu CPF estiver em situação irregular.
Sempre que uma empresa consulta seu CPF, essa informação fica registrada em seu histórico de crédito. Quando há diversas consultas em um curto espaço de tempo, podem ocorrer impactos negativos na sua pontuação de crédito – pois o mercado pode enxergar que você está buscando crédito com frequência ou em situações desconhecidas. Além disso, ter conhecimento de quem consultou ajuda a identificar movimentações suspeitas, como tentativa de fraudes e o uso indevido de dados.
A contestação ocorre quando você questiona uma consulta que não reconhece ou considera indevida. No passado, os assinantes do Serasa Premium contavam com um serviço específico para disputar consultas não autorizadas dentro do aplicativo ou site da Serasa. Hoje, essa funcionalidade não está mais disponível.
Sim, as empresas podem consultar o CPF de um consumidor sem autorização prévia e sempre que houver interesse legítimo em avaliar o risco de crédito ou verificar a situação financeira. Isso acontece, por exemplo, quando você solicita um empréstimo, compra a prazo ou faz um seguro.
Entretanto, se você nunca teve relação comercial com determinada empresa e mesmo assim houve consulta, vale checar diretamente com ela para entender os motivos e verificar se não houve uso indevido dos seus dados.
Para acompanhar as consultas ao seu CPF, é recomendável usar ferramentas de monitoramento, como o Serasa Premium, que envia alertas por SMS e e-mail sempre que uma nova empresa acessa seu histórico de crédito. Se desconfiar de movimentações incomuns, entre em contato com o time de atendimento e verifique possíveis ações para regularizar sua situação.
Atualmente, não existe mais um serviço de contestação de consulta diretamente pela Serasa.
Quando você contesta uma consulta por não reconhecê-la, a empresa ou a Serasa poderão remover esse registro do seu histórico, desde que fique comprovado que foi indevida ou fruto de fraude.
Porém, vale destacar: mesmo removendo a consulta, não há ganho automático de pontos no Serasa Score.
Antes de decidir pela exclusão do histórico de consultas, avalie bem se isso é realmente benéfico para você. Um “perfil fantasma” – sem registros recentes – pode dificultar a análise de crédito no futuro, pois as empresas não terão informações suficientes para avaliar seu comportamento de pagamento.
Manter-se sempre informado sobre as consultas ao seu CPF, acompanhar as movimentações e agir imediatamente em caso de operações suspeitas é fundamental para proteger seu nome no mercado e manter um bom relacionamento com as instituições financeiras.
Para quem deseja manter o controle sobre as consultas ao CPF e ter maior segurança contra fraudes, o Serasa Premium oferece ferramentas de monitoramento que avisam em tempo real sempre que seu documento for utilizado!
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Não encontrou a resposta para sua dúvida?
Ir para a Central de AjudaData de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura