Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Criar Senhas Seguras

Como criar senhas seguras e memorizá-las?

Confira ferramentas para criar senhas seguras e fáceis de lembrar. Dicas ajudam a se proteger de golpes.

Publicado em: 23 de abril de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Login e senha, conceito de segurança cibernética, proteção de dados e acesso à internet protegido

Pense em um serviço que precisa realizar, ou pelo menos agendar, com agilidade e sem sair de casa. Provavelmente haverá a opção de fazer essa tarefa de forma online. E para tornar isso possível, as senhas são como as chaves da porta de entrada para cada tipo de serviço ou site. Daí a importância na hora de criar essas chaves de segurança. Este texto traz um guia prático de como criar senhas seguras.

Esse passo a passo vai ser útil em momentos como na hora de escolher senhas para serviço bancário e até para incluir senha em aplicativos de comunicação como o WhatsApp, aumentando a segurança do usuário contra fraudes. Vamos, então, ao guia:

O que é uma senha forte

Senhas fortes são aquelas mais difíceis de serem adivinhadas por outras pessoas e até por sistemas virtuais. Por isso, elas são capazes de proteger contas online contra hackers. Isso porque esses códigos usam alguns recursos que dificultam que os criminosos descubram sua sequência.

  • Algumas características de senhas mais seguras são:
  • ●     Serem longas: você já tentou usar uma senha e o próprio site te avisou que ela curta demais? Pois é, quanto menos caracteres, menor a possibilidade de combinação entre eles e, por isso, mais fácil é de adivinhar a senha.
  • ●     Terem caracteres diversos: Os caracteres podem ser letras, números ou símbolos como o $ (cifrão), por exemplo. Quanto mais tipos de caracteres a senha tiver, mais forte ela será. Isso ajuda a senha a ser menos previsível, e pode ser requisito em alguns sites que obrigam o usuário a incluir pelo menos um símbolo (também chamado de caracteres especiais) e uma letra maiúscula.
  • ●     Ser única: Ou seja, criar apenas uma senha forte não basta. Em um mundo onde precisamos de chaves de segurança para tantos acessos diferentes, é preciso também pensar em soluções exclusivas para cada login. Dessa forma, se uma de suas senhas for descoberta, o usuário ainda estará com as demais contas protegidas.


E como criar senhas seguras, mas que ainda assim estejam de fácil acesso para memorizar e tê-las na ponta dos dedos sempre que precisar?

Assista | Sempre Alerta: Como fugir de senhas padrões

Senha segura, mas que dê para lembrar

  • Se criar uma senha complexa é preciso, lembrar dela é um item ainda mais indispensável. Afinal, não adianta ter uma chave de segurança incrível e esquecer qual é, certo? Por isso, existem algumas técnicas de memorização que podem auxiliar nessa tarefa, como por exemplo:
  • ●     Siglas ou abreviações: as siglas são formadas pela letra inicial de cada palavra em um conjunto. Um exemplo é UFMG, que é a sigla para Universidade Federal de Minas Gerais. Esse método pode ser usado para decorar uma senha, desde que não seja tão simples quanto uma sigla que já existe. Uma sugestão é o usuário criar sua própria sigla a partir de uma frase aleatória (mas que ele possa lembrar). Por exemplo: Vou Buscar Meu Filho Na Escola Todo Dia às 14h45, que se torna a senha VBMFNETDa14*45.
  • ●     Combinação de informações: Outra solução é usar aqueles conhecimentos que ainda não tinham tanta utilidade, mas já estavam aí armazenados na sua memória, sabe? Por exemplo, uma senha que contenha o número de álbuns da sua banha preferida, outro com o número de shows que você já foi, e mais as iniciais de cada um dos integrantes e um caractere especial para finalizar.
  • ●     Visualização: Se você é uma pessoa que tem mais facilidade de aprender com imagens, provavelmente esse será um bom caminho para decorar uma senha. Pensar no formato dos símbolos e no todo que a senha forma pode ser útil. Por exemplo, com uma senha que contenha diferentes caracteres com linhas retas como: TIL-zw7.
  • ●     Associação: essa técnica funciona conectando uma nova informação a algo que a pessoa já conhece. Por exemplo, ao criar uma senha que seja uma sequência aleatória de números e letras, será preciso buscar lógica nesses caracteres. Seja cada letra representar a primeira letra do nome de alguém que a pessoa já conhece, ou os números serem linkados a uma data em especial, por exemplo.

Gestão e geração de senhas:

Existem hoje aplicativos responsáveis por gerenciar senhas. Como funciona? O usuário precisa criar e memorizar apenas a senha deste app que vai funcionar como a porta de entrada para todos os demais logins que precisarem ser feitos.

Se quiser saber mais, leia aqui um artigo completo sobre gerenciador de senhas e por que usar.

Os gerenciadores de senhas podem ser utilizados em celulares com aplicativos compativos com Android ou Iphone, em sites nos navegadores acessados também em computadores, e até em extensões.

  • Abaixo, confira alguns exemplos que estão entre os mais baixados:
  • ●     Dashlane.
  • ●     Bitwarden.
  • ●     Google Authenticator.
  • ●     Kaspersky Password Manager.
  • ●     LastPass.

Geradores de senhas

Há, ainda, sites que ajudam a pessoa a criar uma chave de segurança aleatórias de forma automatizada. Entre eles, o do Avast. O gerador de senhas é gratuito e feito pela empresa que é especializada em cibersegurança. Ele usa uma base criada por aleatoriedade matemática de um algoritmo para criar senhas realmente seguras e aleatórias.

Outra opção vem do próprio Google, que também conta com uma função parecida. Nesse caso, é possível pedir que o Chrome, navegador do Google, crie e salve uma senha forte para suas contas on-line pelo computador ou celular.

Segurança e monitoramento de dados

Além de todas os cuidados com as senhas, também é preciso estar atento ao vazamento de dados.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

  • O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web.  


A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. 

serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados