Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicar
Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicarData de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Atualizado em: 25 de fevereiro de 2025
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
O Dia da Internet Segura destaca a importância de sabermos como explorar o mundo digital de forma conscientizada e segura. A iniciativa global busca informar sobre os perigos e cuidados que devemos ter ao utilizar a internet.
Ao promover a educação digital, a data incentiva o uso responsável da tecnologia e contribui para a criação de um ambiente online mais seguro para todos.
O Dia da Internet Segura surgiu em 2004 na União Europeia por meio da Rede Insafe — uma rede de organizações que promove o uso seguro e ético da internet.
O objetivo principal da data é mobilizar e sensibilizar a sociedade civil para tornar o ambiente virtual mais responsável, consciente e seguro através da educação digital. O evento também informa sobre os perigos que os usuários podem encontrar na internet.
O Dia Internacional da Internet Segura é celebrado anualmente em fevereiro, geralmente na segunda terça-feira do mês. Correm diversas iniciativas, campanhas, palestras e encontros em mais de 200 países.
Embora a internet seja uma ferramenta poderosa para comunicação, informação, trabalho e entretenimento, ela também apresenta diversos riscos. O cyberbullying, fake news (notícias falsas), conteúdos impróprios e os crimes cibernéticos são apenas alguns exemplos.
Os golpes e fraudes online estão mais sofisticados por explorar novas tecnologias e a crescente digitação dos serviços. Destacamos os principais a seguir.
O phishing consiste no envio de e-mails, mensagens de texto e links falsos se passando por bancos, empresas conhecidas — um exemplo é o golpe da suspensão da CNH — ou pessoas próximas.
O objetivo desta abordagem é obter dados pessoais e financeiros, como senhas e números de cartão de crédito.
A engenharia social são técnicas de manipulação psicológica para enganar as vítimas. Os golpes costumam criar um senso de urgência para que as vítimas revelem informações confidenciais ou realizem pagamentos.
Um exemplo disso são os golpes de WhatsApp e da falsa central de atendimento.
Os criminosos estabelecem relacionamentos virtuais com as vítimas e ganham sua confiança. Depois, solicitam dinheiro ou informações pessoais. Este tipo de golpe é conhecido como scammer.
Outra abordagem são os perfis de falsas lojas nas redes sociais. Eles podem realizar vendas fraudulentas diretamente na plataforma ou direcionar para um site próprio ou que imita uma marca conhecida.
As práticas de golpes online podem se parecer assustadoras, mas é possível se proteger adotando medidas simples e essenciais para minimizar os riscos de exposição de tais crimes. Conheça as principais:
Crie senhas fortes e complexas para cada uma das contas online que possui. O recomendado é utilizar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres.
Evite usar informações pessoais óbvias, como datas de nascimento ou nomes de familiares. Para lembrar todas as senhas, considere utilizar um gerenciador de senhas.
Habilite o recurso de autenticação de dois fatores sempre que for possível nos aplicativos e sites. Esse método adicionar uma camada extra de segurança, pois exige uma segunda forma de verificação além da senha.
O código de autenticação pode ser enviado via SMS, e-mail ou para um aplicativo dedicado para isso, como o Google Authenticator.
Desconfie de comunicações que solicitam informações pessoais ou financeiras, especialmente se contiverem links ou anexos.
Verifique a autenticidade do remetente, principalmente se utilizam o nome de uma empresa ou órgão conhecido, e evite clicar em links desconhecidos.
Certifique-se de que o sistema operacional, aplicativos e programas de segurança de celulares, tablets e computadores estejam sempre atualizados.
Muitas vezes, as atualizações lançadas incluem correções para vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos.
As conexões de Wi-Fi públicas podem ser menos seguras e mais suscetíveis a interceptações de terceiros. Uma medida de proteção, neste caso, é utilizar uma Rede Virtual Privada (conhecida como VPN) para aumentar a segurança.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 20 de março de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 13 de março de 20258 minutos de leitura