O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Atualizado em: 11 de dezembro de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Com a agenda de fim de ano cada vez mais apertada, cresce o número de pessoas que compram os presentes natalinos no e-commerce. Essa opção requer segurança nas compras, mudança de hábitos e cuidados especiais para não cair em golpes.
Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box indicou o comportamento do consumidor em relação ao varejo nos últimos 12 meses. Quando os entrevistados foram perguntados sobre a modalidade de compras preferida, o e-commerce levou a melhor: 46% dos participantes preferem comprar pela internet em relação a lojas físicas.
As compras online em sites e lojas virtuais foram a escolha de 77% dos consumidores neste ano de 2023, superando as compras em lojas físicas, com 67% de preferência. Outro destaque foram as compras feitas em aplicativos, com a preferência de 45% dos participantes.
Leia também I Como fugir dos golpes nos marketplaces
Quanto mais as compras migram das lojas físicas para os espaços de internet, mais os cibercriminosos aperfeiçoam os golpes das compras de Natal. Por isso a pergunta “como ter segurança na compra?” se torna recorrente.
Apesar de a estratégia de enganar os consumidores e cometer fraudes ser a mesma todos os anos, as táticas mudam e se aperfeiçoam. A abordagem dos golpes utiliza linguagem persuasiva para convencer as vítimas a clicar em um site falso, baixar um arquivo malicioso, preencher um cadastro falso.
Leia também I Compras de Natal: dicas para economizar nessa época de Natal
Para realizar as compras com segurança, praticidade e eficiência no Natal, é preciso proteger os dados financeiros, saber de quem está comprando e não clicar em qualquer link enviado por e-mail ou mensagem. Confira as dicas:
Caso opte por pagar em cartão de crédito, use o número do cartão online, aquele com código de verificação temporário. Se fizer por Pix, tenha certeza de que a operação do aplicativo está protegida. Ative a proteção do aplicativo da instituição com reconhecimento facial, senha biométrica ou qualquer outro método oferecido. Além disso, siga os passos recomendados pela Febraban para proteger as informações financeiras:
Leia também I Dicas para economizar nas compras de Natal
Os sites de redes sociais se transformaram em espaços de mídia e de comercialização. Entre um post de amigo ou uma mensagem de trabalho no WhatsApp, o consumidor recebe uma oferta de produto à venda. A promoção parece ótima e ele decide fazer uma compra por ali mesmo. Parece “mais prático e mais rápido”.
Porém, o golpe do falso perfil de mídias sociais tem sido muito comum e cada vez mais difícil de ser identificado. Só no Instagram há pelo menos três tipos de golpes identificados. Acontece ainda de os criminosos imitarem o site de uma empresa autêntica ou criarem uma loja fantasma para roubar os dados das vítimas.
Para não cair nos golpes digitais, a regra é desconfiar e buscar a certificação da origem da oferta, além de seguir as dicas:
Entre um e outro e-mail ou mensagens de grupos no celular, chegam links de origem desconhecida. Mesmo quando enviado por um conhecido do grupo, não significa que o destino do link seja seguro. Pelo contrário, como os golpes fazem apelos persuasivos, muitos consumidores, convencidos do bom negócio, repassam o golpe. Na dúvida, pergunte ao amigo se ele confia e conhece o remetente.
No e-mail é preciso desconfiar de apelos de urgência, promoções imperdíveis, atraso, escassez, características da estratégia de phishing. Esse tipo de mensagem traz links maliciosos para direcionar o usuário a acessar sites falsos ou baixar automaticamente arquivos que podem danificar a máquina ou instalar softwares espiões.
No caso de receber um e-mail com uma oferta de Natal ótima e ficar em dúvida se é verdadeiro, a primeira dica é verificar o endereço do remetente. Um e-mail original de empresa possui depois da @ o domínio oficial da empresa: contas@dominiooficial.com.br.
Confira também se no corpo do texto há canais de contato e, se houver, opte pela confirmação por outro meio antes de prosseguir. Os erros de português na mensagem também são um indicativo suspeito, pois grandes empresas têm filtros de qualidade e padronização de mensagens e dificilmente vão deixar escapar erros grosseiros.
Ao seguir as dicas, as compras online de final de ano podem trazer só alegria e nada de preocupação.
Para fechar as dicas, fica uma sugestão de presente de Natal: a assinatura do Serasa Premium. Entenda as vantagens.
Há casos nos quais o monitoramento da situação do CNPJ e CPF podem ajudar no controle da vida financeira das pessoas físicas, pois o consumidor poderá detectar rapidamente movimentações suspeitas em sua documentação.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura