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Como saber se meu e-mail foi vazado?

Verificar se o e-mail foi vazado é uma medida importante para aumentar a segurança dos dados pessoais na internet.

Publicado em: 2 de outubro de 2023

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Alerte a caixa de entrada de e-mail e vírus de spam com aviso para notificação sobre proteção de segurança de cartas da Internet, lixo eletrônico e lixo eletrônico e informações comprometidas

A proteção das informações de e-mail é fundamental em razão dos golpes digitais praticados na internet. Por isso, muita gente se pergunta: “como saber se o meu e-mail foi vazado?”. Isso porque os vazamentos de e-mail representam uma ameaça à privacidade e à integridade das comunicações digitais.

A preocupação é pertinente porque e-mails frequentemente contêm informações sensíveis, como dados pessoais, financeiros ou comerciais. Quando essas informações são acessadas por pessoas mal-intencionadas, podem ser usadas para finalidades ilícitas, como fraudes financeiras, roubo de identidade e extorsão. 

Além disso, um vazamento de e-mail corporativo pode expor não apenas o indivíduo, mas também uma empresa e as estratégias de negócios, segredos comerciais e informações confidenciais, e assim prejudicar a competitividade e afetar negativamente as operações. Outro ponto importante é que, quando mensagens privadas, conversas ou documentos confidenciais vazam, prejudicam a imagem e a confiança do público nas pessoas e nas organizações.

Leia também I Vazamento de dados: saiba como prevenir

Sinais de alerta para saber se o e-mail foi vazado

Os vazamentos de e-mail também podem servir como ponto de entrada para golpes digitais. Hackers podem utilizar informações obtidas em e-mails para realizar fraudes financeiras, phishing ou mesmo para explorar vulnerabilidades em sistemas de segurança aos quais o e-mail está associado. 

Por isso, a proteção das informações de e-mail é crucial para salvaguardar a privacidade, a segurança e a reputação das partes envolvidas. Estar alerta para sinais de vazamento é importante. Confira alguns desses sinais:

  • ●      Mensagens não enviadas ou não reconhecidas: mensagens na caixa de saída não realizadas pelo titular pode ser um sinal de invasão de terceiros na conta.
  • ●      Atividade de login suspeita: verifique as atividades recentes de login na conta. Acessos de locais ou dispositivos desconhecidos são sinais de invasão e acesso à conta ilegalmente.
  • ●      Recebimento de e-mails de redefinição de senha não solicitados: essa atividade é mais que sinal, é confirmação de invasão. Ao receber e-mail de redefinição de senha ou confirmação de alteração de senha não realizada pelo titular, denuncie ao provedor e inicie a recuperação do e-mail.
  • ●      Mensagens de spam enviadas: quando os contatos avisarem sobre receber mensagens de spam ou phishing de sua conta de e-mail, é um provável sinal de comprometimento.
  • ●      Aparência de mensagens suspeitas na pasta "Itens enviados": verifique essa pasta e confira se há mensagens suspeitas enviadas da conta sem consentimento do titular.
  • ●      Notificações de atividade de login de segurança da provedora de e-mail: muitas provedoras de e-mail enviam notificações de atividade de login suspeita. Nesse caso, verifique imediatamente a segurança da conta.

 

Leia também I Dark web: saiba como verificar o vazamento de dados

Assista I Celular ou documento perdido: o que fazer

O que fazer caso tenha o e-mail vazado

Caso os sinais de alerta sejam verificados, é importante agir rapidamente para proteger a conta. As principais ações são:

  • ●      alterar a senha imediatamente;
  • ●      revisar e reverter configurações não autorizadas;
  • ●      entrar em contato com o suporte técnico do provedor de e-mail;
  • ●      também é recomendável tomar medidas adicionais para garantir a segurança da conta, como usar criptografia e autenticação de dois fatores no e-mail.

 

Confira o passo a passo para essas ações: 

  1. Identifique o vazamento: a confirmação deve ser feita na identificação dos sinais de alerta, como atividades não autorizadas na conta ou mensagens suspeitas sendo enviadas.


  2. Acesse a conta: tente acessar a conta de e-mail de outro dispositivo diferente de onde está logado para avaliar se a senha foi alterada. Se não for possível acessar a conta, denuncie para o provedor do e-mail.


  3. Redefina a senha: se for possível acessar a conta, redefina a senha imediatamente. Certifique-se de criar uma senha forte e única que não tenha sido usada anteriormente.


  4. Verifique as configurações: após recuperar o acesso à conta, verifique as configurações da conta e as informações de contato associadas para garantir não terem sido modificadas por terceiros.


  5. Analise os danos: avalie quais informações ou mensagens foram afetadas pelo vazamento. Isso ajudará a determinar a extensão do problema e quais medidas adicionais podem ser necessárias.


  6. Notifique os contatos: caso mensagens de spam ou phishing tenham sido enviadas a partir da conta comprometida, é aconselhável notificar os contatos sobre o incidente para evitar danos a terceiros.


  7. Ative a autenticação de dois fatores: reforce a segurança da conta ativando a autenticação de dois fatores, se ainda não estiver habilitada. Isso tornará mais difícil para terceiros não autorizados acessar a conta.


  8. Verifique outras contas: confira se a mesma senha não é usada em outras contas online. Se for o caso, altere as senhas dessas contas para evitar comprometimentos adicionais.


  9. Relate o incidente: se o vazamento envolver informações sensíveis ou tiver sérias implicações, considere relatar o incidente às autoridades competentes e à provedora de e-mail para investigação adicional.


  10. Melhore a segurança digital: como medida preventiva, reveja as práticas de segurança digital e adote medidas adicionais, como utilização de senhas únicas para cada conta, manutenção regular da segurança dos dispositivos e a assinatura Serasa Premium, para monitoramento de vazamentos de dados.

     

    Leia também I Verificação em duas etapas: como e por que proteger suas contas

Monitore seu e-mail com Serasa Premium e aumente sua segurança

Lidar com um vazamento de e-mail pode ser um processo desafiador, mas há medidas preventivas para ajudar a minimizar os danos. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

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