O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Publicado em: 2 de outubro de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A proteção das informações de e-mail é fundamental em razão dos golpes digitais praticados na internet. Por isso, muita gente se pergunta: “como saber se o meu e-mail foi vazado?”. Isso porque os vazamentos de e-mail representam uma ameaça à privacidade e à integridade das comunicações digitais.
A preocupação é pertinente porque e-mails frequentemente contêm informações sensíveis, como dados pessoais, financeiros ou comerciais. Quando essas informações são acessadas por pessoas mal-intencionadas, podem ser usadas para finalidades ilícitas, como fraudes financeiras, roubo de identidade e extorsão.
Além disso, um vazamento de e-mail corporativo pode expor não apenas o indivíduo, mas também uma empresa e as estratégias de negócios, segredos comerciais e informações confidenciais, e assim prejudicar a competitividade e afetar negativamente as operações. Outro ponto importante é que, quando mensagens privadas, conversas ou documentos confidenciais vazam, prejudicam a imagem e a confiança do público nas pessoas e nas organizações.
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Os vazamentos de e-mail também podem servir como ponto de entrada para golpes digitais. Hackers podem utilizar informações obtidas em e-mails para realizar fraudes financeiras, phishing ou mesmo para explorar vulnerabilidades em sistemas de segurança aos quais o e-mail está associado.
Por isso, a proteção das informações de e-mail é crucial para salvaguardar a privacidade, a segurança e a reputação das partes envolvidas. Estar alerta para sinais de vazamento é importante. Confira alguns desses sinais:
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Caso os sinais de alerta sejam verificados, é importante agir rapidamente para proteger a conta. As principais ações são:
Confira o passo a passo para essas ações:
Identifique o vazamento: a confirmação deve ser feita na identificação dos sinais de alerta, como atividades não autorizadas na conta ou mensagens suspeitas sendo enviadas.
Acesse a conta: tente acessar a conta de e-mail de outro dispositivo diferente de onde está logado para avaliar se a senha foi alterada. Se não for possível acessar a conta, denuncie para o provedor do e-mail.
Redefina a senha: se for possível acessar a conta, redefina a senha imediatamente. Certifique-se de criar uma senha forte e única que não tenha sido usada anteriormente.
Verifique as configurações: após recuperar o acesso à conta, verifique as configurações da conta e as informações de contato associadas para garantir não terem sido modificadas por terceiros.
Analise os danos: avalie quais informações ou mensagens foram afetadas pelo vazamento. Isso ajudará a determinar a extensão do problema e quais medidas adicionais podem ser necessárias.
Notifique os contatos: caso mensagens de spam ou phishing tenham sido enviadas a partir da conta comprometida, é aconselhável notificar os contatos sobre o incidente para evitar danos a terceiros.
Ative a autenticação de dois fatores: reforce a segurança da conta ativando a autenticação de dois fatores, se ainda não estiver habilitada. Isso tornará mais difícil para terceiros não autorizados acessar a conta.
Verifique outras contas: confira se a mesma senha não é usada em outras contas online. Se for o caso, altere as senhas dessas contas para evitar comprometimentos adicionais.
Relate o incidente: se o vazamento envolver informações sensíveis ou tiver sérias implicações, considere relatar o incidente às autoridades competentes e à provedora de e-mail para investigação adicional.
Melhore a segurança digital: como medida preventiva, reveja as práticas de segurança digital e adote medidas adicionais, como utilização de senhas únicas para cada conta, manutenção regular da segurança dos dispositivos e a assinatura Serasa Premium, para monitoramento de vazamentos de dados.
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Lidar com um vazamento de e-mail pode ser um processo desafiador, mas há medidas preventivas para ajudar a minimizar os danos. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
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