Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicar
Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicarData de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Publicado em: 2 de outubro de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Todo mundo que pretende abrir ou já tem a própria empresa precisa estar por dentro dos conceitos que envolvem a rotina financeira dela. Uma das etapas mais importantes é entender bem o que é faturamento de uma empresa.
Afinal, esse é um dos indicadores mais relevantes da saúde financeira da empresa e sua capacidade de gerar receita. É ele também que determina o tamanho do negócio e o coloca dentro de uma das categorias de pequeno, médio e grande porte.
O faturamento de uma empresa representa o valor total que ela arrecadou durante determinado período, sem considerar os custos operacionais associados ao funcionamento do negócio. Portanto, é o montante total de dinheiro que entra antes mesmo de qualquer dedução ser feita.
Essa arrecadação pode vir de diversas fontes, como aplicações financeiras, doações e atividades alternativas. No entanto, a principal delas é a venda dos produtos e serviços do empreendimento.
O faturamento também é a métrica utilizada para definir posições importantes para o negócio, como o enquadramento do porte, por exemplo. O porte de um negócio pode ser:
Outra definição feita a partir do faturamento é o regime tributário, que tem impacto direto nos impostos a serem pagos pela empresa. Existem três tipos de regime tributários:
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Faturamento, lucro, receita e caixa são conceitos financeiros usados para avaliar o desempenho e a saúde financeira de uma empresa. Embora estejam todos relacionados entre si, trata-se de situações diversas. Justamente por isso tendem a ser confundidos algumas vezes.
O faturamento de uma empresa é o total bruto arrecadado por ela, independentemente da origem. O lucro, por sua vez, representa o montante que sobrou em caixa depois de deduzidos os gastos fixos e variáveis da empresa. É, portanto, o resultado financeiro positivo alcançado após o pagamento de todas as despesas operacionais e administrativas, como salários, fornecedores, compra e fabricação de produtos, impostos etc. A sobra do lucro pode ser usada para reinvestimento, para aumento do capital de giro ou para reserva de emergência, por exemplo.
No entanto, ter faturamento alto não significa que a empresa tenha lucro alto. Isso porque o faturamento pode subir em determinadas épocas do ano, mas não interferir em despesas operacionais e tributárias elevadas, o que faz com que a lucratividade fique no mesmo patamar.
Outra confusão pode estar associada à diferença entre faturamento e receita. A receita é o montante de dinheiro que efetivamente entra na empresa a partir de suas atividades comerciais.
Um produto que foi
vendido em três parcelas, por exemplo, terá um faturamento vinculado ao valor total da venda. A receita, por outro lado, será o valor efetivamente pago naquele mês. Assim, no mês 2, a receita terá o valor da segunda parcela, mas o faturamento já foi computado na data da compra.
Também diferente do faturamento, caixa é o valor disponível para ser usado pela empresa. Ele pode ser usado para diferentes fins, como compra de produtos de fornecedores, investimentos e emergências. Serve quase como uma reserva financeira, por exemplo.
O faturamento, por sua vez, não tem essa limitação. Ele representa todo o valor obtido pelo negócio.
O cálculo do faturamento parte de um conceito que se divide em duas categorias: bruto e líquido. É o primeiro (bruto) que leva ao segundo (líquido).
O faturamento bruto é o valor total que a empresa recebe pela venda de um produto ou prestação de serviço em determinado período. O cálculo leva em consideração o preço unitário do produto que deve ser multiplicado pelo total de itens vendidos. Assim:
Faturamento bruto = preço de venda do produto x quantidade de unidades vendidas no período
Por exemplo: uma loja que vendeu 200 pares de tênis no mês de agosto a um preço de R$100 o par terá faturamento bruto de R$20.000 em agosto. Esse montante foi obtido multiplicando o preço de venda do produto (R$100) pela quantidade de unidades vendidas (200).
A cada venda feita, portanto, o valor do faturamento bruto aumenta.
O faturamento líquido tem o mesmo princípio que o faturamento bruto. A diferença é que o cálculo considera a quantia que sobra depois de descontar os encargos vinculados diretamente àquela venda, como impostos, comissões, descontos e mercadorias devolvidas e canceladas, por exemplo.
Para tanto, utiliza-se o resultado obtido com o faturamento bruto e, a partir daí, diminuem-se tais despesas. Assim:
Faturamento líquido = faturamento bruto – impostos – despesas de vendas
Portanto, se a carga tributária sobre as vendas de determinado produto é de 10% e não há comissão de venda vinculada a ela, então o faturamento líquido da empresa pela venda dos tênis no mês de agosto será de R$18.000.
O cálculo de faturamento líquido, portanto, tende a ser mais próximo da realidade.
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Assim como é essencial entender o que é faturamento de uma empresa, também é importante estar no controle dos dados de CNPJ e CPF.
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