Golpe da selfie: como funciona e como se proteger
Golpe da selfie: como funciona e como se protegerData de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 21 de maio de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A tecnologia proporciona muitos avanços para a humanidade, como acesso à informação e comunicação em tempo real. Apesar disso, é importante encontrar um equilíbrio entre a vida online e atividades no “mundo real”. Por isso muitas obras, como filmes que falam sobre o uso excessivo da tecnologia, trazem esse debate.
Confira 10 filmes que tratam dessa temática.
Em uma sociedade em que o uso de inteligência artificial já é uma realidade, é preciso refletir sobre como essas ferramentas afetam nossa vida.
Para isso, a arte é um instrumento poderoso. Confira 10 obras de diferentes gêneros para mergulhar nesse debate:
A família Mitchell e a revolta das máquinas
Nessa animação, uma revolta de robôs interrompe a viagem da família Mitchell. A filha é uma adolescente superconectada e usuária assídua de aparelhos tecnológicos, enquanto o pai ama a natureza e é avesso ao mundo online.
Os dois estão viajando para levar a filha para o início de seu estudo na faculdade e precisam lidar com os gostos pessoais um do outro, que são tão opostos, e com a revolta dos robôs.
Ela (Her, em inglês)
Um drama que se passa na cidade americana de Los Angeles, mas em um futuro próximo. "Ela" mostra a vida de Theodore Twombly, um homem complexo e sentimental que ganha a vida escrevendo comoventes cartas pessoais a outras pessoas.
Após o fim de um longo relacionamento, ele fica intrigado com um sistema operacional novo que promete ser uma entidade intuitiva autônoma, personalizado para cada usuário. No desenrolar da história, o protagonista se apaixona pelo que hoje podemos chamar de inteligência artificial.
Lançado em 2023, o filme mostra pai, mãe e dois filhos que saem da cidade grande onde vivem para passar férias no interior. Na realidade retratada, quase tudo funciona conectado à internet, incluindo carros e casas.
Todos eles, principalmente as crianças, são muito ligados a essas tecnologias que fazem parte do dia a dia e estão por toda parte.
Os planos da família, na casa luxuosa que alugaram para o período, são interrompidos quando um ciberataque afeta todos os dispositivos e duas pessoas estranhas batem à porta.
O dilema das redes (2020)
O documentário O dilema das redes foi lançado em 2020 e traz entrevistas com especialistas em tecnologia e profissionais da área. Eles fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.
Jogador Número 1
A obra do cineasta Steven Spielberg é uma aventura de ação de ficção científica. “Jogador Nº 1” é baseado no livro best-seller de mesmo nome criado por Ernest Cline.
A história se passa em um futuro distópico, no ano de 2044. A humanidade passa boa parte do tempo acessando um jogo tecnológico. A realidade virtual do jogo OASIS também é usada pelo protagonista Wade Watts.
O filme reflete sobre o uso da tecnologia como forma de fugir do cotidiano no mundo real.
O golpista do Tinder (2022)
O documentário mostra um homem que se passava por um magnata do ramo de diamantes, conquistava mulheres na internet e roubava milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança.
O filme aborda as relações atuais, muitas vezes iniciadas com perfis de redes sociais e em alguns casos mantidas por anos apenas por meio de telas. Também é um alerta em relação ao risco de golpes e informações falsas na internet.
Rede de ódio (2020)
No longa-metragem Rede de ódio, um jovem faz sucesso com campanhas de ódio nas redes sociais. Contratado por uma empresa para fazer justamente esses ataques online, o protagonista se diverte com a violência que espalha.
Porém, essa obra polonesa mostra que ele também terá de lidar com as consequências de suas ações na vida real.
O filme mostra a trajetória de dois homens demitidos aos 40 anos, justamente em meio ao avanço tecnológico. Agora, eles precisam recomeçar a vida profissional e começam a procurar um novo trabalho.
Mesmo não tendo conhecimento de tecnologia, os dois são contratados como estagiários no Google e precisam lidar com um ambiente de trabalho em que convivem com chefes 20 anos mais novos do que eles.
Essa comédia dramática se passa em um jantar entre amigos íntimos. A conversa acaba saindo do controle quando eles decidem deixar os celulares desbloqueados na mesa, expondo interações picantes e segredos sombrios. O filme problematiza questões como privacidade, intimidade e aparências.
Aos teus olhos (2017)
O longa brasileiro aborda o que pode ser chamado de “cultura do cancelamento”. Na trama, um professor é acusado por um aluno de cometer um crime. A família do estudante, então, passa a incitar o linchamento virtual do protagonista.
Antes de qualquer julgamento formal, a decisão de pessoas na internet pode levar à demissão do profissional e até a consequências mais graves.
Além das obras citadas, há muitos outros filmes e séries sobre tecnologia lançados anualmente. Esse tema atrai o interesse justamente por ser tão presente na vida cotidiana e, ainda assim, causar muitas dúvidas sobre o futuro.
No plano individual, é importante manter o equilíbrio entre o acesso à internet e ferramentas digitais e atividades sociais na vida real. A tecnologia, quando utilizada sem exagero ou excessos, ajuda muito nas atividades do dia a dia.
A proteção dos dados pessoais é uma das principais preocupações da vida moderna.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura