Golpe de empresa de casamento: proteja-se
Como não cair em golpe de empresa de casamento.
Atualizado em: 26 de maio de 2023.
Autora: Fernanda Araujo
Os golpes de empresas de casamento têm se tornado frequentes e estão associados a ofertas enganosas, serviços de baixa qualidade e empresas de fachada. A emoção de concretizar um sonho na vida pode provocar descuidos, por isso é preciso atenção para buscar garantia nos contratos. As fraudes e enganações visam tirar proveito financeiro das pessoas que estão planejando o casamento.
Muitas vezes as ofertas acontecem em sites de redes sociais ou por meio de envio de ofertas por mensageiros ou e-mails. As imagens bonitas de divulgação impressionam e o encantamento acontece na descrição detalhadas do evento e nas experiências anteriores, tudo publicado em perfis públicos e enviado para as vítimas.
Os golpes seduzem não apenas pelas fotografias, mas também pela conversa normalmente por meios digitais. O golpista é persuasivo e utiliza uma fala cortês para convencer a vítima a contratar o serviço. Normalmente os contratos preveem um pagamento antecipado pelos serviços (buffet, decoração, fotografia) e esse é o dinheiro que será roubado pelos criminosos.
Leia também I Conheça a ferramenta que evita golpes na internet
Assista I Como o Serasa Premium protege os seus dados
Conheça os tipos de golpe de empresas de casamento
Os golpes podem ser realizados por empresas de fachada, que se apresentam como prestadoras de serviços legítimas, mas não têm competência para o serviço nem mesmo recursos para cumprir as promessas que fazem. Entre os golpes mais comuns aplicados por essas empresas estão:
Ofertas enganosas: nesse caso, o golpe é pela propaganda enganosa. As empresas realmente existem e prestam serviços para o dia do casamento, mas oferecem pacotes com preços muito baixos. Depois de os clientes fecharem o contrato, a empresa passa a cobrar despesas adicionais que vão aumentando rapidamente. Para manter o planejamento e não perder o dinheiro já investido, os noivos são pressionados a pagar mais dinheiro.
Serviços fantasma: vítimas de golpe de empresas de casamento relatam experiências na qual a empresa contratada tinha uma interlocução de uma pessoa até o dia do evento, contrato assinado e acompanhamento. Porém, na data ou bem perto dela, a pessoa desaparece e os serviços contratados não são entregues. Trata-se de um estelionato com falsidade ideológica porque além de enganar para obter vantagem, os criminosos adulteram e falsificam documentos para comprovar serviços inexistentes.
Golpe da cerimonialista caloteira: este é o caso no qual a cerimonialista ou a empresa contratada para organizar o evento efetivamente prepara os serviços que serão realizados para os noivos. O golpe acontece porque o contrato assinado pelos noivos prevê pagamentos que não são realizados e as dívidas recaem sobre os recém-casados, que acabam pagando duas vezes, já que a empresa contratada não cumpre o compromisso financeiro e desaparece.
Para evitar esses golpes, é importante fazer uma pesquisa completa antes de escolher uma empresa de casamento. Conhecer pessoas que contrataram os prestadores de serviço antes, conversar com eles e buscar referências é uma alternativa importante. Leia as avaliações dos clientes, verifique a credibilidade da empresa e não se sinta pressionado a fazer pagamentos antecipados sem ter certeza da qualidade do serviço que será entregue.
Leia também I Guia para comprar online com segurança
Golpe de empresa de casamento: saiba que crime é este
No Brasil, as fraudes de identidade são comuns para pessoas e para empresas. Há distintos golpes na praça, empresas de fachada são comuns, mas há também os crimes nos quais dados de terceiros são roubados e utilizados para aplicar os golpes. Nesse caso, as vítimas pensam estar contratando uma pessoa ou empresa, mas os dados repassados pelos golpistas são falsos. Isso porque o roubo de dados pessoais é um crime em escalada no Brasil e no mundo.
Segundo estudo da Serasa Experian, os brasileiros sofreram quase 3,9 milhões (3.879.869) de tentativas de fraude de identidade em 2022, o que representa em média 1.506 tentativas por mês a cada um milhão de habitantes. O resultado do ano é o segundo maior de toda a série histórica, ficando atrás apenas de 2021, que marcou o recorde de quase 4,2 milhões no ano (4.183.938).
Portanto, os golpes de empresas de casamento podem envolver pelo menos três tipos de crime: estelionato, quando há intenção de enganar um terceiro para obter vantagem pessoal, normalmente financeira; falsidade ideológica, quando os documentos como os contratos assinados pelas vítimas são adulterados e usam dados de terceiros; e propaganda enganosa, quando a publicidade tem a intenção deliberada de enganar as vítimas.
Evite golpes de falsas empresas de casamento
É possível adotar uma postura mais preventiva no planejamento e organização da festa de casamento. O primeiro passo é conferir todas as referências da empresa para saber se é verdadeira e confiável. Para isso, é importante que você pesquise mais informações sobre ela.
- ● Pesquisa: faça uma pesquisa online sobre a empresa. Verifique se há reclamações ou comentários negativos de outros clientes em sites como Reclame Aqui ou no Google Business. Confira também as redes sociais e o site oficial da empresa para checar a qualidade dos serviços e as opiniões dos clientes.
- ● Contatos: entre em contato com a empresa para saber mais informações sobre seus serviços, preços e termos. Se a empresa não responder rapidamente ou não fornecer informações claras, pode ser um sinal de alerta.
- ● Referências: peça referências de outros clientes que já utilizaram os serviços da empresa. Entre em contato com esses clientes para saber mais sobre a experiência com a empresa.
- ● Certificações: verifique se a empresa tem certificações relevantes, como certificados de qualidade, de boas práticas e de segurança.
- ● Contrato: leia atentamente o contrato antes de assinar e confira os detalhes, incluindo preços, serviços e prazos. Se algo parecer suspeito, questione a empresa antes de assinar.
- ● Pagamentos: nunca pague tudo antecipadamente. Pague apenas uma parcela e mantenha o restante para pagar após a conclusão do serviço. Se a empresa exigir um pagamento antecipado total, desconfie e procure outras opções.
Leia também I Como descobrir o CNPJ de uma empresa: passo a passo
Consultar CNPJ
É importante consultar o CNPJ de uma empresa e saber mais informações sobre ela, como:
- ● pendências comerciais e anotações negativas;
- ● ações judiciais;
- ● participação em falências;
- ● protestos;
- ● cheques sem fundos;
- ● dados cadastrais e situação na Receita Federal.
O Você Consulta é um serviço da Serasa de consulta a CPF e CNPF para fins de decisão comercial.
Ao fazer a consulta, você recebe um relatório completo com as pendências financeiras de quem você quer consultar. Confira o passo a passo.
Escolha se quer consultar um CPF ou CNPJ.
Realize o pagamento online via cartão de crédito.
Acesse o relatório assim que concluir a compra.
Receba em seu e-mail o relatório.
Basta você acessar o site do Você Consulta.
Ao saber a situação financeira de uma empresa, você consegue avaliar se ela vai honrar com o contrato.
Conheça o Serasa Premium e proteja seus dados na internet
Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:
- ● seu CPF e CNPJ for consultado;
- ● seu Serasa Score variar;
- ● uma negativação estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores);
- ● seus dados vazarem na Dark Web.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.