O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Atualizado em: 29 de outubro de 2024
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca de mensagens, fotos e vídeos. Infelizmente, criminosos se aproveitam da falta de atenção dos usuários para aplicar golpes.
Quer saber como tornar o uso do aplicativo mais seguro e o que fazer em caso de golpe? Confira nossas dicas.
Existem vários tipos de golpes praticados através do WhatsApp. Conheça os mais populares e como se proteger deles.
O criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com os contatos. Ao se passar pelo usuário, o golpista alega que trocou de número e começa a pedir dinheiro com a desculpa de que algo inesperado aconteceu.
Uma das estratégias utilizadas é dizer que está com conexão ruim para alarmar a vítima e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores pedidos.
Primeiro, o golpista entra em contato com a vítima solicitando o código de verificação do WhatsApp. Ao saber o PIN, ele transfere a conta da vítima para outro celular.
Da mesma maneira que o golpe anterior, o criminoso pede dinheiro para os contatos da pessoa que teve sua conta invadida.
Se passando por uma loja, o golpista envia uma mensagem via WhatsApp anunciando uma promoção fora de época com um desconto muito bom. Também é comum oferecer um brinde.
O tom da mensagem é sempre de urgência — "estoque acabando", "últimas unidades" ou "últimas horas da promoção", por exemplo —, para instigar a vítima a não perder a grande oportunidade.
O link da suposta página para realizar a compra é um site falso, cujo objetivo é coletar informações pessoais e até bancários da vítima. Ainda, existe a probabilidade do link ter um malware para roubar dados ou controlar o celular.
Os benefícios sociais destinados à população carente e a certos públicos (aposentados e pensionistas, por exemplo) também podem ser isca de golpes do WhatsApp.
O golpista cria uma conta que se passa por um órgão federal e envia mensagens que incitam urgência na possível vítima. Pode-se ofertar o desbloqueio de valores ou pedir que se realize um cadastro para não perder o benefício que recebe. Mais uma vez, o link enviado tem o objetivo de coletar dados.
Ao criar uma conta falsa do próprio WhatsApp, o golpista convida a vítima para ter acesso a uma nova versão do aplicativo, com mais recursos ou de uma cor diferente.
O link enviado do suposto aplicativo costuma ser um vírus, que infecta o celular e rouba dados pessoais e bancários da vítima.
Se possível, bloqueie o número do golpista e denuncie o perfil para a plataforma. Para isso, acesse as informações da conversa e selecione a opção de "Denunciar".
Ao perceber que perdeu o acesso à conta do WhatsApp, avise os contatos que teve sua conta clonada ou roubada. Assim, é possível evitar que outras pessoas sejam vítimas do golpista.
Depois, desconecte a conta do aplicativo e a ative novamente. Ao digitar o código para entrar, a outra pessoa é desativada automaticamente do perfil.
Se chegou a realizar uma transferência achando que era para um amigo/familiar, avise-o que outra pessoa está se passando por ela no WhatsApp. Depois, entre em contato com o banco que utiliza e para o qual enviou o dinheiro para comunicar o golpe que sofreu. Também é importante registrar um boletim de ocorrência.
Por precaução, mude as senhas de todas as contas e aplicativos.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura