Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicar
Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicarData de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Atualizado em: 29 de outubro de 2024
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca de mensagens, fotos e vídeos. Infelizmente, criminosos se aproveitam da falta de atenção dos usuários para aplicar golpes.
Quer saber como tornar o uso do aplicativo mais seguro e o que fazer em caso de golpe? Confira nossas dicas.
Existem vários tipos de golpes praticados através do WhatsApp. Conheça os mais populares e como se proteger deles.
O criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com os contatos. Ao se passar pelo usuário, o golpista alega que trocou de número e começa a pedir dinheiro com a desculpa de que algo inesperado aconteceu.
Uma das estratégias utilizadas é dizer que está com conexão ruim para alarmar a vítima e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores pedidos.
Primeiro, o golpista entra em contato com a vítima solicitando o código de verificação do WhatsApp. Ao saber o PIN, ele transfere a conta da vítima para outro celular.
Da mesma maneira que o golpe anterior, o criminoso pede dinheiro para os contatos da pessoa que teve sua conta invadida.
Se passando por uma loja, o golpista envia uma mensagem via WhatsApp anunciando uma promoção fora de época com um desconto muito bom. Também é comum oferecer um brinde.
O tom da mensagem é sempre de urgência — "estoque acabando", "últimas unidades" ou "últimas horas da promoção", por exemplo —, para instigar a vítima a não perder a grande oportunidade.
O link da suposta página para realizar a compra é um site falso, cujo objetivo é coletar informações pessoais e até bancários da vítima. Ainda, existe a probabilidade do link ter um malware para roubar dados ou controlar o celular.
Os benefícios sociais destinados à população carente e a certos públicos (aposentados e pensionistas, por exemplo) também podem ser isca de golpes do WhatsApp.
O golpista cria uma conta que se passa por um órgão federal e envia mensagens que incitam urgência na possível vítima. Pode-se ofertar o desbloqueio de valores ou pedir que se realize um cadastro para não perder o benefício que recebe. Mais uma vez, o link enviado tem o objetivo de coletar dados.
Ao criar uma conta falsa do próprio WhatsApp, o golpista convida a vítima para ter acesso a uma nova versão do aplicativo, com mais recursos ou de uma cor diferente.
O link enviado do suposto aplicativo costuma ser um vírus, que infecta o celular e rouba dados pessoais e bancários da vítima.
Se possível, bloqueie o número do golpista e denuncie o perfil para a plataforma. Para isso, acesse as informações da conversa e selecione a opção de "Denunciar".
Ao perceber que perdeu o acesso à conta do WhatsApp, avise os contatos que teve sua conta clonada ou roubada. Assim, é possível evitar que outras pessoas sejam vítimas do golpista.
Depois, desconecte a conta do aplicativo e a ative novamente. Ao digitar o código para entrar, a outra pessoa é desativada automaticamente do perfil.
Se chegou a realizar uma transferência achando que era para um amigo/familiar, avise-o que outra pessoa está se passando por ela no WhatsApp. Depois, entre em contato com o banco que utiliza e para o qual enviou o dinheiro para comunicar o golpe que sofreu. Também é importante registrar um boletim de ocorrência.
Por precaução, mude as senhas de todas as contas e aplicativos.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 20 de março de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 13 de março de 20258 minutos de leitura