Golpe no Mercado Livre: conheça os tipos mais comuns

Marketplaces em geral chamam a atenção de fraudadores cibernéticos. Entenda os principais golpes no Mercado Livre e outros marketplaces e saiba como se proteger.

Imagem ilustrando o roubo de informações no golpe do mercado livre

Colunista marlise brenol

Atualizado em: outubro de 2022.

O Mercado Livre foi eleito o melhor marketplace do Brasil nas categorias voto popular e do júri da academia na premiação iBest em 2021. Estiveram na competição também grandes marcas como Amazon, Americanas, Magazine Luiza e OLX.

Em setembro do mesmo ano, um estudo encomendado pelo Mercado Livre para o EuroMonitor International apontou que só no Brasil 93 mil novas pequenas e médias empresas passaram a integrar o marketplace em 2020, somando ao todo 270 mil. Destas, a cada dez, sete são negócios familiares.

Em 2022, a empresa foi reconhecida como a plataforma de varejo número 1 na América Latina, segundo a Uswitch, serviço de comparação de preços baseado no Reino Unido.

As premiações e estudos revelam o aumento e força que a plataforma conquistou nos últimos anos, atraindo um alto volume de empresas, empreendedores e consumidores. Ali, os usuários interagem, encontram uma diversidade de produtos para cada necessidade, trocam avaliações e conseguem negociar suas mercadorias de maneira rápida e fácil.

Com o aumento das transações online, é importante se atentar também ao crescimento nos golpes digitais: segundo uma pesquisa da ClearSale, o número de tentativas de fraudes no e-commerce no 1º trimestre aumentou 23,6% de 2021 para 2022.

Marketplaces em geral podem ser alvo de fraudadores cibernéticos, que buscam vítimas no ecossistema para obter dados financeiros e pessoais delas. O alvo pode ser tanto vendedores quanto consumidores.

Neste conteúdo vamos explicar os golpes mais comuns no Mercado Livre e como se proteger.

Leia também | Saiba a diferença entre site de compra de e-commerce e marketplace

Conheça os principais tipos de golpes no Mercado Livre

Golpes como e-mails falsos, falsa compra e falso envio são os mais comuns em marketplaces. Saiba como são tentados e a melhor forma de se proteger deles.

1) E-mail falso (ou phishing)

Uma das ameaças mais frequentes aos consumidores na internet são os e-mails fraudulentos enviados pela tática de phishing. O nome está relacionado a uma “pescaria” de vítimas. Isso porque nesse golpe os criminosos enviam e-mails como se fossem de empresas conhecidas, utilizando logomarca, layout e até contatos originais para simular legitimidade.

As mensagens normalmente são alertas sobre atualização de cadastro, contas pendentes ou outro risco relacionado ao perfil das pessoas. O texto induz o usuário a clicar em um link e preencher dados pessoais para confirmar identidade e alterar a senha. A página para a qual o usuário é levado é falsa e as informações são roubadas para a prática de outros crimes.

A primeira dica é desconfiar sempre quando receber um e-mail aleatório sem solicitação. Caso receba um e-mail com pedido de ação urgente, mantenha a calma e entre em contato com a empresa. Enquanto isso, verifique o domínio e o e-mail do remetente. Normalmente, há troca de letras ou e-mails não oficiais, por exemplo, Gmail, Hotmail e outros.

O Mercado Livre mantém no site dicas de como proceder quando desconfiar de um e-mail falso.

Leia também | O que é phishing e como se proteger de golpes virtuais

2) Golpe da falsa compra

No golpe da falsa compra, o produto é anunciado por um vendedor certificado pelo marketplace em um perfil oficial. Após a publicação do anúncio, um "falso cliente" se mostra interessado e inicia uma conversa com o vendedor. No diálogo, o falso comprador diz que tem pressa na aquisição e se despede dizendo que fará a compra pela ferramenta.

Logo após a conversa, o anunciante recebe um e-mail de confirmação da transação ou compra efetuada. Com a identidade visual, o layout, a linguagem e os textos idênticos aos do Mercado Livre, o e-mail traz uma confirmação do pagamento com os dados pessoais do comprador e endereço para o envio do produto.

É importante redobrar a atenção, uma vez que o e-mail conta todas as características originais, inclusive a “etiqueta de envio” com as instruções e procedimentos padrão para vendedores do Mercado Livre encaminharem os produtos vendidos ao comprador. A conversa volta para o chat, em que inicia uma negociação de envio para entregas urgentes.

O negócio parece ter fluído como esperado, porém esse é o trajeto do golpe da falsa compra. O vendedor envia o produto para o endereço indicado sem receber a confirmação do pagamento recebido na conta do Mercado Pago.

O Mercado Livre recomenda que nenhum negócio seja fechado fora da plataforma. A logística da empresa tem abrangência em toda a área de atuação e dá conta das entregas nos prazos estipulados. Além disso, o Mercado Livre orienta, antes de entregar ou enviar o produto, sempre confirmar se o pagamento recebido já está aprovado na sua conta do Mercado Pago.

3) Golpe do falso envio

Outra tática criminosa na plataforma de marketplace é o falso envio do produto por meios não oficiais. Nesses casos, os vendedores propõem o pagamento e a logística por meios não vinculados ao processo direto da plataforma Mercado Livre.

O cibercriminoso cria o perfil de venda de um ou mais produtos com valores altos como celulares, computadores ou consoles de games. A oferta é tentadora pelo preço oferecido bem abaixo do mercado. O golpista esclarece que mantém o preço baixo porque faz remessas especiais e representa clientes do varejo, o que facilita a negociação.

Na conversa, o criminoso negocia que o pagamento seja feito por uma remessa para uma conta no Mercado Pago. Sem domínio da plataforma, a vítima entende que a realização da operação dentro do ecossistema garante a segurança da compra, mas isso não é verdade. Após a transferência, o vendedor cancela a compra e deleta o perfil.

Embora o cancelamento por parte do vendedor signifique o reembolso garantido pelas políticas do Mercado Livre, a plataforma não associará a transferência via Mercado Pago ao produto vendido ou cancelado. Dessa forma, a vítima percebe que foi enganada e não consegue reaver o dinheiro.

Dicas para aumentar a segurança em compras online

As políticas de segurança e privacidade do Mercado Livre são atualizadas com frequência e, como aponta um texto editorial da empresa, os “especialistas estão focados na otimização dos sistemas para prevenir e detectar operações fraudulentas”. Conheça e adote as medidas preventivas antes de realizar sua próxima compra.

1) Não opere fora da plataforma de marketplace

Os golpistas utilizam táticas de engenharia social, mensagens persuasivas, para induzir os clientes a negociar fora da plataforma, seja para pagar mais barato, seja para acelerar o processo de compra e envio do produto. A empresa ressalta que dialogar com o vendedor por meio como WhatsApp, e-mail ou Facebook deixa o comprador vulnerável à fraude.

2) Chat é para dúvidas, não para cadastro pessoal

Quando o comprador se interessa por um produto, a plataforma possibilita o acesso ao chat de diálogo entre as duas partes. Esse espaço não é para adiantar dados pessoais ou de pagamento. O objetivo é unicamente conversar sobre o produto. Nunca compartilhe informações como número do cartão de crédito, código de segurança ou identificação fiscal.

3) Leia os comentários dos vendedores

Antes de fechar o negócio, leia o comentário dos demais compradores sobre a negociação. A experiência de outros consumidores pode lhe servir de parâmetro. Caso seja um perfil novo, verifique outras credenciais, por exemplo se a empresa existe no espaço físico ou se o vendedor tem perfis sociais em outras plataformas.

4) Opte pelo envio da plataforma

Ainda que exista a opção de o consumidor selecionar o meio mais conveniente de entrega, o Mercado Livre recomenda que a logística seja por meio do Mercado Envios. Caso a negociação seja direta, peça assinatura de um recibo de entrega. Na suspeita de irregularidade, denuncie.

5) Verifique a autenticidade do e-mail

Ao receber e-mail do Mercado Livre, verifique se o domínio é @mercadolivre.com.br. A empresa afirma que nunca envia mensagens em e-mails @gmail, @hotmail ou @yahoo. Certifique-se também de que o e-mail remete para o site oficial, ou seja, mercadolivre.com, conferindo letra a letra, pois a troca de uma letra pode confundir a vítima.

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Serasa ensina: Como comprar online com segurança

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Na internet o risco de golpe está sempre presente, e até pessoas mais familiarizadas com operações digitais podem ser enganadas. Por isso, todo cuidado é importante para operações de compras e vendas em marketplaces.

Uma das formas de ter mais proteção é o monitoramento de CPF e de CNPJ. Caso os seus dados pessoais, empresariais ou financeiros acabem em mãos criminosas, o serviço de monitoramento pode ajudar você a agir antes que o dano seja maior. Esse serviço de alerta e geração de relatório é prestado pela assinatura do Serasa Premium.

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