Golpes com empresa de turismo: 5 dicas para se prevenir
Atualizado em: 7 de julho de 2023
Autora: Fernanda Araujo
É comum conhecer alguém que já passou por essa situação: comprou a viagem dos sonhos, mas no embarque virou um pesadelo. Histórias como essa passam no jornal o tempo todo.
Para evitar que isso aconteça, é preciso estar um passo à frente. Se quer saber como se proteger e evitar sofrer um golpe com empresa de turismo, confira algumas dicas. E só assine o contrato se estiver 100% seguro.
1. Avaliação da empresa de turismo
É importante levar em consideração as avaliações que os outros clientes dão às empresas. Afinal, são pessoas que já tiveram contato e sabem como ela funciona. Busque comentários no Reclame Aqui, por exemplo, para saber como é o relacionamento da empresa com o cliente.
2. Saiba como está o CNPJ da empresa
É importante consultar o CNPJ da empresa para saber informações como pendências comerciais e anotações negativas, como:
- ações judiciais;
- participação em falências;
- protestos;
- cheques sem fundos;
- dados cadastrais e situação na Receita Federal.
Passo a passo para consultar um CNPJ
- Acesse o site do Serasa Você Consulta.
- Contrate o relatório para CNPJ de Terceiros.
- Faça o cadastro e pague a taxa de R$35 no cartão de crédito.
Após esse processo, você já tem acesso ao relatório completo, com todas as pendências financeiras de quem você quer consultar.
3. Tenha tudo documentado
Depois que escolher a empresa de turismo e for assinar o contrato, tenha tudo documentado por e-mail e guarde a papelada. Eles são provas de que você contratou a empresa e ela deve prestar o serviço conforme o que foi contratado.
4. Confira as reservas
Depois de seguir todos os passos acima e se assegurar de que a empresa é de confiança, tenha certeza de que todas as reservas foram feitas. Não é feio se prevenir. Muito pelo contrário. Assim, evitam-se dores de cabeça na véspera da viagem.
Confira no site da companhia aérea e no hotel para saber se a passagem e a hospedagem estão corretas. Caso não estejam, entre em contato com a empresa de turismo e peça uma comprovação das reservas feitas.
5. Agora é aproveitar
Se você já conferiu os dados do CNPJ e está tudo bem, a empresa de turismo fez todas as reservas e está tudo certo, agora é só aproveitar!
Arrume as malas, leve apenas o necessário e vá curtir a viagem. Lembre-se do filtro solar, mesmo que vá a algum lugar frio.
[Bônus] Evite outros golpes
Se você quer se proteger de golpes e fraudes, assine o Serasa Premium. Ele monitora seu CPF, seu Score e consultas no seu nome em tempo real. Qualquer mudança, ele envia um SMS e um e-mail para avisar imediatamente. Além disso, o Serasa Premium enviar relatórios a cada 15 dias com todas as movimentações do seu CPF.
No plano Premium, você consegue até mesmo monitorar seus documentos e e-mail na Dark Web, a parte mais perigosa da internet.
E aí, curtiu as dicas para evitar golpes com empresa de turismo? Compartilhe com os amigos, familiares, com todo mundo. Inscreva-se também no canal do Serasa Ensina no Youtube.