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Tipos de golpes pelo WhatsApp: como se proteger

Saiba como identificar e se proteger dos golpes do WhatsApp.

Atualizado em: 9 de agosto de 2024

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

menininha olhando com cara de pavor

O WhatsApp, ferramenta de troca de mensagens adquirido pelo grupo Meta, é o aplicativo que os brasileiros mais utilizam durante o dia. Com a popularidade, não é de se espantar que a ferramenta chame a atenção de criminosos que usam na criatividade para aplicar golpes.

Conheça os golpes mais comuns aplicados pelo WhatsApp e como se proteger deles.

Assista | Como fugir de golpes de WhatsApp

O que são golpes pelo WhatsApp

  • Os golpes praticados pelo WhatsApp são tentativas de enganar pessoas para obter informações pessoais ou ganhos em dinheiro. Algumas táticas utilizadas são:

  • -      clonagem de conta;
  • -      phishing;
  • -      mensagens com tom de urgência;
  • -      aplicativos falsos.

Tipos mais comuns de golpes pelo WhatsApp

De acordo com estudo realizado pela Mobile Time em 2022, 43% dos usuários revelaram já terem sido alvo do golpe da conta falsa. E essa não é a única artimanha que os fraudadores utilizam para enganar as vítimas.

Conheça os tipos de golpe pelo WhatsApp mais comuns.

  1. Conta falsa

    A criação de uma conta falsa de WhatsApp é um dos golpes mais comuns. Ele também serve como meio para a aplicação de outras fraudes usando o aplicativo.

    Esse golpe pode acontecer das seguintes maneiras:

    ●     Hackeamento da lista de contatos das vítimas.

    ●     Roubo de dados públicos (foto e nome) em perfis de mídias sociais.

    Em posse dos dados, o criminoso cria uma nova conta do WhatsApp utilizando o nome e a foto da vítima. Depois, aplica golpes nos contatos disponíveis.


  2. Clonagem ou sequestro do WhatsApp

    A clonagem da conta acontece quando o criminoso consegue acesso aos dados de segurança do celular da vítima. Os dados podem ser obtidos por:

    -      link para site falso, que rouba os dados do usuário;

    -      instalação de aplicativo espião ou vírus.

    A conversa pode envolver a oferta de um produto, prêmio ou concluir um cadastro. O criminoso entra em contato para solicitar o código de confirmação do WhatsApp enviado por SMS, o que permite o sequestro da conta da vítima. Feito o sequestro, a vítima terá o acesso bloqueado.

    Também pode acontecer o roubo de dados em conteúdos de mensagens armazenadas relacionadas à troca de informações financeiras e bancárias, caso o aplicativo tenha sido utilizado para fazer movimentações bancárias ou pagamentos.


  3. Pedidos de dinheiro

    Os dois golpes descritos acima são o primeiro passo para realizar pedidos de dinheiro para amigos e familiares da vítima. Alegando a troca de número ou perda do celular, os criminosos pedem que seja realizada uma transferência com urgência, geralmente via Pix.


  4. Falsos anúncios de vendas e promoções

    Mensagens e publicações no Status do WhatsApp divulgando produtos e serviços com valores abaixo do mercado atraem consumidores. Feita a compra com o golpista, o produto nunca é entregue.


  5. Versões exclusivas do WhatsApp ou extensões

    Versões do aplicativo com cores diferentes, recursos adicionais ou pacotes de figurinhas para o WhatsApp atraem pessoas que querem ter uma experiência diferente com o aplicativo. E o prometido é que basta clicar no link para instalar no celular a nova versão do app. 

    O link, na verdade, instala um malware, aplicativo que rouba dados da vítima ou que espelham o conteúdo do celular para o criminoso — essa tática é conhecida como golpe da mão fantasma


  6. Ofertas de emprego ou benefícios do governo

    Mensagens alegando promessa de desbloqueio de benefícios do governo ou ofertas de emprego muito boas costumam ser atrativos para conseguir dados da vítima.

    O criminoso pode pedir os dados diretamente para a vítima, por meio de um formulário ou site. Ainda, o link enviado pode instalar um aplicativo espião.

Sinais de golpe pelo WhatsApp

  • É importante estar alerta aos sinais que indicam a aplicação de um golpe pelo WhatsApp, como:

  • -      mensagens urgentes e inesperadas;
  • -      pedidos de informações pessoais;
  • -      links suspeitos;
  • -      erros de português;
  • -      solicitação de pagamento antecipado;
  • -      conta bloqueada e solicitação de ajuda;
  • -      mudança repentina no comportamento de contatos próximos;
  • -      mensagens de pessoas desconhecidas se passando por funcionários de empresas. 

Medidas de segurança para se proteger de golpe pelo WhatsApp

  • Para se proteger contra os golpes citados é necessário tomar alguns cuidados. Conheça os principais.

  • ●     Ativar a verificação de duas etapas.
  • ●     Criar uma senha para o WhatsApp.
  • ●     Ter um e-mail dedicado para redefinir senhas e códigos, caso esqueça-os.
  • ●     Não compartilhe os códigos ou PIN de autenticação da conta com outras pessoas.
  • ●     Criar senhas fortes e não salvá-las no celular — anote-as em um papel, de preferência.
  • ●     Desconfiar de mensagens diferentes das que costuma trocar com os contatos.
  • ●     Ter atenção quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número desconhecido.
  • ●     Entrar em contato com a pessoa antes de realizar uma transferência de dinheiro para confirmar sua identidade.
  • ●     Desativar a visualização da foto do perfil para pessoas que não estão registradas como contato.
  • ●     Manter o sistema operacional do celular e o WhatsApp atualizados.

O que fazer se for vítima de golpe pelo WhatsApp

No caso dos golpes que sequestram a conta da vítima, o primeiro passo é avisar aos amigos e familiares que a conta foi clonada. Esse contato deve ser realizado fora do WhatsApp.

Depois, utilize o WhatsApp Web ou Desktop para finalizar a sessão do golpista. Para isso, clique nos três pontos à esquerda na tela. Ao abrir o menu, clique em "Desconectar".

Caso o golpe envolva danos financeiros, registre um boletim de ocorrência e notifique o banco do ocorrido. Se notar transações não autorizadas no aplicativo do banco, conteste-as e peça reembolso.

Por precaução, troque as senhas de todos os aplicativos e contas.

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