Golpe da selfie: como funciona e como se proteger
Golpe da selfie: como funciona e como se protegerData de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 30 de agosto de 2023
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
“Oi, eu sou o Bard. Posso colaborar com você usando minha criatividade e disposição para ajudar. Eu tenho algumas limitações e confesso que nem sempre acerto tudo, mas com seu feedback eu vou melhorar.” Essa é a frase de apresentação do chatbot Bard, do Google. Lançado em março nos Estados Unidos e em julho de 2023 no Brasil, a inteligência artificial disputa espaço no mercado com o Chat GPT. Conheça esse lançamento neste artigo.
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Para entender a origem do nome do chatbot, a pergunta foi feita diretamente para a inteligência artificial. A ferramenta respondeu de forma assertiva: o nome Bard foi escolhido porque é uma referência aos bardos da cultura celta, ou seja, contadores de histórias profissionais.
Segundo o próprio chatbot, os bardos eram responsáveis por manter a história e as tradições do povo vivas e desempenhavam um papel na educação e entretenimento das pessoas. “Eu espero poder fazer o mesmo, fornecendo informações e entretenimento aos usuários”, complementa o robô.
Outro motivo levantado pela inteligência artificial é a memorização, pois o nome Bard é curto e fácil de lembrar, e é um nome que remete à criatividade e à imaginação. “Eu espero poder viver de acordo com esse nome, fornecendo aos usuários uma experiência que seja tanto informativa quanto envolvente”, conclui.
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Bard é um modelo de linguagem factual do Google AI, treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código. A tecnologia de linguagem factual é baseada em uma técnica chamada aprendizagem supervisionada. O Google explica: os modelos são treinados em um conjunto de dados de texto associados a códigos para rotular as informações e agrupá-las por significados e categorias semelhantes.
Um exemplo atribuído pelo próprio chatbot se refere a um modelo de treinamento em um conjunto de informações de artigos de notícias rotuladas com os tópicos dos textos. Depois de treinado por associações e categorizações, o modelo pode ser usado para gerar um novo texto relevante para o tópico em questão.
A tecnologia de linguagem factual tem o potencial de ser usada para uma ampla diversidade de aplicações, entre elas geração de texto criativo, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, resumo de tópicos factuais, tradução de idiomas, resposta a perguntas de forma informativa.
A ferramenta desenvolvida com a tecnologia de linguagem factual ainda está em teste e é considerada um experimento. O Bard tem atualizações contantes divulgadas no próprio site https://bard.google.com/updates.
Por ser uma ferramenta em desenvolvimento chamada de experimento pelo Google, novos recursos e funcionalidades são anunciados com frequência. Desde março de 2023, quando foi lançada a ferramenta, o Google publicou nove relatórios complementares com modificações ou adições relacionadas ao funcionamento da inteligência artificial. Confira as atualizações do relatório de julho de 2023.
O Bard é traduzido para 40 idiomas
O Bard pode ser acessado em mais de 40 novos idiomas, como árabe, chinês (simplificado/tradicional), alemão, hindi, espanhol, português, além de outros. Além do Brasil e de outros países latinos, o Bard está em 27 países da União Europeia (UE). O objetivo é o Bard se tornar global. Para o Google, o lançamento inicial em inglês, japonês e coreano ajudou a aprender como apresentar o produto em novos idiomas com responsabilidade e a ideia é expandir para todos os idiomas da internet.
Google Lens no Bard
Uma novidade foi a integração com a ferramenta Google Lens. A atualização permite fazer upload de imagens e não apenas de textos na conversa com o robô. Caso a pessoa precise ilustrar as ideias com grafismos ou fotografias, o robô poderá fazer a leitura visual. As imagens também podem ser a própria dúvida do usuário, caso queira saber mais sobre uma imagem, como local ou elementos visuais contidos nela, ou mesmo pedir ajuda para elaborar uma legenda engraçada.
O Bard fala com o usuário
Um recurso bastante esperado pelos usuários habituados a mensagens de áudio é a possibilidade de conversa falada. O recurso de conversão de texto em voz está disponível em mais de 40 idiomas, incluindo hindi, espanhol e inglês americano.
Conversas fixadas e recentes
A possibilidade de criar um repositório das perguntas e diálogos com o chat é um recurso interessante para quem pretende abordar assuntos recorrentes. Com o repositório da experiência individual, o usuário pode continuar uma conversa no Bard de onde parou e organizar de acordo com prioridades. Nesse recurso, é possível fixar e renomear conversas.
Compartilhamento de conversas no Bard com outras pessoas
O compartilhamento é útil em especial para utilização da ferramenta em trabalhos de grupos de estudo ou profissionais. Com os links compartilháveis, é possível acessar o conteúdo e as fontes da conversa em outro dispositivo e assim as pessoas poderão conferir uma conversa com o Bard a partir do link.
Acesse outros rascunhos
No caso de o usuário não ficar contente com o resultado apresentado, é possível clicar em “Acessar outros rascunhos” para receber sugestões de outras respostas do Bard. Há de três a cinco novas versões aptas a modificar as respostas do Bard.
A cada nova conversa aberta no Bard, o chat inclui na tela um aviso: “revisores humanos podem processar as conversas do Bard para fins de qualidade. Não insira informações confidenciais”. O alerta é acompanhado por um link de “saiba mais” remetendo o usuário à Central de Privacidade do Bard.
O texto explica por que armazena as conversas e por que permite acesso a outras pessoas para revisão humana. Para o Google, a revisão humana é uma etapa necessária do processo de melhoria do modelo. Os processos de revisão humana incluem classificação e reescrita e são úteis para aperfeiçoar o Bard e melhorar a qualidade das respostas.
Segundo a Bigtech, as conversas acessadas pelos revisores não são associadas a nenhuma conta de usuário e são selecionadas mostras aleatórias, pois apenas uma parte das conversas no Bard é revisada. Essas pessoas determinam se a resposta foi de baixa qualidade, imprecisa ou se pode causar algum tipo de dano. A partir disso, segundo a empresa, os avaliadores sugerem respostas mais elaboradas, seguindo políticas preestabelecidas.
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Data de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura