O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Atualizado em: 25 de outubro de 2023
Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Limpar consultas feitas ao meu CPF é possível? Será que apagando todo o histórico de consultas o Serasa Score subirá automaticamente? Como é possível fazer essa exclusão de consultas ao CPF?
Essas são perguntas comuns dos consumidores, e este artigo responde a essas e outras dúvidas sobre consultas ao CPF.
Sempre que alguém solicita um cartão de crédito, um empréstimo, a abertura de uma conta em banco ou até mesmo faz uma compra parcelada em alguma loja, seu CPF pode ser consultado em birôs de crédito como a Serasa. Essa é uma opção da empresa, não uma obrigatoriedade, mas é bastante comum em operações que envolvem crédito.
Por meio dessas consultas ao CPF é possível saber mais sobre o perfil financeiro de uma pessoa e descobrir se ela tem um relacionamento regular com o mercado. Ter acesso a essas informações ajuda a empresa decidir se vai concluir o negócio com o cliente.
Leia também | Como consultar CPF online e grátis
Os consumidores podem saber quem fez consultas ao CPF ou a um CNPJ que estiver vinculado ao CPF. Isso ajuda a evitar fraudes no uso do documento, a detectar clonagem e até mesmo a utilização ilegal de documentos perdidos, furtados ou roubados para obtenção de crédito.
Para descobrir essa informação, é só acessar o site da Serasa e seguir este passo a passo:
Não, isso é um mito. Muita gente acredita que, ao excluir as consultas feitas pelas empresas ao CPF, o Serasa Score aumenta automaticamente, mas não é assim que funciona.
As consultas ao CPF influenciam, sim, no Serasa Score. É um dos fatores levados em conta no cálculo – muitas consultas feitas em um curto espaço de tempo podem indicar uma necessidade urgente de dinheiro.
Entretanto, a exclusão do histórico de consultas não traz um impacto positivo automático no Serasa Score. Pelo contrário, no longo prazo pode prejudicar a credibilidade do cliente no mercado. Isso acontece porque os dados são a matéria-prima do Serasa Score: quanto mais completos, mais precisa e confiável é a pontuação.
Além disso, o critério “consultas ao CPF” no cálculo do Serasa Score representa 6% da pontuação total. Isso quer dizer que o impacto máximo do excesso de consultas em pouco tempo é de 60 pontos no Serasa Score. Existem mais pontos a perder sem um histórico de crédito do que a ganhar.
Ao apagar o histórico de consultas, perde-se a base completa de dados. Sem informações atualizadas, as empresas podem considerar que o cliente tem um perfil “fantasma”, inexistente no mercado. E isso diminui a confiança para a liberação de crédito.
Leia também | 6 dicas para aumentar Score grátis
Apesar de ser possível, a Serasa não recomenda a exclusão de consultas. Sem histórico, é mais difícil comprovar que já tem relacionamento no mercado de crédito. A trajetória de cada um conta uma história, mostra quem é a pessoa. Não é preciso ter receio dela. Mesmo um consumidor que tenha sido negativado diversas vezes, por exemplo, tem total capacidade de reconstruir o histórico depois disso.
O que sempre fazer o Score aumentar, aos poucos, é manter uma vida financeira organizada e equilibrada, quitando dívidas, pagando as contas em dia e buscando crédito de forma cuidadosa.
Leia também | Como consultar CPF de terceiros
Apagar o histórico de consultas ao CPF é uma decisão pessoal, embora não recomendada. Avalie com cuidado se essa ação é realmente necessária e se vai ajudar sua vida. De maneira geral, a leitura que o mercado vai fazer será de desconfiança.
Se mesmo assim você quiser excluir as consultas na base da Serasa”, siga o passo a passo:
Imprima e preencha o Termo de responsabilidade disponibilizado no site da Serasa. Insira possíveis consultas que não reconhece.
Encaminhe o termo original impresso e assinado pelos Correios junto com uma cópia legível do CPF e do documento de identificação (RG ou outro documento, como CNH, passaporte, carteira de trabalho etc.).
Lembre-se que a assinatura eletrônica não é aceita, a menos que seja autenticada em cartório com firma reconhecida. A assinatura do termo deve ser exatamente igual à do documento de identidade enviado em cópia.
Envie o documento para:
A/C Gestão de Requerimentos Administrativos
Av. Dr. Heitor José Reali, 360
CEP 13571-385 – São Carlos-SP
A solicitação será analisada e, se os documentos estiverem corretos, em alguns dias o histórico de consultas ao seu CPF será excluído.
A Serasa não faz a exclusão de consultas da base de dados do SPC Brasil ou de outros birôs de crédito, mas repassa o desejo do cliente de excluir, ficando a critério das outras empresas seguir com o procedimento.
Mais efetivo que excluir o histórico de consultas é estar no controle de seus dados pessoais e da vida financeira, ficando alerta sobre eventuais movimentações feitas no seu CPF, incluindo consultas.
O Serasa Premium é um serviço por assinatura que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante, trazendo informações e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na dark web, negativações e muito mais.
A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura