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Nubank liga para confirmar compra? Entenda

É normal o Nubank ligar para confirmar compra ou é uma tentativa de golpe? Saiba como se proteger.

Publicado em: 20 de março de 2025

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Menina no parque segurando um smartphone com o aplicativo Nubank na tela. Ponte de madeira.

Será que o Nubank liga para confirmar compra? Quem é cliente do banco digital roxinho, já deve ter se questionado se esta é uma prática ou não da empresa.

A dúvida sobre a autenticidade deste tipo de ligação é cada vez mais comum. Isso porque, não raro, trata-se de uma tentativa de golpistas que querem aplicar fraudes nos consumidores.

Neste artigo, descubra se é normal o Nubank ligar, saiba como identificar uma ligação verdadeira e, ainda, como proteger seus dados e usar a internet para operações financeiras com segurança.

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Afinal, o Nubank liga para confirmar compra?

Direto ao ponto: não, o Nubank não liga para confirmar compras ou transações suspeitas no cartão, nem envia mensagens para solicitar o compartilhamento de senha ou qualquer código de segurança.

O banco também não pede para que os clientes realizem operações como baixar determinado app, efetuar reconhecimento facial ou enviar Pix para anular uma transação.

De acordo com informações oficiais da própria instituição, todas comunicações do Nubank são feitas principalmente pelo aplicativo e também por e-mail.

Assim, se houver necessidade de contato, a instituição utiliza estes meios seguros, evitando ligações telefônicas.

Portanto, se por acaso um consumidor receber uma ligação da “central Nubank”, é preciso redobrar a atenção, pois quase sempre se trata de uma tentativa de golpe.

Leia também | Golpe Nubank: saiba o que fazer

Como identificar uma ligação falsa?

Reconhecer uma ligação fraudulenta é crucial para proteger suas informações. No caso do Nubank, o consumidor já pode desconfiar assim que o suposto atendente declarar que está ligado da central do banco.

  • Além disso, fique atento a sinais, como:

  • -       Solicitações de senha ou informações pessoais.
  • -       Urgência exagerada para ações imediatas.
  • -       Pedidos de transferências bancárias ou dados de cartão de crédito.

  • Leia também | Internet banking: cinco motivos para usar esse recurso

Principais características de golpes relacionados a ligações bancárias

Esses golpes geralmente envolvem técnicas de engenharia social, onde o golpista tenta ganhar a confiança da vítima para obter informações pessoais.

Eles podem se passar por funcionários do banco e utilizar dados básicos que já possuem para parecer legítimo. Esses dados podem ser nome, data de nascimento ou detalhes sobre uma transação recente.

Dessa forma, ao confirmar esses dados logo no início da abordagem, a vítima acredita estar falando com um verdadeiro representante da instituição. Além disso, podem usar sistemas automatizados que direcionam a ligação ao golpista.

As táticas de convencimento variam, mas geralmente geram preocupação. Movimentações estranhas na conta, compras suspeitas, atualizações de segurança no aplicativo e tentativas de invasão são exemplos de pretextos usados para extrair dinheiro ou informações da vítima.

Quando a vítima acredita que sua segurança está em risco, o golpista pode, por exemplo, solicitar uma operação na conta, pedir à vítima que instale um programa ou aplicativo para "proteger sua conta" ou solicitar informações como número do cartão ou senha.

Leia também | Como consultar notas fiscais emitidas no meu CPF?

Dicas para proteger seus dados financeiros contra golpes por telefone

Existem algumas formas de evitar cair em golpes financeiros aplicados por telefone. As principais são:

  1. Desligue a chamada e não forneça dados pessoais

    Se seu telefone tocar e alguém pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão) ou faça alguma transferência, desligue imediatamente.

    Desconfie também de ligações feitas para ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no internet banking.

    Atualizações de segurança costumam ser automáticas, sem que o banco entre em contato com o cliente.

     

  2. Verifique informações nos canais oficiais do banco e siga a “regra dos cinco minutos”

    Algumas vezes, quando o golpista percebe que a vítima está desconfiada, ele pede que ela encerre a ligação e ligue para o número da central de atendimento do seu banco.

    Mas o golpista consegue prender a ligação de telefone por até 5 minutos depois que a pessoa desligou.

    Assim, a pessoa pensa estar ligando para um novo número, mas continua na chamada anterior.

    Por isso, em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais após 5 minutos.

     

  3. Nunca faça transferências

    Se no telefonema a pessoa disser que houve algum problema com alguma movimentação sua e que a operação precisa ser feita novamente, não faça!

    Nunca transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça.

     

  4. Verifique os dispositivos conectados à conta

    Se você acha que a sua conta bancária foi invadida, verifique os últimos dispositivos onde ela esteve conectada.

    Desse modo, será possível saber se ela foi acessada de um aparelho celular ou computador que você não conhece e, então, desconectá-la.

     

  5. Conheça as políticas de comunicação do banco

    Se receber um alerta de compras indevidas no cartão de crédito, consulte a fatura e as transações recentes no próprio app da instituição financeira. Compras realizadas, negadas ou canceladas aparecem sempre listadas no aplicativo.

    Assim, caso receba um SMS suspeito não clique em nenhum link. Entre no app e confirme a informação.

     

  6. Tome cuidado com transferências de Pix

    As instituições financeiras não pedem que o cliente faça um pagamento ou transferência, incluindo leitura de QR codes ou uso de Pix Copia e Cola, como etapa de verificação ou atualização de segurança. Fique alerta!

     

  7. Não baixe apps no seu celular

    Não instale nenhum aplicativo no seu celular ou computador a pedido do atendente.

    Muitos golpistas orientam as vítimas a baixar apps de acesso remoto, o que permite que eles movimentem a sua conta à distância.

    Outra prática comum é indicar o download de algum malware que compromete a segurança do aparelho e dá acesso às suas informações.

     

  8. Mantenha seus dados pessoais sempre protegidos e atualizados

    Lembre-se de sempre verificar a segurança de plataformas digitais e estabelecimentos online antes de se cadastrar ou compartilhar os seus dados pessoais.

    É uma forma de evitar que golpistas tenham acesso aos seus dados por meio de outras fontes que não são seguras, sem qualquer relação com as instituições financeiras, e tentem se passar por atendentes usando essas informações.

O que fazer caso receba uma ligação suspeita?

Recebeu uma ligação suspeita e não sabe o que fazer? O primeiro passo é desligar a chamada rapidamente, sem muita conversa. E, claro, evitar fornecer informações pessoais.

Em seguida, é fundamental entrar em contato com o Nubank pelos canais oficiais para confirmar a veracidade do contato.

Também é importante registrar reclamações nos órgãos competentes e reportar números suspeitos para ajudar a prevenir futuros golpes.

Monitore o seu CPF e navegue com mais segurança

Para não cair em situações como esta, é essencial manter uma atitude preventiva e desconfiar sempre de mensagens e ligações de bancos. E para ficar no controle de sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados.

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

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