Como identificar o IP do computador

Entenda o endereço de IP (ou Internet Protocol) e saiba como ele melhora a segurança digital.

Mãos femininas trabalhando em um laptop, close-up. Tecnologia, Freelance, curso online, trabalho remoto e conceito de lifestyle.

Publicado em: 28 de junho de 2023.

Autor: Marlise Brenol 


O endereço IP é a sigla para Internet Protocol (Protocolo de Internet, em português). Na prática, funciona como um conjunto de regras e protocolos utilizados para enviar e receber dados pela internet ou por uma rede de computadores. O IP é responsável por identificar e localizar os dispositivos conectados a uma rede, atribuindo um endereço único, conhecido como endereço IP: uma sequência numérica composta por quatro conjuntos de números, separados por pontos.

Existem dois formatos principais de endereços IP: o Internet Protocol version (IPv4) e o Internet Protocol version 6 (IPv6). O IPv4 é o formato mais comum e consiste em quatro conjuntos de números de 0 a 255 (por exemplo, 192.168.0.1). O IPv6 é uma versão mais recente e utiliza oito conjuntos de números e letras (por exemplo, 2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334).

Cada dispositivo conectado a uma rede, como um computador, smartphone ou servidor, tem um endereço IP exclusivo, que permite a troca de informações entre os dispositivos. O IP também é utilizado para rotear os pacotes de dados na internet, garantindo que eles cheguem ao destino correto.

Como identificar o IP do seu computador

Para quem se pergunta “qual é o meu IP?”, vamos mostrar como é possível identificá-lo no computador ou smartphone. Para identificar o IP do computador, é só seguir os seguintes passos:


  • ●      No Windows:

Abra o menu “Iniciar” e digite "Prompt de Comando" (ou "cmd") na barra de pesquisa.

Clique com o botão direito do mouse em "Prompt de Comando" e selecione "Executar como administrador".

Na janela do Prompt de Comando, digite "ipconfig" e pressione Enter.

Serão exibidas várias informações, incluindo o endereço IPv4 e o endereço IPv6 do computador. Procure pela seção "Adaptador Ethernet" ou "Adaptador de Rede sem Fio" e encontre o endereço IP correspondente.


  • ●      No MacOS:

Abra o Launchpad e vá para a pasta "Utilitários".

Abra o aplicativo "Terminal".

No Terminal, digite "ifconfig" e pressione Enter.

Serão exibidas várias informações, incluindo o endereço IPv4 e o endereço IPv6 do computador. Procure por "inet" ou "inet6" ao lado de "en0" para o endereço IP correto.


  • ●      No Linux:

Abra o Terminal e digite "ifconfig" ou "ip addr show" e pressione Enter.

Serão exibidas várias informações, incluindo o endereço IPv4 e o endereço IPv6 do computador. Procure por "inet" ou "inet6" ao lado de "eth0" (para conexões com fio) ou "wlan0" (para conexões sem fio) para o endereço IP correto.

Como identificar o IP do seu smartphone

Para identificar o IP do seu smartphone, as instruções podem variar de acordo com sistema operacional do seu aparelho. Veja o passo a passo:


●      No Android:

Abra o aplicativo "Configurações" do dispositivo Android.

Role para baixo e toque em "Wi-Fi" ou "Redes e Internet", dependendo da versão do sistema operacional.

Se estiver conectado a uma rede wi-fi, toque na rede à qual está conectado.

Serão exibidas informações sobre a rede, incluindo o endereço IP do smartphone. Procure o campo "Endereço IP" ou "IP".


  • ●      No iPhone ou iPad (iOS):

Abra o aplicativo "Configurações" do seu dispositivo iOS.

Toque em "Wi-Fi".

Se estiver conectado a uma rede Wi-Fi, toque no ícone de informação (i) ao lado da rede.

Serão exibidas informações sobre a rede, incluindo o endereço IP do seu dispositivo. Procure pelo campo "Endereço IP".


É importante observar que o endereço IP do smartphone ou computador pode variar dependendo da rede wi-fi à qual está conectado. Se estiver usando dados móveis em vez de uma conexão wi-fi, o endereço IP pode ser diferente. Certifique-se de verificar o endereço IP na rede relevante para a qual deseja obter essa informação.

Assista I Crie uma senha forte e proteja seu computador


Saiba a diferença entre IP Interno e IP Externo

O IP interno, também conhecido como endereço IP privado, é o endereço atribuído ao dispositivo dentro de uma rede local, como uma rede doméstica ou corporativa. Ele é usado para identificar e se comunicar com outros dispositivos dentro da mesma rede local. Os IPs internos são normalmente do tipo IPv4 e seguem faixas de endereços reservadas para redes privadas, como 192.168.0.0/16 ou 10.0.0.0/8. Os endereços IP internos são únicos apenas dentro da rede local, o que significa que vários dispositivos podem ter o mesmo endereço IP interno, desde que estejam em redes locais diferentes.

O IP externo, também conhecido como endereço IP público, é o endereço atribuído ao dispositivo na internet. Ele é usado para identificar e acessar o dispositivo a partir de outros dispositivos e servidores na internet. Os IPs externos são únicos e devem ser fornecidos pelo provedor de internet.

Em um cenário típico, quando o dispositivo está conectado a uma rede local e à internet por meio de um roteador, este realiza a tradução de endereços de rede, conhecida como Network Address Translation. O roteador atribui um endereço IP interno ao dispositivo dentro da rede local e traduz esse endereço para o endereço IP externo antes de encaminhar o tráfego para a internet. Dessa forma, os dispositivos na internet veem apenas o endereço IP externo do roteador.

Portanto, o IP interno é usado dentro de uma rede local para comunicação entre dispositivos, enquanto o IP externo é o endereço visível na internet usado para acessar o dispositivo a partir de outros dispositivos e servidores na internet.

Leia também I Criptografia: entenda o que é essa segurança digital

Leia também I O que é VPN

Por que é importante saber o que é IP

O elemento de identificação e localização de uma máquina na rede é importante para a segurança digital porque permite a identificação e o rastreamento de dispositivos conectados à internet. O endereço IP é muito usado para investigações de segurança, como rastrear atividades suspeitas, investigar crimes cibernéticos ou identificar potenciais ameaças.

Em muitos sistemas de segurança, o endereço IP é usado como fator de autenticação para permitir ou negar o acesso a determinados recursos. Por exemplo, em firewalls e sistemas de controle de acesso, o endereço IP pode ser utilizado para permitir ou bloquear o acesso de certos IPs ou faixas de IPs específicos.

Ao registrar o endereço IP, é possível monitorar as atividades de um dispositivo na rede. Isso inclui registros de conexões, registros de acesso a sites e outras informações relevantes para investigações de segurança ou para detectar comportamentos maliciosos. Além disso, a análise de tráfego e o monitoramento de endereços IP podem ajudar a detectar tentativas de ataques à rede.

No entanto, o endereço IP não é o único fator na segurança digital. Outros elementos, como criptografia, autenticação multifator, firewalls e softwares de segurança, também são cruciais para garantir a proteção dos sistemas e dados. Por isso, manter os dispositivos de segurança digital em dia e fazer o monitoramento de dados pessoais é fundamental.

Leia também I Firewall: entenda a parede de fogo que protege seu computador

Monitore o seu CPF e assuma o controle sobre seus dados

Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.