O que é seguro de celular e por que contratar

O seguro de celular teve um crescimento na procura no Brasil na medida em que aumentam os casos de roubo e furto. Entenda o que é e para que funciona.

homem mexendo no celular


Autor: Marlise Brenol

Publicado em 24 de janeiro de 2023

O celular se tornou acessório indispensável na vida cotidiana. Com ele nos comunicamos com amigos, colegas de trabalho, familiares. Muitas vezes ele se torna até mesmo instrumento de trabalho. Com isso, o dispositivo é bastante visado por criminosos, e é nesse contexto que cresce o mercado de seguro de celular.  

A cada hora 97 aparelhos celulares foram roubados no Brasil em 2021, o que resulta na média de roubo de 2.328 celulares todos os dias. São quase 850 mil dispositivos levados por criminosos, com registro de boletim de ocorrência, sem contar os casos não informados à polícia.  

O medo de ficar sem o aparelho tem aumentado a busca por seguros, bem como a oferta desse tipo de produto, que pode ser contratado nas lojas na hora da compra, em bancos, fintechs e seguradoras.  

Entenda o que é o seguro de celular

O objetivo do seguro de celular é proteger o titular em caso de roubo ou furto do aparelho. O serviço pode ser adquirido em lojas ou seguradoras, bancos e fintechs pelo próprio aplicativo, tudo online. A contratação desse tipo de seguro está mais rápida, como indica a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg) no guia especial para segurados.  

Os produtos de seguro de celular padrão oferecem proteção para roubo ou furto qualificado. O roubo é configurado quando há ameaça física ou verbal com artefatos como faca ou outro e arma de fogo. O furto qualificado se aplica quando a pessoa não sofre ameaça, nem percebe na hora a falta do celular, mas depois se depara com indícios do crime, como bolsa rasgada, armário arrombado ou uma imagem que comprove a subtração do dispositivo. Há ainda a cobertura por dano acidental, ou seja, quando há queda não intencional que danifica o aparelho, por exemplo em acidente de carro.  

Leia também I Como criar uma senha forte 

Situações em que o seguro cobre a ocorrência

Atenção: o seguro não cobre furto simples, perda ou esquecimento. Ou seja, quando o consumidor não percebe que foi roubado e não consegue reconstituir a cena do roubo para coletar vestígios do crime, o seguro não cobre o prejuízo. Um exemplo é quando o consumidor esquece o celular na faculdade, no restaurante ou no transporte público e quando se dá conta o objeto sumiu. 

A comprovação é importante porque a seguradora precisa da confirmação de que a perda do celular se deu de forma involuntária e sem omissão do contratado. Também é importante salientar que a reposição do aparelho roubado ou furtado será feita após o pagamento da franquia estabelecida na contratação inicial, ou seja, o consumidor terá de desembolsar um valor em dinheiro para adquirir um aparelho novo.   

A maior parte dos seguros é sobre o aparelho e não cobre os prejuízos financeiros provocados pelos criminosos em domínio do dispositivo, como transferência de valores em Pix. Por isso, é importante ter senhas fortes, com pouca probabilidade de serem quebradas, ou mesmo adotar identificação facial ou por leitor das digitais do titular.  

Assista I Como o Serasa Premium protege os seus dados

Conheça algumas opções de seguro de celular

Ao pesquisar sobre as opções de seguro para celular, é preciso saber o que está previsto nas cláusulas de cobertura. O padrão é a cobertura para roubo ou furto qualificado, mas há planos que envolvem também reparo de danos por queda ou mesmo por problemas técnicos fora da garantia de fábrica.  

Esse tipo de contrato pode ser vantajoso porque, além de proteger para uma eventual ocorrência, ainda cobre o serviço de assistência. É preciso pesquisar com calma antes de tomar a decisão.  

O Bradesco Seguro oferece um plano família que cobre dano material acidental, roubo e furto qualificado. Confirmada a ocorrência, o titular pode solicitar o seguro para reparo ou troca caso comprometa o celular inteiro. O banco oferece carência zero, ou seja, o consumidor pode utilizar a partir da primeira parcela, mas o contrato mínimo é de 12 meses.  

É importante ler com atenção o valor da franquia, ou seja, o valor pago pelo consumidor ao acionar o seguro. Haverá uma franquia de 25% do valor do bem a ser reparado ou reposto, sendo o mínimo de R$ 500. Além de celulares, pode haver cobertura de equipamentos portáteis, como smart watches, laptops e notebooks. 

A Porto Seguro faz planos específicos para os aparelhos das marcas iPhone, Samsung, Motorola e Xiaomi. Cada aparelho tem um tipo de cotação que deve ser orçada no site. O cliente pode optar por segurar contra danos acidentais, roubo ou furto qualificado ou os três incidentes. A contratação deve ser feita com até dois anos de uso e depois pode ser renovada.  

Uma das vantagens da Porto Seguro é o atendimento 24 horas e o ressarcimento do dano em até 48 horas a partir da aprovação e pagamento da franquia. O contrato também não prevê carência e passa a valer a partir do pagamento da primeira parcela.  

A seguradora Zurich tem atuação internacional e oferece a proteção mesmo em caso de deslocamento e viagens com cobertura internacional e 24 horas. A operadora tem duas opções de plano: roubo ou furto qualificado; ou roubo, furto qualificado e danos materiais. O contrato deve ser feito em até 24 meses a partir da data de compra do aparelho.  

O seguro de celular Chubb do Itaú oferece coberturas em situações de roubo ou furto qualificado e para casos de queda acidental. No caso de roubo e furto, o celular será reposto pela seguradora. Em situação de quebra acidental, a cobertura prevê um aparelho novo ou recondicionado da mesma marca. Há ainda o serviço de assistência técnica 24 horas para atender o segurado.  

Leia também I O que fazer em caso de perda e roubo de documentos 

Bloqueio evita danos maiores, mas é preciso monitorar o CPF

A contratação do serviço pode ser feita totalmente online ou nas lojas das seguradoras e bancos que oferecem o seguro. Pelo contrato a empresa ficará com o número do IMEI do aparelho desde a hora da contratação. Com o IMEI em mãos é possível bloquear e inutilizar o aparelho, reduzindo o risco de danos financeiros pelo acesso de aplicativos bancários e outros dados pessoais.  

O IMEI é o código numérico único que todo aparelho de celular tem. A informação pode ser encontrada na caixa do aparelho ou nas configurações do telefone. Outra forma de acessar o IMEI é digitar *#006#. Como a seguradora fica com o número, ao acionar o serviço é possível solicitar o bloqueio imediato do aparelho.    

Quanto antes o IMEI for acionado e todas as contas bloqueadas, melhor. Mesmo assim, há o risco de os criminosos acessarem os dados pessoais e financeiros e agirem contra a vítima. Nesse caso, o monitoramento de movimentações relacionadas ao CPF da vítima é fundamental para prevenir problemas relacionados a golpes.  

Leia também I Aprenda a bloquear o celular roubado 

Serasa Premium

O Serasa Premium é a solução mais segura e completa para cuidar dos seus dados, da sua identidade e do seu crédito: ele oferece monitoramento dark web, CPF, CNPJ e Score, avisando tudo que acontece com seus dados 24 horas por dia. 

Só o assinante do Serasa Premium tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que: 

• seu CPF ou CNPJ for consultado;  

• seu Serasa Score variar;  

• seus dados vazarem na Dark Web.  

Conheça o Serasa Premium e realize o monitoramento do CPF e CNPJ