Perda, roubo ou extravio de documentos: o que fazer?
Perda ou extravio de documentos é mais comum do que imaginamos. Saiba o que fazer caso aconteça com você e mantenha seus dados protegidos.
Atualizado em: 19 de junho de 2023
Quem já passou pela situação de roubo, perda ou extravio de documentos sabe que, além de todo o incômodo, pode causar transtornos na vida financeira também. Afinal, com os documentos e dados, qualquer pessoa pode tentar se passar por outra e efetuar compras no nome dela, por exemplo.
Perda ou extravio de documentos: como agir para evitar golpes
Infelizmente, a perda de documentos, extravio ou roubo é mais frequente do que se imagina e pode causar sérias consequências para quem ficou sem lenço e sem documento.
Para se ter ideia, segundo os Correios, que há mais de três décadas oferecem aos cidadãos um serviço de achados e perdidos, todos os anos mais de 170 mil documentos são perdidos pelos brasileiros por ano. Tem ideia desse volume? Período de férias ou de festas, como carnaval ou réveillon, é quando mais ocorrem os casos.
É muita gente! Mas isso não é motivo para pânico. Com a assinatura do Serasa Premium você começa a monitorar seus documentos e pode evitar problemas futuros!
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Assista | Documentos Perdidos: saiba o que fazer - Serasa
Conheça o Serasa Premium
O Serasa Premium é um serviço de monitoramento de dados que acompanha tudo que acontece com seu CPF, CNPJ e Serasa Score 24 horas por dia. Isso significa que você recebe alertas quando algo acontece com sua documentação e pode rapidamente evitar que a situação saia de controle.
Além disso, você receberá relatórios completos, e-mails e SMS com as informações mais relevantes, como negativações no seu nome, abertura de empresas com o seu CPF e consultas de empresas.
Evite problemas futuros, previna-se agora.
O Serasa Premium mantém você informado e ajuda a evitar fraudes em seu CPF 24 horas por dia. É por isso que se trata de uma excelente ferramenta em caso de perda ou extravio de documentos.
O Premium ajuda você a descobrir:
• uso indevido do seu CPF por terceiros;
• possível negativação do seu nome;
• abertura de empresas no seu CPF;
• consultas de empresas ao seu CPF.
Mas como o Serasa Premium ajuda em caso de extravio de documentos?
A perda de documentos, com certeza, é um problemão. Roubo então, nem se fala. Mas, com o Serasa Premium, você será informado caso alguém tente cometer fraudes utilizando seus documentos. É muito fácil!
A Serasa também disponibiliza o serviço "Documentos Extraviados" que permite cadastrar de forma gratuita um documento perdido. O objetivo desse serviço é informar o mercado que você não está em posse de seus documentos e que qualquer tentativa de compra ou solicitação de empréstimo, por exemplo, não foi feita por você. Ou seja, ao receber a comunicação do consumidor, a Serasa alerta as empresas com as quais tem relacionamento de que houve extravio dos documentos cadastrados. Assim, caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento, a empresa ficará alerta em relação à possibilidade de fraude.
Se você já é assinante do Serasa Premium, receberá alertas no e-mail informado, para acompanhar as informações e monitorar os registros. Além disso, caso de seus dados pessoais serem utilizados de forma indevida, notificações serão enviadas.
Se ainda não é assinante do serviço, evite problemas futuros, proteja seus dados com o monitoramento do seu CPF e receba relatórios mensais no seu e-mail.
Cuide dos seus dados e documentos. Assine já
Leia também | Teve seus documentos perdidos? Saiba o que fazer
Cuide dos seus dados e documentos
Perdi meu documento! E agora?
Caso você tenha perdido os documentos ou tido os documentos roubados é aconselhável seguir os seguintes passos:
1) Registre um boletim de ocorrência.
Além de monitorar seus dados contra fraudes, é imprescindível que você abra um boletim de ocorrência no caso de perda de documentos.
• Em caso de furto: faça seu BO pelo site da delegacia eletrônica do seu Estado.
• Em caso de documentos pessoais: informe os números dos seus documentos;
• Em caso de documentos de veículo: informe quais foram os documentos roubados (CRV, CRLV, DPVAT e IPVA).
2) Faça um registro no "Documentos Extraviados" da Serasa
Você pode realizar de forma gratuita um alerta de "Documentos Extraviados" pelo site da Serasa. Com isso, as empresas saberão sobre o roubo ou perda de seus documentos quando consultarem seu CPF na Serasa.
Com o serviço, você poderá fazer um alerta provisório com validade de 5 anos para documentos e 3 dias úteis para cheques.
Ao receber a comunicação do consumidor, a Serasa alerta as empresas com as quais tem relacionamento de que houve extravio dos documentos cadastrados. Assim, caso haja solicitação de crédito ou outro produto financeiro com o número do documento, a empresa ficará alerta em relação à possibilidade de fraude.
É possível cadastrar cheque, CPF, RG, CNH, CTPS, RNE, passaporte, título de eleitor, carteira de conselho de classe (CRM, CREA, CFC, OAB, CRA, CRC e outras aceitas em todo o território nacional), carteira de identificação (militar, reservista, funcional, nacional e outras aceitos em todo o território nacional).
Para acessar a funcionalidade é só entrar no site da Serasa e fazer login com CPF e senha.
3) Solicite a segunda via dos documentos perdidos.
Sem documento não dá para ficar, certo? Após fazer o BO e emitir o alerta na Serasa, o próximo passo é emitir a segunda via de todos os documentos perdidos ou extraviados. Se morar em São Paulo, você pode utilizar os serviços oferecidos pelo Poupatempo para agendar a emissão dos novos documentos. Para outros Estados, é necessário identificar e procurar as unidades específicas de acordo com cada documento perdido ou roubado, caso não haja uma unidade que centralize a emissão de todos eles.