O que é, para que serve e como usar o IMEI no celular
O que é, para que serve e como usar o IMEI no celularData de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Atualizado em: 22 de julho de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
O risco financeiro em caso de roubo ou perda de cartão é uma das principais desvantagens do modo de pagamento por aproximação. Pela facilidade de pagamento, o prejuízo para o titular do cartão pode ser grande.
Nesta situação, é importante tomar medidas imediatas para prevenir maiores danos financeiros. Confira!
O cartão por aproximação, também conhecido como contactless ("sem contato", em tradução livre), é uma forma de realizar pagamentos no crédito ou débito sem a necessidade de inseri-lo na máquina e digitar a senha.
Atualmente, a maioria dos cartões tem um chip embutido que emite ondas eletromagnéticas quando se aproxima de uma máquina de pagamento compatível com a tecnologia Near Field Communication (NFC, "comunicação de campo próximo", em português). Assim, ao aproximar o cartão da maquininha, as informações de pagamento são trocadas de forma segura e criptografada.
Esta tecnologia também permite o pagamento por aproximação utilizando celulares e relógios digitais. Em compras até R$200, não há necessidade de digitar a senha para concluir a compra.
O pagamento por aproximação é seguro, no entanto, é sempre bom estar ciente dos riscos potenciais e tomar medidas de segurança adequadas para proteger as informações financeiras.
Apesar da praticidade e da segurança dos pagamentos com cartões por aproximação, alguns riscos devem ser considerados.
Golpistas podem utilizar dispositivos (como a máquina de cartão) que captam as ondas eletromagnéticas do cartão por aproximação, mesmo que ele esteja dentro de uma bolsa ou carteira. Assim, eles realizam pequenas transações sem o conhecimento da vítima.
Esse tipo de golpe costuma ocorrer em locais com grande volume de pessoas.
Caso o usuário perca ou tenha o seu cartão roubado, o objeto pode ser utilizado por outra pessoa para realizar compras, já que não é necessário digitar a senha para valores baixos.
Assim que o titular perceber a falta do cartão, deve seguir estes procedimentos:
Solicite bloqueio ou cancelamento do cartão
Ao ligar para a instituição financeira, informe a perda do cartão e peça o cancelamento ou bloqueio. Se tiver identificado transações não autorizadas, comunique-as para o banco, conteste-as e solicite o estorno.
Registre boletim de ocorrência
Registre a perda do cartão em uma delegacia online ou física. Forneça todos os detalhes relevantes e mantenha uma cópia do boletim.
Atualize senhas e PINs
Se tiver usado o mesmo cartão e PIN em outros serviços (como caixas eletrônicos), altere todas as senhas e PINs relacionados. Isso ajudará a garantir a segurança das outras contas.
Solicite um novo cartão
Peça à instituição financeira um novo cartão após bloquear o que foi perdido. Geralmente o cartão substituto é emitido com novo número.
Certifique-se de atualizar as informações nos lugares em que está vinculado, como o pagamento de contas recorrentes.
Cada instituição financeira pode ter procedimentos diferentes em caso de roubo de cartão. Portanto, é importante seguir as instruções fornecidas por elas.
Caso o pedido de ressarcimento do valor estornado sem autorização seja negado pelo banco, abra contestação no Banco Central ou no Procon. Se a recusa persistir,vocÊ poderá recorrer aos Juizados Especiais Cíveis para recuperar o dinheiro.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 7 de novembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 28 de outubro de 202410 minutos de leitura