Pesquisa da Serasa: fraudes financeiras
Pesquisa realizada pela Serasa revela que 40% dos entrevistados já foram vítimas de fraudes financeiras. Confira mais informações neste artigo
Autor: Fabiana Ramos
Publicado em 06 de fevereiro de 2023
O Dia da Internet Segura é uma data de grande importância para a sociedade, pois celebra a necessidade de manter a segurança e privacidade no mundo online. Comemorado no Brasil desde 2009, em 7 de fevereiro de cada ano é realizada uma campanha para conscientizar as pessoas sobre os riscos cibernéticos e a importância de proteger informações pessoais na rede para evitar fraudes financeiras.
A internet é uma ferramenta poderosa que permite o acesso a uma vasta quantidade de informações, mas também expõe as pessoas a ameaças como vírus, ataques cibernéticos e roubo de dados. Por isso, é vital conhecer as medidas de segurança necessárias para proteger as informações.
O Dia da Internet Segura é uma ótima oportunidade para que as pessoas aprendam sobre boas práticas de segurança online, como o uso de senhas fortes, a atualização de software de segurança e o gerenciamento de privacidade nas mídias sociais.
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Fraudes financeiras
Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que 4 de cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraudes financeiras.
Entre as fraudes sofridas, as mais comuns são clonagem de cartão de crédito ou débito (20%) e compras indevidas com o cartão (19%), quando os criminosos obtêm informações do cartão de crédito de uma pessoa, como o número, o nome do titular e a data de validade, e as usam para fazer compras ou retirar dinheiro da conta da vítima.
A compra e a venda de produtos em sites ou no Instagram são também uma forma comum de fraude na internet: 15% dos entrevistados revelaram já ter sofrido esse tipo de golpe.
Golpes com Pix e boletos falsos (14% e 13%, respectivamente) são frequentes e têm sido alvo de criminosos que aproveitam a popularidade e facilidade desses meios de pagamento para cometer fraudes.
Perdas financeiras com golpes
Cerca de 29% das vítimas tiveram prejuízo com golpe financeiro; destas pessoas, 24% perderam entre R$1.000 e R$5.000, mas 1% sofreu prejuízo da ordem de R$50.000.
Além de perder dinheiro, as vítimas de golpes na internet também podem sofrer danos ao crédito e à reputação, pois os dados pessoais e financeiros podem ser roubados e usados indevidamente.
Providências formais
Infelizmente não existe uma solução única e completa para resolver todos os casos de golpes financeiros na internet. Cerca de 27% dos entrevistados que sofreram fraude entraram em contato com a empresa financeira e 17% registraram boletim de ocorrência.
Alguns recorreram ao Poder Judiciário (6%) ou algum órgão de defesa do consumidor (5%), mas 39% não tomaram nenhuma providência formal.
Solução do caso
Muitos casos de fraude financeira na internet são difíceis de solucionar. Isso se dá por vários fatores, como dificuldade em identificar o responsável pelo golpe, falta de preparo das instituições financeiras ou de recursos para investigar o caso.
Na pesquisa, 58% dos entrevistados que foram vítimas não conseguiram resolver a fraude; 17% deles conseguiram resolver, mas não recuperaram o valor perdido.
No entanto, é importante que as vítimas denunciem o ocorrido às autoridades competentes; 21% dos entrevistados conseguiram resolver e recuperaram todo o valor do golpe.
Medo de fraudes financeiras
O medo de ser vítima de fraude financeira é compreensível e comum. Além de poder causar perda de dinheiro, também há prejuízos emocionais, uma vez que ser vítima de fraude gera estresse e ansiedade.
Algumas vítimas podem se sentir responsáveis pelo golpe, mesmo que não tenham feito nada de errado. Isso pode levar a sentimentos de culpa e vergonha. Além de ser perturbadora, a situação costuma deixar as vítimas com medo de futuras violações de privacidade.
A pesquisa revelou que em 2022 o medo de cair em fraudes financeiras aumentou em 56%.
Golpes mais temidos pelo consumidor
Os golpes financeiros mais temidos pelos consumidores envolvem a clonagem do cartão de crédito/débito (46%), quando todos os dados presentes nele são enviados para outro cartão, permitindo uma compra sem o consentimento do proprietário do cartão.
Outro medo comum diz respeito à abertura de conta bancária com dados roubados ou vazados (38%).
Além disso, 35% dos entrevistados disseram ter medo que criminosos utilizassem seus nomes para a obtenção de empréstimos ou financiamentos, e para 31% destes o receio diz respeito à utilização de informações de seus cartões (como nome, número, data de validade e código de segurança) para a realização de compras fraudulentas.
Os consumidores também temem que uma empresa seja aberta em seus nomes (19%) ou seus dados vazem na internet (19%).
Outros medos envolvem golpes com Pix (18%), emissões de cartão de crédito utilizando seus nomes (15%), clonagem da conta do WhatsApp (15%) e roubos de dados em sites falsos (11%).
Cuidados a serem tomados
Por mais cuidados que se possa ter, ninguém está totalmente livre de fraude financeira. Por essa razão, é importante estar ciente dos golpes mais comuns na internet e tomar medidas para se proteger, como verificar a fonte antes de clicar em links ou fornecer informações pessoais ou financeiras, habilitar a autenticação em duas etapas nas contas bancárias e consultar fontes confiáveis antes de realizar investimentos ou transferências de dinheiro.
Além disso, é importante denunciar qualquer suspeita de fraude imediatamente às autoridades competentes.
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