Golpe da selfie: como funciona e como se proteger
Golpe da selfie: como funciona e como se protegerData de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 28 de maio de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Novos debates têm acontecido em torno da proteção de dados disponibilizados na internet. Afinal, para diversas atividades são requisitadas informações como nome completo, CPF, e-mail, entre outras, e é um direito das pessoas saber como esses dados são utilizados. Nas redes sociais esse direito também existe e há maneiras de o usuário optar pelo que quer compartilhar ou não. Para fazer valer sua escolha, saiba neste artigo como encontrar e atualizar suas preferências de privacidade nas redes sociais.
As configurações (ou preferências) de privacidade existem justamente para dar ao usuário maior poder de escolha sobre os dados que ele compartilha. A partir das informações que escolher compartilhar com determinado programa ou aplicativo, o usuário ainda precisa ser informado sobre como os dados serão processados e utilizados.
Por exemplo, um aplicativo que gere opções de rota para um trajeto de carro, como o Waze ou o Google Maps, pode pedir permissão para acessar a localização do dispositivo. Nesse caso, o usuário opta por liberar essa informação nas configurações do aplicativo e do próprio aparelho que estiver usando.
Leia também | Dicas para garantir a segurança digital
No caso das redes sociais, conheça as opções de privacidade presentes nos próprios aplicativos ou sites e como configurar a privacidade do usuário em duas das principais redes sociais utilizadas no Brasil:
Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular.
No canto superior direito da tela, clique nos três pontinhos.
Escolha a opção Configurações, no final do Menu.
Escolha a opção Privacidade.
Dentro de Privacidade, vão aparecer diferentes opções para o usuário configurar, como:
Faça login na conta do Facebook.
No canto superior direito da página, clique no ícone com sua foto de perfil.
Escolha a opção Configurações e privacidade.
Clique em Configurações.
Arraste a tela para baixo até encontrar a Central de Privacidade e clicar.
Arraste novamente a tela para baixo e clique em Ver todos os tópicos.
Nesse espaço, o usuário pode gerenciar diferentes ferramentas, como o recurso Gerencie o que você compartilha, em que é possível limitar as publicações para que somente os contatos consigam ver o que a pessoa posta, por exemplo.
Confira algumas opções do que pode ser feito nessa seção:
Abra o aplicativo do Instagram.
Faça login com sua conta e senha no app.
Na tela do seu perfil, procure o ícone de três linhas no canto superior direito.
Clique no ícone e escolha a Configurações e privacidade.
Dentro das configurações, haverá opções como:
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura