Premium: Proteção de dados
Entenda sobre dados vazados, os riscos, as consequências e como se proteger
Por que é importante proteger seus dados?
Uma vez em posse dos seus dados, hackers e criminosos mal-intencionados podem se passar se passar por você em várias situações. Podem ocorrer compras indevidas no seu nome, cartão de crédito ou financiamento sem seu conhecimento, entre outras fraudes e transações financeiras. O prejuízo pode ser muito alto. Continue a leitura para entender melhor sobre dados vazados e aprenda formas de se proteger.
Quais dados devem ser protegidos?
Os dados são todas as informações geradas online por todas as pessoas. Sempre que você navega pela internet, visita sites, faz cadastros, marca localizações, deixa suas informações na rede. Todos esses dados são responsáveis por identificar as pessoas, seus hábitos e características. Por isso é importante prestar atenção no que é compartilhado online. Seu nome, e-mail, CPF, gastos e consumo estão disponíveis na rede e devem ser monitorados.
O que são dados sensíveis?
Existe ainda uma categoria chamada dados sensíveis. São dados especiais que podem revelar orientação política ou sexual e até condições de saúde. Esse tipo de informação precisa de uma camada extra de proteção, prevista na LGPD.
Como é feita a proteção de dados no Brasil?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o objetivo de garantir mais segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas, online ou não. Esse conjunto de regras representa um marco importante já que atualmente as informações da população são usadas para quase tudo que envolve internet. Desde localizações em gps, até os conteúdos presentes em redes sociais.
Meus dados estão seguros?
O uso indevido de informações pessoais para fins criminosos só cresce no Brasil. O vazamento de dados e as fraudes online mostram que suas informações nem sempre estão seguras no mar aberto da internet. Os números são alarmantes:
A cada 17 segundos acontece uma tentativa de fraude.
Mais de 443 mil brasileiros foram vítimas de vazamento de dados do Facebook.
E-commerce tem mais de R$3,6 mil em tentativas de fraude por minuto.
Quem teve RG e CPF roubados tem 2X mais chances de ser fraudados.
35% das fraudes no país correspondem a compra de celulares com documentos falsos.
2 empresas são abertas diariamente em São Paulo com documentos roubados ou extraviados.
Funcionários públicos são as maiores vítimas do golpe do crédito consignado.
Golpe do carro financiado com CPF roubado faz uma vítima a cada 2 dias.
Em geral, o vazamento acontece quando os hackers acessam as bases de informações dos clientes. Esses dados podem ser usados pelos próprios invasores ou serem vendidos clandestinamente. É necessário tomar uma série de cuidados para evitar dores de cabeça. Fique atento!
Como posso cuidar dos meus dados?
Nunca é tarde para tomar cuidados básicos com suas contas. Confira algumas práticas que podem aumentar sua segurança online:
Troque suas senhas regularmente
Use senhas fortes e individuais para cada plataforma usada
1 de 3
O que é o Serasa Premium?
É a solução ideal para cuidar da sua identidade e do seu crédito. Com o Serasa Premium, é possível assumir o controle da sua vida financeira tanto como pessoa física quanto jurídica. Com o aumento do vazamento de dados e crimes virtuais, o Serasa Premium se torna um recurso indispensável para garantir sua segurança. Entre as maiores vantagens estão: monitoramento de CPF e CNPJ, prevenir-se contra fraudes e uso indevido das suas informações.
Evite fraudes e tenha uma relação saudável com o mercado de crédito.
Agora você pode prevenir problemas 365 dias por ano!
Com Serasa Premium você pode:
Visualizar as atualizações dos seus dados, de forma rápida e simples pelo site ou aplicativo Serasa.
Acompanhar as ocorrências ligadas ao seu CPF e CNPJ e aumentar sua proteção.
Acessar detalhes dos seus dados de qualquer lugar em poucos cliques.