Golpe da selfie: como funciona e como se proteger
Golpe da selfie: como funciona e como se protegerData de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 26 de janeiro de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Saber como rastrear um celular pelo Google é útil em caso de perda ou roubo do aparelho. Porém, se o recurso de localização estiver ativado no dispositivo e as configurações do dispositivo apresentarem as permissões adequadas, será possível fazer esse rastreio.
Leia também I Como rastrear o celular roubado
O serviço de localização é o meio usado pelo Google para rastrear o celular. Nesse caso, é preciso ter as configurações adequadas do dispositivo para a situação de rastreamento a fim de que o serviço possa ser utilizado. Saiba como fazer:
Certifique-se de ter o recurso de localização ativado no celular a ser rastreado. A permissão pode ser concedida nas configurações do dispositivo, na seção "Localização" ou "Segurança e Localização".
No mesmo dispositivo, certifique-se de ter o histórico de localização ativado nas configurações da conta do Google. Vá para Configurações > Google > Conta do Google > Dados e Personalização > Atividade na Web e de apps > Histórico de Localização.
Abra o Google Maps no navegador da web ou no aplicativo.
Certifique-se de estar logado na mesma conta do Google associada ao celular apto a rastreamento.
No Google Maps, acesse "Seu Cronograma" ou "Seu Histórico de Localização" para ver as informações de localização associadas à conta.
Escolha a data e a hora específicas para visualizar o histórico de localização do celular. Em seguida, será possível ver os locais onde o celular esteve durante o período selecionado.
Atenção: o rastreamento de um celular pelo Google só funciona se a função de localização estiver ativada no dispositivo e se a conta do Google associada a esse celular tiver permissões adequadas para acessar essas informações.
Leia também I Celular roubado: aprenda a deletar os dados
O serviço de localização do Google pode ser eficaz para rastrear a localização de um dispositivo quando a função de localização estiver ativada e com as permissões necessárias. No entanto, há benefícios e potenciais vulnerabilidades associadas ao uso desse serviço. Conheça os pontos a serem considerados ao usar o serviço.
Leia também I Celular clonado: saiba o que fazer
O serviço de localização do Google pode ser uma ferramenta útil, mas é crucial equilibrar os benefícios com a consideração cuidadosa da privacidade e da segurança. O uso ético e legal do serviço é fundamental para garantir que as informações de localização sejam utilizadas de maneira apropriada e respeitando os direitos individuais.
Além disso, o cuidado com a circulação dos dados pessoais é fundamental para aumentar a segurança nas operações online. O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas em seu CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.
Fique no controle da sua vida financeira e tenha mais tranquilidade sobre os seus dados. A conta Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. O serviço avisa sempre que:
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura