Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Recebi Golpe

“Recebi uma ligação: será que é golpe?”

Saiba como reconhecer os sinais de uma ligação fraudulenta e evitar golpes.

Publicado em: 20 de maio de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Triângulo de advertência sinal de aviso na tela do laptop e empresário ou equipe de TI, programador, desenvolvedor usando smartphone para notificação de erro de problema 404 e conceito de manutenção.

Apesar do grande sucesso dos aplicativos de troca de mensagens no Brasil, os golpes que utilizam a ligação telefônica estão em alta e continuam fazendo novas vítimas. As ligações agora são praticamente idênticas às centrais de atendimento de bancos. O modo de o "atendente" se apresentar e conduzir a ligação, o menu para escolher o produto ou serviço e até o número de telefone seguem o padrão das instituições financeiras. Por isso muita gente pode se perguntar: “recebi uma ligação: será que é golpe?”.

Assista | Golpe da falsa notificação judicial

Como ocorrem os golpes por ligação

Bancos geralmente não ligam para seus clientes; eles é que devem tomar a iniciativa do contato com o banco. Porém, nem todos sabem disso, e quando na ligação a pessoa ouve que a conta ou o cartão foi fraudado, o medo e a ansiedade são predominantes.

As maiores vítimas de golpe por ligação são idosos e pessoas que não têm familiaridade com aplicativos de banco ou o funcionamento da instituição financeira da qual é cliente.

Porém, com a manipulação psicológica dos golpistas nestas ligações, qualquer um está suscetível a ser vítima. Por isso, devemos sempre ter atenção com alguns pontos.

Leia também | Golpes de WhatsApp: conheça os tipos e previna-se

Sinais de que a ligação pode ser golpe

  • A abordagem da ligação dos golpistas varia, mas existem dois pontos em comum:
  •  
  • ●     Impacto emocional: a conta ou o cartão foi bloqueado por suspeita de fraude, movimentação suspeita, para proteção, entre outras mentiras que fazem a possível vítima se preocupar com seu dinheiro e conta bancária.
  • ●     Pedido para a pessoa realizar alguma ação: baixar um aplicativo, informar sua senha, realizar a transferência de um valor são algumas das ações solicitadas pelos golpistas.

Tipos de golpe por ligação mais comuns

Confira a lista de golpes mais comuns realizados por ligação abaixo. Identificamos como os golpistas costumam induzir suas vítimas ao golpe por meio da engenharia social (manipulação psicológica).

Golpe do falso sequestro

A prática desse golpe já é conhecida pelos brasileiros antes mesmo da ascensão dos telefones celulares.

Tática: o golpista imita um parente próximo da vítima e diz ter sido sequestrado. Outra abordagem é o golpista falar diretamente que realizou o sequestro, enquanto outra pessoa finge ser o sequestrado ao fundo.

O que se pede: uma transferência bancária para pagar o resgate.

Golpe da mão fantasma

Tática: na ligação o golpista afirma que algo de errado ou suspeito aconteceu com o cartão ou a conta bancária.

O que se pede: a instalação de um novo aplicativo ou de um software de "segurança".

Golpe da liberação de equipamentos

Tática: a alegação é de que houve fraude ou bloqueio da conta, ou que a conta tem restrições.

O que se pede: comparecimento ao caixa eletrônico, compartilhamento do código de acesso gerado pelo caixa via foto ou videochamada.

O que fazer ao receber uma ligação suspeita

Saiba o que fazer ao atender uma ligação de golpe:

  1. Tente manter a calma. O que o golpista quer é criar senso de urgência para que o golpe seja aplicado rapidamente.

  2. Não forneça senhas nem dados pessoais.

  3. Não instale nenhum programa ou aplicativo.

  4. Não clique em links enviados para seu celular durante a chamada.

  5. Ao perceber que a chamada é uma tentativa de golpe, desligue imediatamente.

  6. Bloqueie o número. Nos aparelhos Android, abra o aplicativo "Telefone", acesse o "Histórico de ligações", toque na chamada do número e toque em "Bloquear/denunciar spam". Em aparelhos iOS, abra o aplicativo "Telefone", vá em "Recentes", toque na letra "i" ao lado do número que se quer bloquear, role a tela para baixo e toque em "Bloquear este chamador".

  7. No caso de ligação do golpe do falso sequestro, procure entrar em contato com a suposta vítima por outras maneiras ou peça para alguém verificar se ela está bem.

Dicas de segurança para sempre lembrar

  • Também é válido ter informações importantes sobre a relação de atendimento entre cliente e instituição financeira, como:
  •  
  • ●     bancos não realizam ligações para os clientes, é sempre o cliente que entra em contato;
  • ●     bancos não enviam pessoas para realizar a instalação ou a atualização de programas e softwares de segurança;
  • ●     da mesma maneira, também não enviam motoboys para recolher cartões.
  •  
  • De maneira geral, para manter a segurança de sua conta bancária:
  •  
  • ●     Sempre confira o extrato da conta e a fatura do cartão. Se notar alguma compra ou transação suspeita, entre em contato com o banco para realizar a contestação.
  • ●     Mantenha o aplicativo do banco atualizado por meio da plataforma de aplicativos do celular.
  • ●     Não tire foto da tela do caixa eletrônico quando utilizá-lo.
  • ●     Não forneça senha da conta e do cartão para outras pessoas.

O Serasa Premium ajuda a proteger seus dados


O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais. 

  • O serviço avisa sempre que: 

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web.  


A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas. 

serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados