Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicar
Comprovante spray: entenda golpe que pode te prejudicarData de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Publicado em: 20 de maio de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Apesar do grande sucesso dos aplicativos de troca de mensagens no Brasil, os golpes que utilizam a ligação telefônica estão em alta e continuam fazendo novas vítimas. As ligações agora são praticamente idênticas às centrais de atendimento de bancos. O modo de o "atendente" se apresentar e conduzir a ligação, o menu para escolher o produto ou serviço e até o número de telefone seguem o padrão das instituições financeiras. Por isso muita gente pode se perguntar: “recebi uma ligação: será que é golpe?”.
Bancos geralmente não ligam para seus clientes; eles é que devem tomar a iniciativa do contato com o banco. Porém, nem todos sabem disso, e quando na ligação a pessoa ouve que a conta ou o cartão foi fraudado, o medo e a ansiedade são predominantes.
As maiores vítimas de golpe por ligação são idosos e pessoas que não têm familiaridade com aplicativos de banco ou o funcionamento da instituição financeira da qual é cliente.
Porém, com a manipulação psicológica dos golpistas nestas ligações, qualquer um está suscetível a ser vítima. Por isso, devemos sempre ter atenção com alguns pontos.
Leia também | Golpes de WhatsApp: conheça os tipos e previna-se
Confira a lista de golpes mais comuns realizados por ligação abaixo. Identificamos como os golpistas costumam induzir suas vítimas ao golpe por meio da engenharia social (manipulação psicológica).
A prática desse golpe já é conhecida pelos brasileiros antes mesmo da ascensão dos telefones celulares.
Tática: o golpista imita um parente próximo da vítima e diz ter sido sequestrado. Outra abordagem é o golpista falar diretamente que realizou o sequestro, enquanto outra pessoa finge ser o sequestrado ao fundo.
O que se pede: uma transferência bancária para pagar o resgate.
Tática: na ligação o golpista afirma que algo de errado ou suspeito aconteceu com o cartão ou a conta bancária.
O que se pede: a instalação de um novo aplicativo ou de um software de "segurança".
Tática: a alegação é de que houve fraude ou bloqueio da conta, ou que a conta tem restrições.
O que se pede: comparecimento ao caixa eletrônico, compartilhamento do código de acesso gerado pelo caixa via foto ou videochamada.
Saiba o que fazer ao atender uma ligação de golpe:
Tente manter a calma. O que o golpista quer é criar senso de urgência para que o golpe seja aplicado rapidamente.
Não forneça senhas nem dados pessoais.
Não instale nenhum programa ou aplicativo.
Não clique em links enviados para seu celular durante a chamada.
Ao perceber que a chamada é uma tentativa de golpe, desligue imediatamente.
Bloqueie o número. Nos aparelhos Android, abra o aplicativo "Telefone", acesse o "Histórico de ligações", toque na chamada do número e toque em "Bloquear/denunciar spam". Em aparelhos iOS, abra o aplicativo "Telefone", vá em "Recentes", toque na letra "i" ao lado do número que se quer bloquear, role a tela para baixo e toque em "Bloquear este chamador".
No caso de ligação do golpe do falso sequestro, procure entrar em contato com a suposta vítima por outras maneiras ou peça para alguém verificar se ela está bem.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 21 de março de 202511 minutos de leitura
Data de publicação 20 de março de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 13 de março de 20258 minutos de leitura