Saiba a diferença entre site de compra de e-commerce e marketplace
Os termos são usados como sinônimos, mas há distinções que impactam também na segurança do site de compra. Saiba diferenciar e-commerce e marketplace.
Publicado em: 05 de setembro de 2022.
Fazer compras online é algo cada vez mais comum no mundo inteiro. Os mais populares sites de compra no Brasil, como Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon e outros, estão consolidados na jornada de comércio eletrônico. Neste texto você vai conhecer o que significa termos como site de compra, e-commerce, marketplace e ficar por dentro do universo das compras online.
O que é e-commerce?
Site de compra e venda, chamado de e-commerce, é a simulação de uma loja física no ambiente online. Pode ser um estabelecimento do tipo revendedor ou fabricante, aquele que fabrica e vende direto. Nesse ambiente digital, a empresa pode se posicionar em um site, aplicativo ou plataforma.
No e-commerce o empreendedor tem controle sobre o estoque e comercializa somente produtos adquiridos para venda previamente ou que façam parte do catálogo da empresa Embora possa haver eventual terceirização de serviço, não existe intermediário no processo de venda.
A empresa é a única responsável por todo o processo de venda e por toda a experiência do consumidor. Ou seja, faz o contato direto com o comprador final, desde o atendimento, cadastro, pagamento até a entrega e pós-venda.
O que é marketplace?
Marketplace é uma espécie de shopping center no ambiente digital. É como se houvesse vários sites de compra dentro de um mesmo ambiente. Esse ambiente também é chamado de plataforma de compra e venda.
Nesse endereço digital, o consumidor vai encontrar variedade de produtos à venda disponibilizados por mais de uma empresa, costumeiramente indexados por categorias de produtos similares. O marketplace é um agregado de lojas, o que permite ao consumidor pesquisar o mesmo produto em mais de um fornecedor, analisar preços, tamanhos, cores e demais características.
A plataforma marketplace é, portanto, uma mediadora ou intermediária entre o lojista e o seu site de compra e venda e o consumidor interessado no produto ofertado.
Mas atenção: a mesma empresa pode ter um site de e-commerce para exibir apenas os seus produtos e também anunciar produtos dentro de um marketplace.
Qual o investimento necessário para integrar um marketplace ou site e-commerce?
Para o lojista, o investimento inicial para expor os produtos em um marketplace é considerado baixo. A loja deve preencher um cadastro com dados que comprovem a autenticidade do negócio e criar um perfil de vendedor para cadastrar as mercadorias. Esta normalmente é uma escolha para lojistas em fase inicial.
O desenvolvimento de um site de compra e venda de e-commerce exige um investimento inicial na criação e na gestão e administração. O investimento permite ao lojista acompanhar toda a jornada de compra e venda em um ambiente controlado.
Termos de garantia
Independentemente da escolha, seja site de e-commerce, seja marketplace, é preciso cuidar com os termos de garantia de segurança no trato com os dados pessoais necessários para site de compra online.
No e-commerce: cabe ao empreendedor a tarefa de contratar um serviço de proteção de dados.
No marketplace: essa questão fica a cargo da plataforma, que fornece o protocolo e a ferramenta.
Como saber se um site de compra é confiável?
O Blog da Serasa preparou um conteúdo com as avaliações dos principais marketplaces em atuação no Brasil. Os textos abordam a avaliação de rankings externos e recomendações dos próprios consumidores.
· Shopee: a plataforma teve um crescimento significativo nos últimos anos. Nascida em Singapura em 2015, começou a atuar no Brasil desde 2019. Ofertas de preços baixos, frete grátis e cupons de desconto conquistaram milhares de consumidores. Saiba se a shopee é confiável.
· Amazon: gigante de origem norte-americana, a empresa investiu em centros de distribuição (CD) no Brasil como estratégia de agilizar a logística para ampliar a rede de associados. Lançou ainda a venda via Amazon Prime, garantia de entrega rápida e frete grátis. Saiba se a Amazon é confiável.
· Magazine Luiza: a empresa lançou o projeto Parceiro Magalu e facilitou a adesão de lojistas na plataforma de vendas para indexar os seus produtos. Os pequenos e médios comerciantes digitalizaram os negócios ganhando vitrine para mais de 20 milhões de clientes cadastrados no marketplace. Entenda por que a Magalu é confiável.
· Mercado Livre: a empresa opera na América Latina desde 1999. Criada na Argentina, permite a compra e venda entre pessoas e empresas e, portanto, possui menos controle sobre as operações do que algumas concorrentes, mas garante a segurança dos serviços de pagamento por meio do Mercado Pago e do Mercado Envios. Entenda a segurança no Mercado Livre.
Posso usar sites de compra online sem medo?
A resposta é sim e não.
Você pode usar sites de compra tanto e-commerce como marketplace sem medo porque as empresas investem cada vez mais em cibersegurança para oferecer um ambiente confiável.
Mas não pode relaxar a ponto de se deixar enganar por táticas golpistas que utilizam engenharia social (táticas de aproximação amigável com as vítimas em potencial) para enganar as pessoas nas compras online.
Ou seja: “um olho no peixe e outro no gato”. Se você decide comprar ou vender na internet saiba que há peixe em abundância a navegar pelo mar, mas também há gatunos prontos para atacar.
A recomendação mais básica é: sempre adote um comportamento preventivo na internet e proteja ao máximo seus dados pessoais e financeiros. Na dúvida, não clique!
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